Para montar uma oficina mecânica do zero e ter bons resultados, é muito importante seguir os seguintes passos:
- Conhecer o mercado;
- Escolher o segmento de atuação;
- Fazer um bom planejamento;
- Legalizar o negócio;
- Agregar valor a ele;
- Escolher a localização certa;
- Montar uma boa estrutura;
- Adquirir equipamentos;
- Montar uma equipe com bons profissionais;
- E identificar o valor de investimento.
Abaixo eu vou explicar cada um desses 10 passos:
1. Conheça o mercado para uma oficina mecânica
Você sabia que, de acordo com o Sebrae, a “vida útil” de um veículo por aqui é de oito anos e quatro meses. Com certeza você sabe que durante esse período o dono do carro vai precisar dos seus serviços algumas vezes, hein?
Outra coisa importante e que contribui para um mercado favorável para novas oficinas é a quantidade de pessoas que tem comprado veículos hoje em dia. O que não faltam são facilidades para comprar um carro.
Quanto mais carro houver na cidade, mais clientes em potencial você terá! Acredite, por mais que exista concorrência na sua área, você tem muita chance de começar agora e ganhar muito dinheiro com uma oficina mecânica.
2. Escolha o segmento que quer trabalhar
Dá para montar uma oficina mecânica grande que trabalhe basicamente todos os segmentos do negócio, mas para quem está começando é bem difícil. Por isso, o ideal é que você escolha um nicho e foque em ser o melhor nisso.
Entre os serviços de uma oficina mecânica, estão:
- Sistemas eletrônicos;
- Troca de óleo e lubrificantes;
- Alinhamento e balanceamento;
- Ar-condicionado;
- Sistemas de direção;
- Regulagem de motores;
- Escapamento;
- Direção hidráulica;
- Pintura;
- Soldagem;
- Sistemas de som e segurança.
3. Faça um bom planejamento
O bom planejamento é feito por quem não quer perder tempo e nem ter prejuízos financeiros!
É basicamente uma lista com todos os pontos que você tem sonhado para o seu negócio, todos os seus objetivos e outra com todas suas possibilidades reais, como o capital que tem em mãos..
Esses dois quadros vão permitir que você visualize como a oficina pode ser, dentro do que você tem em mãos. Mesmo que comece pequeno, terá mais condições de crescimento saudável.
4. Legalize a sua oficina
Registrar a sua empresa é fundamental para o funcionamento legal e todos os benefícios que isso pode te dar, como acesso a linhas de crédito e financiamento.
Segundo o blog da Chiptronic, empresa que vende produtos automotivos e leciona cursos da área, os órgãos que você precisa procurar, são:
- Junta comercial: Para fazer o contrato social da empresa;
- Receita Federal: Para conseguir fazer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Secretaria de Estado da Fazenda: Para emitir a inscrição Estadual;
- Secretaria Municipal da Fazenda: Para emitir o Alvará de Funcionamento e emitir as notas fiscais para prestação de serviços;
- Corpo de Bombeiros: Para obter licença de funcionamento, garantindo que o estabelecimento segue as normas de segurança.
5. Agregue valor ao seu negócio!
Existe sim muita concorrência na sua área, mas existe um ponto chave que poderá te transformar em uma referência na sua região: a honestidade.
Isso deveria ser comum em qualquer negócio, eu sei, mas a verdade é que na área de mecânica veicular (assim como em muitas outras) existe gente de má fé que acaba se aproveitando do cliente, dizendo que existe problema onde não tem só para ganhar mais dinheiro.
Não faça isso! Se tem uma coisa que é fundamental para o seu sucesso é a honestidade, o jogo limpo… Se o cliente chegar e o problema for pequeno, seja sincero e resolva o problema. Nunca tente se aproveitar de ninguém.
Fazendo isso você conseguirá conquistar não só a pessoa que acabou de atender, como muitas outras. Sabe por quê? Essa que foi bem recebida terá uma experiência tão maravilhosa que não só voltará sempre que precisar como indicará você para todo mundo!
Além da honestidade, também existem outros pontos que você pode focar para agregar valor à sua oficina:
- Organização para cumprir prazos;
- Preço justo;
- Cuidado com o veículo das pessoas;
- Atendimento simpático e agradável;
- Execução de serviços com excelência – nesse caso é bom ter um controle de qualidade.
6. Escolha a localização certa
Existem dois pontos principais que devem ser considerados e analisados na hora de você escolher a localização de uma oficina mecânica:
- Diretrizes da Prefeitura local: Por emitir ruídos e odores (em determinadas situações) algumas cidades mantém um plano onde identifica em que regiões pode ser montada uma oficina. Vá até ela para reconhecer isso.Inclusive, é importante seguir as exigências do órgão com relação à estrutura do seu negócio, ok?
- Área com serviços e produtos do mesmo segmento: É super recomendado que você monte a sua oficina em uma área que já tenha outras oficinas de serviços similares (ou até mesmo uma mecânica) e também aquelas lojas de peças, de som e outros produtos/serviços automotivos.
Isso faz com que as suas chances de fluxo de pessoas cresça bastante, já que o cidadão saberá que aquela região é o local onde ele vai encontrar tudo que precisa.
7. Monte uma boa estrutura
A estrutura do seu negócio vai variar de acordo com o segmento que você vai trabalhar e com os serviços que você quer oferecer para o seu público. Independente da área que você vai trabalhar, ela deverá ser dividida nas seguintes áreas:
- Sala de espera;
- Escritório;
- Área de reparação;
- Banheiros;
- Copa;
- Almoxarifado.
O que eu acho mais importante é que as áreas que não sejam de reparação sejam muito limpas e organizadas. Até a área de trabalho precisa ser organizada, na verdade.
As pessoas já sentem maior confiança quando entram em um lugar assim ao invés daquela zona normal das oficinas. Tente manter a organização e você perceberá a diferença que fará.
Ah! Outra coisa bacana é dar atenção à sala de espera, coloque uma TV, um ar condicionado, sofá ou poltronas confortáveis e disposição de água e café, isso dará ao cliente uma experiência bem positiva e pode ser um diferencial que o fará te procurar da próxima vez.
8. Adquira os equipamentos para oferecer um bom serviço
Os equipamentos de uma oficina mecânica vão variar de acordo com o segmento de atuação, mas abaixo eu trouxe alguns dos principais para o funcionamento do seu negócio:
- Guincho hidráulico;
- Macaco hidráulico;
- Chave de roda cruz;
- Alicate universal e de bico fino;
- Chaves de fenda e Philips;
- Elevadores;
- Scanners;
- Máquina repuxadora;
- Equipamentos de proteção individual;
- Cabos para bateria;
- Alinhador de direção;
- E muitos outros.
9. Monte uma equipe de bons profissionais
Ao passo que o seu negócio for crescendo será preciso contratar mais profissionais para dar conta da demanda. Desde o início da sua oficina você precisa de bons profissionais.
O mais importante é que essas pessoas saibam desempenhar o seu serviço com qualidade, que sejam honestas e tenham um bom atendimento ao seu cliente.
Esses pontos são cruciais para o seu negócio não só conseguir chamar a atenção de novos clientes como também conseguir fidelizar os que já tem.
É válido que você invista em treinamento da sua equipe em relação ao atendimento, você mesmo pode fazer isso. Cuide dessa parte e você terá um diferencial incrível para o seu negócio.
10. Identifique o valor de investimento
Você já sabe quanto tem que investir para tirar o negócio da sua cabeça e fazê-lo funcionar de verdade na vida real?
Esse é um dado que você só consegue com exatidão a partir do seu planejamento bem feito. Não tem um valor único que sirva para várias pessoas porque cada projeto é um, sem falar que as regiões podem modificar muitas coisas também.
Apesar disso, de acordo com o Sebrae, o investimento para montar uma oficina mecânica é de aproximadamente R$ 115.000.
Isso para um estabelecimento que tenha 200 m² e que possa ter ao mesmo tempo um carro no elevador automotivo, dois no box de atendimento, um na troca de óleo e outro no alinhamento.
Lembre-se que não é só investimento financeiro que você precisa fazer, ok? É preciso ser um empreendedor presente no negócio, estar sempre atento às novidades e correr atrás de melhorias o tempo todo.
Comece a trabalhar e montar a sua oficina!
Desde o início eu tenho falado isso com você e é verdade: Não adianta agora você saber como montar uma oficina mecânica se não colocar tudo isso em prática. É preciso correr atrás, começar a trabalhar e agir em favor do seu sonho!
Espero que o artigo tenha sido esclarecedor e te ajudado. Comece o seu planejamento e estudo de mercado o quanto antes.
Obrigada pela companhia, um grande abraço e boa sorte!
ESTOU TENTANDO MONTA UM CENTRO AUTOMOTIVO MAIS TENHO POCA GRANA UNS 35 MIL ,. MORRO NUMA CIDADE COM 60 MIL ABTANTES VINHEDO INTERIOR DE S/P QUAIS AS DICAS QUE VC MEM DA!!
ABRACO: RENNER
Eu tenho cursos automotivos e um pouco de experiencia na área de serviços e reparação automotiva. Também desejo ter a minha própria oficina. Moro em Curitiba, mas ja morei também em Campinas. Já negociei com outros interessados em entrar de sócio para abrir uma oficina, mas acabou não dando certo. É uma área boa e dificilmente ficamos sem serviço como vemos com mais frequência em outros ramos de atividade. Hoje o investimento é um pouco alto para começar a trabalhar nessa área. Especialmente pelo ponto que tem que ter espaço para acomodar pelo menos 4 veiculos com folga em área plana e coberta com altura de pelo menos 3 metros para acomodar um ou mais elevadores automotivos e ter um piso de concreto em bom estado. O ponto que é a parte mais cara desse negócio. Ter elevadores automotivos ajudam, apesar que dá para fazer muita coisa sem elevador, ou seja usando os macacos e cavaletes, apesar que deixa alguns serviços um pouco mais demorado. Olha com $35 mil como vc mencionou, só dá para começar uma oficina bem básica na garagem de casa. Centro automotivo pode botar pelo menos 10 vezes mais esse valor. Na verdade temos que começar devagar e aos poucos vamos expandindo de acordo com o crescimento da oficina até chegar num centro automotivo. Os equipamentos podem ser comprados usados também para ter um custo inicial mais baixo. Se vc ja tem curso e experiencia suficiente para começar seu próprio negócio, começe em casa mesmo pois vc tem pouco capital inicial para investir. Espero ter ajudado. Qualquer duvida ou comentário entre em contato.