Como montar uma ONG: Saiba o que precisa para começar

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de agosto de 2017

Você quer saber como montar uma ONG? Eu vou te explicar. Apesar de ser uma instituição sem fins lucrativos, as ONGS tem um papel muito importante na sociedade e chama a atenção de muita gente que tem uma causa para lutar.

O problema é que ter a vontade para ajudar em algo não é o suficiente para ter uma organização como essa legalmente. Existem alguns processos que quase ninguém conhece e que por conta disso acaba desistindo no meio do caminho.

Qualquer tipo de projeto exige planejamento e atitudes que podem ser burocráticas, isso não é um problema. Se você tem um objetivo bem definido, entender o passo a passo, mesmo que pareça complicado, vai te ajudar a continuar em frente e não desistir.

É para isso que estou aqui. Quero te mostrar como montar uma ONG. Tudo que você precisa para tirar a sua luta do papel e oficializá-la. Só assim você terá mais força e possibilidades de conseguir o seu objetivo.

O que é uma ONG?


A definição é Organização Não Governamental – ONG. É uma entidade que não tem fins lucrativos e que não tem nenhum vínculo a qualquer órgão do governo. As ONGs costumam ser instituições que trabalham e lutam em prol de uma causa.

Pode ser desde uma união de pessoas querendo promover educação e cultura no bairro, até um grupo de pessoas no mundo que quer defender o planeta da poluição. Um dos primeiros pontos sobre como montar uma ONG que você precisa entender é que ela só pode nascer se houver mobilização social.

Esse é o objetivo de uma instituição como essa. Ela nasce de uma necessidade, de um reforço social. Ela pode ser aberta por qualquer pessoa que tenha objetivos sociais e que tenha apoio de outras pessoas.

Só se constitui ONG quando ela é uma entidade jurídica pública ou privada, com um objetivo social e que tenha um Conselho Diretor, um Conselho Fiscal e um número mínimo de sócios ou membros.

Como montar uma ONG: Passos que você precisa dar


Como montar uma ONG

A partir de agora eu vou te apresentar todos os pontos que são fundamentais para você entender como montar uma ONG. Se você der atenção ao que vou te mostrar, você já tem tudo em mãos para começar o seu projeto.

Eu espero que você não só leia o texto, mas coloque o que aprender em prática. Só assim você vai ver como as coisas funcionam de fato.

Veja como montar uma ONG passo a passo:

1. Defina quais os objetivos da ONG

O primeiro passo para montar uma ONG é definir quais são os objetivos sociais da instituição. Esse é o momento de definir onde irá atuar literalmente: educação, saúde, cultura, meio ambiente, ONG de animais ou outra ideia.

Isso é muito importante para todo o processo da criação do projeto. Ter um foco ajudará para que você consiga trabalhar de forma mais empenhada, conseguindo melhores resultados.

Sem falar que para registrar uma ONG essa é uma decisão que precisa estar bem definida. Se você quer ajudar a sociedade, mas ainda não sabe o que fazer, dê uma olhada a sua volta, veja o que você pode contribuir, para quem e como. Pense bem.

2. Consiga pessoas que tenham o mesmo objetivo

montar uma ong

Anote aí outro ponto sobre como montar uma ONG: Não dá para fazer isso sozinho. Quando digo que não dá, não é só em questão do registro, mas também porque sozinho você não vai conseguir muita coisa.

É preciso ter pelo menos umas cinco pessoas para se juntarem com você. Legalmente você precisa de mais uma pessoa só, mas ter cinco vai ajudar a expandir o seu negócio e trabalhar com mais resultados.

É importante que essas pessoas tenham o mesmo objetivo social que você. Tenha muito cuidado porque infelizmente aparece gente para se associar a ONGs achando que vai ganhar dinheiro, sem trabalhar. Procure quem realmente se interessa pela causa, quem quer mesmo ajudar.

3. Escolha onde irão trabalhar

Escolher a sede da ONG é outro ponto fundamental. Para fazer registro é preciso indicar o endereço do local de trabalho. Essa decisão deve ser feita levando em conta o objetivo da organização.

Você precisa estar próximo do que quer ajudar. Por exemplo, se o seu objetivo é auxiliar na educação de crianças carentes, você precisa estar em uma região carente, como uma favela.

Também é importante que o local tenha condições suficientes para exercer todas as atividades dispostas.

4. Estatuto social

Agora que você tem membros e uma sede, é hora de preencher o estatuto social. Nesse documento você precisa colocar o nome da ONG e a sigla, os objetivos, onde fica a sede, dizer quem é o responsável, quais são os direitos e os deveres dos sócios, dizer como a sociedade seria dissolvida, como os estatutos podem ser modificados…

É o documento onde haverá todos os detalhes sobre a Organização. Digamos que seja um estatuto de funcionamento total, com todos os detalhes possíveis. Depois de prepará-lo você vai precisar de três cópias.

5. Faça uma Assembleia com os sócios

É hora de reunir os sócios em uma primeira Assembleia. Nessa ocasião o estatuto será lido e todos devem aprovar.

Aprovado, esse documento deverá ser assinado por um advogado. Além disso, tudo que for dito ou decidido na reunião deve constar na Ata de Fundação. Essa Ata deve ser escrita por todos os sócios e membros e você também vai precisar de três cópias.

6. Registros

Depois da Assembleia o primeiro passo sobre como montar uma ONG é fazer o registro no Cartório de Pessoas Jurídicas. Você vai registrar os membros do Conselho Diretor e Fiscal e o Estatuto.

Depois deverá ir com a documentação registrada até o órgão da Fazenda para se cadastrar na Receita Federal e receber o número do CNPJ.

Após isso você deve se dirigir à Prefeitura para conseguir o alvará de funcionamento da ONG e logo depois solicitar a qualificação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público no Ministério da Justiça.

Dicas para cuidar da sua Organização


Não adianta só abrir uma ONG, você precisa tomar atitudes diárias para manter o projeto funcionando de forma organizada e eficiente. Como é bastante coisa, eu resolvi trazer algumas dicas que com certeza vão te ajudar nesse processo. Observe:

  • Procure um contador para te ajudar a cuidar dos documentos e contas;
  • Faça sempre um balanço de suas receitas e despesas – esse controle é fundamental;
  • Abra uma conta bancária no nome da ONG;
  • Arquive notas fiscais de pagamento e doações;
  • Tenha o máximo de cuidado para efetuar todos os pagamentos em dias;
  • Todos os funcionários devem ser registrados e os que forem voluntários precisam deixar isso certificado;
  • As despesas da ONG são somente da ONG – não misture com nada pessoal;
  • Utilize e manter atualizado o livro de receitas e despesas;
  • Tire certidões negativas de INSS, FGTS, Receita Federal e Estadual.

Como conseguir recursos para uma ONG?


Você já sabe como montar uma ONG, mas precisa saber também como vai mantê-la e conseguir dinheiro para fazer os projetos sociais que tem como objetivo. Esse é um ponto muito importante.

Para criar uma ONG e ganhar dinheiro suficiente para manter a causa é preciso realizar eventos beneficentes ou contar com doações de outras pessoas.

Além disso, uma ONG também pode receber financiamento do Governo. Existem alguns projetos onde é possível conseguir apoio financeiro do Estado ou Município.

Como existe variação de localidade, é importante que você entre com a secretaria ligada ao setor que você trabalha para ver se há essa possibilidade. Lembrando que só é possível conseguir esse incentivo com uma boa apresentação e com objetivos bem claros.

Além do mais, você pode conseguir apoio por meio de instituições privadas. Empresas grandes dedicam uma parte do faturamento para investir em projetos sociais. Você só precisa reconhecer uma marca que tenha a ver com o que você faz e tentar marcar uma reunião.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

13 comentários

  • Daniela Costa conhasca

    Quero abri uma og pra ajudar mães carente que não tem condições com seus filhos já tenho um grupo de doação e ajudamos mas preciso de patrocínio pra poder montar kits de bebê e eigieni pessoal roupa alimentos não quero dinheiro só esses utensílios ajuda muito

  • antonio carlos angusto parras

    olá, meu nome Antônio parras, morador de costa barros tenho 58, tenho uma ong dez de 2008,trabalhamos com crianças e adolescentes, nunca pensei de chegar aonde estamos, por falta de estruturas estou passando por momentos muito difícil .
    por ter esse tempo todo e não conseguir uma renumeração para os jovens estão abandonando pra arruma emprego, pra acaba de completa, galpão que estou não era nosso preciso entrega .

  • francenil de jesus

    quero monta ong salve rio cuiaba como faco

  • Oswaldo Yadnak

    Pretendo criar uma ong ou uma filial de outra cidade como devo proceder e como posso adquirir fundos para essa ong – seria uma ong para recuperação de alcoolismo . drogrado e fumante .

  • Helena Holanda Cavalcante

    Gostaria de fundar uma ONG para cuidar de idosos, tipo uma casa de repouso, com uma boa estrutura, existem muitos idosos negligenciados, outros os familiares de fato não têm como cuidar e colocar um cuidador nem sempre dá certo. Em uma Institutíção fica bem mais fácil, pois terão todos os cuidados em tempo integral.

  • eu pretendo abrir uma ongue de cachorro para ganhar dinheiro do povo ganhar dinheiro e minha alegria

  • Luiz Carvalho

    Bom Dia.
    Alguém falou em custos com documentação , contador ? isso tem relevância , se alguém souber eu agradeço muito desde ja. obrigado

    • FRANCISCO MARCIO

      EU JA FIZ PESQUISA DE CUSTO E ACHEI ABISURDO PQ COMO DE UM TRABLHO SEM FINS LUCRATIVO DEVIA SER MAIS EM CONTA . NAS MINHAS E DE 4 A 5 MIL QUE COMBRAM TUDO DESTE DA ATA ATE O ESTATUTO E CARTORIO ETC.

  • fabio williams

    Gostaria de abrir uma ong na área da crianças e adolescente em estado de vulnerabilidade , onde moro tem muitas que ficam na rua sem uma qualidade de vida melhor, sem cultura e educação. tenho objetivo em montar um lugar para acolher e educar com cursos.

  • TANIA GUADALUPE DE LIZ

    Pretendo abrir uma ONG em prol dos idosos .

  • jean pierre buzon de toledo

    pretendo abrir uma para lutar em prol a cultura e a arte

  • Manoel Rodrigues

    pretendo abrir uma ONG na área da educação, seria viável?

Deixe o seu comentário