Como montar uma loja de sapatilhas

Depois da leitura do artigo de hoje você vai aprender como montar uma loja de sapatilhas. Sabia que essa é uma oportunidade muito boa para quem quer entrar no mundo do empreendedorismo? Pois é!

Trabalhar com calçados femininos tem um potencial enorme. Não é difícil perceber o quanto as sapatilhas passaram de acessório de necessidade para um bem de desejo. É quase impossível que alguém tenha apenas uma.

Sabendo dessa fissura por esse tipo de calçado é que muita gente resolveu investir em uma loja e tem se dado muito bem. A minha ideia é que depois que você leia esse texto, você saiba mais ou menos o que precisa fazer para começar.

Eu acredito que antes de começar qualquer projeto você precisa levar um tempo de estudo, análise e muita dedicação. Só de você ter procurado informações sobre como montar uma loja de sapatilhas já dá para perceber que você não quer ser só mais um.

Então aproveite essas informações que eu trouxe para você e coloque elas em prática. É na ação do dia a dia que você vai ver as coisas acontecendo de verdade.

Mercado de calçados femininos no Brasil


Você sabia que por ano a média é que cada brasileira compre pelo menos 20 pares de calçados? Esse é um número muito animado para quem quer começar a trabalhar nesse segmento.

No caso das sapatilhas, o que mais atrai as consumidoras é a junção de conforto e beleza. Se você conseguir dar isso a elas, alinhando a marcas que confiem e que já conheçam e preço justo, sua loja pode ir longe.

Você precisa estar ciente também que a concorrência nessa área é grande. Existem muitos estabelecimentos voltados para calçados femininos e alguns específicos para sapatilhas. Saber disso, ao invés de te colocar medo, deve te incentivar a fazer um trabalho melhor a cada dia.

O mercado tem muito potencial e a perspectiva é que continue assim. Mesmo em meio a crise esse setor continua crescendo. Você não pode deixar de aproveitar essa oportunidade!

Como montar uma loja de sapatilhas: Faça o seu planejamento


montar uma loja de sapatilhas

Querer abrir uma loja de sapatilhas é uma coisa, saber como fazer isso é outra coisa totalmente diferente. É por isso que eu insisto nesse tema: Você precisa investir tempo na elaboração de um bom planejamento!

Fazendo isso da forma correta você consegue ter uma visão geral do seu negócio, sabendo todas as características que ele precisa ter e inclusive o valor de investimento. Todos os detalhes ficarão nítidos para você antes mesmo de colocar a mão na massa.

Isso é muito bom porque evita que você perca dinheiro, cometa erros, tenha prejuízo financeiro e de tempo! Com um plano desse bem feito você tem mais chances de ter um negócio lucrativo porque ele será bem embasado.

Então, assim que terminar a leitura desse artigo, coloque tudo que tem em mente no papel, faça as suas pesquisas e veja exatamente quais são os próximos passos a dar.

Você precisa fazer parceria com as melhores marcas


Logo depois do planejamento você vai perceber que um dos pontos altos sobre como montar uma loja de sapatilhas tem a ver com conseguir os melhores produtos para começar a divulgar e comercializar.

Para conseguir isso você precisa listar as melhores marcas e as que são mais utilizadas aí na sua região. Entreviste algumas mulheres, vá na rua e veja o que elas estão calçando, faça pesquisa na internet… Tudo isso vai te ajudar.

Você poderá começando comprando sapatilhas Moleca para revender, por exemplo, que é uma marca bastante conceituada no ramo. Porém existem várias outras que também tem uma ótima aceitação no mercado e que não são tão conhecidas.

Assim que identificar quais são as marcas você precisa entrar em contato com elas para conhecer o processo de parceria. Esse é um momento importante porque normalmente existem duas formas de trabalho:

Compra no atacado dos produtos para revender

A marca vai te oferecer um preço bem mais em conta para que você compre em quantidade para vender e conseguir uma boa margem de lucro. Normalmente também existe facilidade de pagamento.

Venda por consignação

A empresa vai te oferecer os produtos para expor na loja. A cada peça vendida você ganha uma comissão e manda uma porcentagem do valor para a marca. Para não ter problemas com essa forma de trabalho você precisa ter um bom trabalho de estoque e fazer conferências frequentes.

Existem algumas empresas que oferecem sapatilhas em consignação para revender, então vale a pena pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

Compre sapatilhas para revender de distribuidores


como abrir uma loja de sapatilhas

Além de procurar marcas conhecidas, outra coisa que você precisa entender sobre como montar uma loja de sapatilhas, é que existe bastante produto de boa qualidade que não tem uma marca tão conhecida.

Essas você encontra principalmente por meio de distribuidores que atendem a sua região e até o Brasil inteiro. É claro que nessa situação o seu cuidado precisa ser redobrado.

É preciso averiguar se o produto realmente tem boa qualidade, se é bonito, confortável e duradouro. Não adianta pegar um produto que é muito barato para vender se ele não for interessar o seu público alvo.

Nesse caso, a melhor forma de comprar sapatilhas para revenda é direto das fábricas. Assim você consegue um preço extremamente baixo e uma margem de lucro muito boa. Atualmente existem várias fábricas do ramo espalhadas por todo o Brasil.

Como montar uma loja de sapatilhas: Localização e Estrutura


Montar uma loja de sapatilhas é muito parecido com montar uma loja de calçados. A diferença é que você está trabalhando com um público ainda mais segmentado e por isso é uma boa ideia investir em uma decoração e um atendimento mais personalizado.

Já que eu já falei sobre a parte de planejamento e de aquisição dos produtos para você vender, a partir de agora vou te dar uma visão sobre localização e estrutura.

Com essas informações você vai ter um direcionamento muito melhor e não vai ter muitas dúvidas quando chegar a sua hora de montar uma loja de sapatilhas.

Vamos lá:

Localização de uma loja de sapatilhas

Você precisa estar onde o seu público alvo está. Quanto mais gente passando na frente da sua loja melhor. Por isso pare e pense um pouco: Em que região aí da sua cidade tem mais movimento?

Pode ser uma área comercial da cidade, dentro de um shopping ou até mesmo dentro de uma galeria. O importante é o fluxo de pessoas, principalmente de mulheres.

Além disso é importante que seja um local seguro e que tenha acesso fácil tanto para veículos particulares como para o sistema de transporte público.

Estrutura da sua loja

Uma das melhores coisas sobre como montar uma loja de sapatilhas é que você não precisa ter um espaço grande. Até mesmo uma loja pequena pode render um bom faturamento no final do mês.

O que você precisa mesmo é que a sua loja seja organizada, limpa, iluminada e que tenha as sapatilhas expostas de forma a atrair as clientes para a compra.

Sua loja de sapatilhas vai ser basicamente dividida em área de exposição dos produtos, caixa e depósito. A grande sacada é transformar o ambiente em algo aconchegante, confortável, onde seja possível experimentar os produtos e vê-los no pé.

Equipamentos para uma loja de sapatilhas

como montar uma loja de sapatilhas

Os equipamentos também são simples e você não tem muito com o que se preocupar. Além do caixa para operações, você também vai precisar de computador, impressoras, prateleiras, espelhos, pufes, cadeiras…

Com pouco investimento e muito bom gosto você será capaz de montar uma loja de sapatilhas bem bonita e charmosa.

Agregue valor à sua loja!


Se você veio aprender como montar uma loja de sapatilhas eu tenho certeza que você não quer ser só mais um nessa área, não é não? É por isso que eu acredito que você deva investir em alguns detalhes que agregam valor ao seu negócio.

Coisas simples na própria loja podem fazer isso. Por exemplo: Que tal oferecer drinks, sucos, chás e algumas guloseimas para as suas clientes enquanto estão olhando as sapatilhas e experimentando?

Outra coisa bacana é o cartão fidelidade: Depois de comprar X vezes com você a sua cliente terá direito a um par grátis ou a um outro brinde. Isso deixa qualquer cliente louco de felicidade e eu tenho certeza que ele vai voltar.

Invista também em um atendimento excelente! Tenha cuidado para que todos os funcionários da sua loja sejam treinados por você e que tratem as clientes com respeito, educação, simpatia e entusiasmo.

Por mais que bom atendimento seja obrigação, a gente vive em um país que isso é raridade. Então foque nisso que você vai ganhar dinheiro vendendo sapatilhas.

Monte a sua loja online!


Mesmo que o seu sonho seja mesmo montar uma loja física, ainda vale a pena que você invista também no virtual – mesmo que não seja de imediato. Ter uma loja online e estar presente na rede vai te ajudar muito a expandir a sua marca.

O ideal é que você contrate uma agência ou um profissional de comunicação experiente que cuide dessa parte para você. Se o seu marketing nesse sentido for feito da forma correta você vai expandir muito o seu negócio!

Além de vender na sua região, poderá atender pessoas do mundo todo! Imagina o quanto você poderia ganhar?! É uma ótima oportunidade.

Uma coisa é certa: Com uma loja online de sapatilhas ou não você precisa pelo menos estar divulgando seu negócio nas redes sociais. Uma empresa que não faz isso acaba ficando para trás.

Investimento


O valor de investimento para montar uma loja de sapatilhas varia de acordo com o projeto de cada um. É possível, por exemplo, montar uma estrutura com R$20.000 e uma outra com um investimento de mais de R$100.000.

Para saber quanto você vai precisar, se esforce em elaborar um planejamento bem feito. Assim você já tem uma ideia antes mesmo de começar a colocar a mão na massa.

Comece a trabalhar para a sua loja sair do papel


Eu espero que esse artigo não só tenha te ensinado como montar uma loja de sapatilhas, mas também tenha te mostrado que você pode o que você quiser!

Se é esse o seu objetivo, faça tudo que está ao seu alcance para conseguir. Não desista, persista e dê o seu melhor!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

8 comentários

  • Icimar Herculano de Oliveira

    Quero contato de sapatilhas para revenda. Sou do Rio de Janeiro

  • Ola Cida , você indica fornecedor de sapatilhas para minas gerais?

  • Lucília Trani

    QUERO MONTAR UMA LOJA TANTO VIRTUAL QUANTO FÍSICA DE SAPATILHAS,RASTEIRINHAS E SALTOS.

  • geise ribeiro

    oi tenho duvidas inicialmente quantos pares devo comprar,vou vender porta a porta obrigada

    • Olá,Geise. Veja Uma empresa chamada UP Sapatilhas, para o seu modelo de venda, tem várias opções de mini franquias. Sucesso!

  • Camila Mara Rodrigues

    Boa tarde, estou a procura de fornecedores de sapatilhas para revenda.

    Grata,

  • Gostaria de vender meias diversas só preciso de fornecedores

Deixe o seu comentário