Como montar uma loja de piscinas

Publicado por José Neto em 13 de março de 2019

Você quer dicas de como montar uma loja de piscinas? Então confira passo a passo o que precisa para iniciar esse negócio com sucesso.

Você que está querendo investir em um negócio em sua cidade, poderá optar pelo segmento de piscinas, sendo que é uma área pouco concorrida e dependendo do local, poderá conseguir boas vendas.

Em regiões nordestinas, onde o clima quente é sempre predominante, a venda de piscinas é muito frequente, mas mesmo assim esse é um tipo de negócio forte em praticamente todas as regiões do Brasil.

Com uma loja de piscinas, você poderá atender o público da sua cidade e ter uma lucratividade boa, visto que o preço de uma piscina é um pouco alto, mesmo não tendo uma vendagem constante. De qualquer forma, veja alguns detalhes para se levar em consideração a respeito da montagem da sua nova loja para venda de piscinas em geral.

O ponto comercial para instalar sua loja


Diferente dos outros negócios, uma loja de piscinas não deve ser montada no centro da cidade e o ideal é se afastar ao máximo possível de locais onde exista uma grande movimentação de pessoas.

Tudo isso, porque será necessário ter um espaço amplo onde irá colocar suas piscinas, precisará de uma pequeno espaço onde irá receber seus clientes e para facilitar tanto a entrega quanto a saída das piscinas de sua loja, o mais recomendado é focar em bairros mais afastados do centro.

A loja que existe aqui em minha cidade, por exemplo, está localizada logo na entrada, próximo a algumas lojas de caminhões e acessórios, pois é um local muito apropriado para venda desses produtos.

Então dedique um tempo para fazer essa pesquisa e tentar encontrar o local ideal, pois esse será um detalhe importantíssimo para quem está querendo saber como montar uma loja de piscinas atualmente.

Dicas de como montar uma loja de piscinas

Como montar uma loja de piscinas?


Após decidir onde será o ponto comercial para instalar sua loja, você deverá começar planejar as próximas etapas da sua loja. Então veja a seguir algumas dessas etapas mais importantes:

1 – Fornecedores de piscinas para sua loja

Para abrir uma loja desse tipo será preciso contar com bons fornecedores de produtos, então a opção mais viável para a maioria dos novos empreendedores é adquirir uma franquia do ramo.

Hoje você pode facilmente se tornar um franqueado e trabalhar com as melhores piscinas do mercado, como é o caso da franquia iGUi que é um grande destaque nesse segmento.

Caso você não queria abrir uma franquia, poderá sim ter sua loja de forma comum, mas será preciso contar com fornecedores de piscinas e acessórios, equipar sua loja para melhor atender o seu público e terá um gasto semelhante ao de uma franquia do ramo. Veja alguns exemplos de empresas distribuidoras de piscinas:

  • Fibratec Piscinas (www.fibratecpiscinas.com.br)
  • Lider Piscinas (www.liderpiscinas.ind.br)
  • Piscinas Fiber (www.piscinafiber.com.br)
  • Águia Piscinas (www.aguiapiscinas.ind.br)

Então a minha dica para quem busca informações sobre como montar uma loja de piscinas é que pare um instante para analisar as vantagens e desvantagens que esse negócio poderá lhe oferecer, crie um plano de negócio e só depois decida qual rumo irá tomar.

2 – Investimento inicial para abrir uma loja de piscinas

Infelizmente esse não é um negócio que dá para montar com pouco dinheiro. Pois você precisará de um local amplo para armazenar suas piscinas e, principalmente, terá um alto custo com o estoque inicial de piscinas de fibra.

O valor necessário para montar uma loja de piscinas é sempre muito variável, mas na média, a estimativa é que você precise investir entre R$ 200 e R$ 350 mil Reais para iniciar uma pequena loja de piscinas.

3 – Legalização do negócio de piscinas

Assim como qualquer outro tipo de empresa, você precisará se preocupar com a questão da legalização desse negócio também. Então procure um contador de sua confiança, desde o inicio, para abrir legalmente a sua empresa de piscinas.

Junto com ele, você irá dar entrada na junta comercial, obter o CNPJ da empresa, licença da prefeitura municipal, alvará do corpo de bombeiros e outros detalhes não menos importantes.

Trabalho e divulgação da sua loja


Não basta apenas saber como montar uma loja de piscinas e ponto final, porque existem vários detalhes importantes que farão com que esse negócio deslanche de uma vez por todas e dentre eles estão o atendimento aos clientes e a divulgação dessa nova loja.

De inicio você deverá precisar de pelo menos 1 funcionário para lhe ajudar nos pequenos trabalhos diários, já que as piscinas não são produtos que vendem todos os dias, então não existem grandes necessidades de ter uma grande quantidade de funcionários.

Quanto a divulgação, você poderá utilizar os próprios meios tradicionais aí em sua cidade, como é o caso de anúncios no rádio, em outdoors, panfletagem, divulgação na internet e muito mais. Não se esqueça também de incluir seus anúncios em catálogos telefônicos e criar seus próprios cartões de visitas, pois isso dará uma visibilidade maior ainda para sua nova loja de piscinas.

O que vender em uma loja de produtos para piscina?


Naturalmente o seu foco principal será a venda de piscinas de fibra ou vinil, porém além disso, dá para vender outros tipos de produtos que são necessários no dia a dia, de quem possui uma piscina. Vendendo esses itens, você poderá aumentar seu faturamento ao longo do mês.

Confira algumas ideias de produtos para vender na loja de piscinas:

  • Fontes e cascatas.
  • Iluminação para piscina.
  • Aquecedores.
  • Móveis para área da piscina.
  • Acessórios para limpeza de piscina.
  • Produtos químicos.
  • Bocais e ralos de piscina.
  • E muito mais…

Enfim, procure oferecer uma boa variedade de itens para atender todas as necessidades dos seus clientes. Afinal, mesmo uma piscina apenas uma vez para um cliente, ele sempre precisará de alguns itens para manter essa piscina, portanto, ele voltará a sua loja para comprar mais vezes se você oferecer isso também.

Loja de piscinas dá dinheiro? Vale a pena montar?


A grande dúvida de quem está querendo saber como montar uma loja de piscinas é se esse negócio dá dinheiro mesmo ou não.

A verdade é dá para ter um faturamento muito bom com suas vendas sim, mas como as piscinas não vendem com uma grande intensidade, a minha recomendação é que você ofereça também os serviços de limpeza de piscinas, venda equipamentos e acessórios em geral para seus clientes. Assim será possível ter um lucro além das vendas.

Apesar de ser um negócio que exige um alto investimento, eu acredito que vale a pena sim abrir uma loja em sua cidade, mas faça uma pesquisa antes de tudo para saber se as pessoas comprariam piscinas, planeje os gastos totais e as necessidades que uma loja desse tipo terá.

Então espero que tenha gostado das pequenas dicas e aproveite para continuar lendo nossos próximos artigos!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

1 comentário

  • Boa tarde amigo vc poderia falar um pouco sobre montar uma empresa de fornecimento de cesta basico.
    desde já obrigado e parabens pelo site.

Deixe o seu comentário