Como montar uma loja de jogos de tabuleiro: Dicas importantes!

Publicado por José Neto em 10 de junho de 2019

Na era dos jogos digitais, a busca por aprender a como montar uma loja de jogos de tabuleiro tem crescido consideravelmente.

Embora os games tenham ganhado o coração dos jovens, os jogos da tabuleiro tem um valor diferente! Consegue reunir as pessoas em volta de uma mesa (ou mesmo no chão) e a diversão é bem garantida – sem precisar ficar com dor de cabeça.

Se você conseguiu reparar o quanto essa prática tem crescido e pode se tornar um negócio lucrativo, já preciso te dar meus parabéns – está no caminho certo.

Eu estou aqui justamente para te ajudar nesta sua nova empreitada! Acompanhe o artigo a seguir e aprenda a como montar uma loja de jogos de tabuleiro do zero e começar a ganhar dinheiro com o seu negócio!

Como montar uma loja de jogos de tabuleiro: 8 coisas que você precisa saber


Antes de qualquer coisa, lembre-se de cogitar a possibilidade de investir tanto em uma loja física, quanto uma virtual. Assim você poderá expandir as suas vendas e, obviamente, lucrar ainda mais.

Claro que isso não é uma obrigatoriedade… Estou apenas te apresentando a possibilidade de expandir o seu negócio para o mundo virtual também.

A escolha é sua! E estou aqui para te ajudar a compreender todo o caminho para criar esta empresa. Então, sem mais delongas, vamos ao passo a passo para você abrir uma loja de jogos de tabuleiro:

Leia também: Melhores jogos para ganhar dinheiro

como montar uma loja de jogos de tabuleiro

1. Estude a viabilidade na sua região

Primeiramente, é importante que você estude a viabilidade de abrir uma empresa deste segmento em sua região. Você sabe o que eu estou querendo dizer com isso?

Bem, basicamente você precisa entender qual é a procura por este tipo de produto por aí. Além disso, precisa estudar os seus concorrentes, a fim de compreender como tem sido explorado este mercado.

Será que trata-se de um tipo de loja que já “saturou” na sua região? Ou ainda não há estabelecimentos suficientes para sanar as vontades da população?

Com estes questionamentos respondidos, você já saberá se deve – ou não – dar continuidade a este novo negócio.

2. Encontre a localização ideal

Vou supor que você já fez todo o trabalho de pesquisa de mercado e constatou uma possibilidade de ouro: a demanda por este tipo de estabelecimento é grande e o retorno das empresas é baixo. Ou seja, você tem um grande espaço para ocupar neste mercado.

O que fazer agora? Bom, é importante encontrar a localização ideal para a sua loja. Lembre-se que não necessariamente precisa ser bem no centro da sua cidade, ok?

Na verdade, a localização poderá ser estipulada assim que você fizer a pesquisa de mercado. Pois é nesse momento que poderá encontrar o “déficit” neste tipo de comércio e poderá criar a sua loja como uma “solução”.

Deixa eu te contar um segredo: às vezes, uma loja de bairro tem mais lucro e sucesso do que uma loja no centro, sabia? Pois mais importante do que ser visto por muita gente, é ser visto pelas pessoas certas.

3. Sala comercial perfeita para uma loja de jogos

Encontrou o bairro ou a rua perfeita para investir no seu novo negócio? Então está na hora de encontrar também o melhor imóvel.

Lembre-se da coisa mais importante dessa lista de como montar uma loja de jogos de tabuleiro: Elas vão além da venda em si, são áreas para as pessoas se encontrarem e se divertirem! Sabe o que isso significa: você precisa de espaço para atender as pessoas.

No geral o local é dividido entre a área de jogos comum, com varias mesas, cadeiras, mesas menores e pufes para as pessoas jogarem. Nessa mesma área, do salão, tem um balcão de atendimento e onde ficam os jogos.

Em algumas empresas existem salas especiais, como uma área de karaokê e locais de imersão onde os jogadores ficam longe de tudo e se concentram só nisso. Dependendo do espaço que você tenha (e do investimento financeiro), vale a pena fazer isso também.

abir uma loja de jogos de tabuleiro

4. Equipamentos e móveis necessários

Assim que você encontrar o imóvel ideal e fechar um contrato com a imobiliária, é hora de mobiliar o ambiente.

Para isso, procure por prateleiras que permitam uma organização sistemática dos jogos, além de adquirir um balcão para o caixa. Não se esqueça do computador com um bom software de gestão, além de investir em todos os materiais necessários para o banheiro do seu estabelecimento.

Um ar condicionado também é bem vindo, pois ele trará conforto e bem estar para os seus clientes e colaboradores.

Lembre-se que aqui não estamos falando só de uma loja que vende jogos de tabuleiro, mas um espaço para que as pessoas possam jogar e se divertir. Por isso é importante ter mesas, cadeiras, pufes, esteiras no chão…

Uma coisa interessante também é oferecer comida e bebida para os jogadores. Normalmente esses jogos de tabuleiro demoram horas e as pessoas, com certeza, vão querer comer alguma coisa – aproveite!

5. Cuide da parte legal do seu novo negócio

Já encontrou o imóvel e já começou a pesquisar quais são os equipamentos e móveis necessários? Então está na hora de abrir a sua empresa legalmente.

Uma ótima pedida é o apoio de um contador qualificado, pois ele lhe apresentará tudo o que precisa ser feito para dar início a sua nova empresa.

Lembre-se que a vistoria dos bombeiros também é igualmente importante, pois é a partir dela que você terá o alvará para atender os seus clientes com segurança.

6. Monte a sua nova equipe de trabalho

Pronto, até aqui você já pôde cuidar de todas as partes mais burocráticas da criação da sua loja. Desse modo, deverá agora investir na busca pela equipe ideal.

Faça um processo de recrutamento e seleção (pode ser feito por você ou por uma empresa terceirizada) e encontre pessoas que gostem do mundo de jogos, que sejam comunicativas e simpáticas – isso é muito importante!

O seu foco não deve ser só o de vender os produtos, mas de trabalhar com o aluguel deles para o próprio espaço. Seus vendedores precisam entender de todos os jogos para ajudar os clientes com a melhor experiência possível.

Para mim, além de conseguir os melhores jogos, esse é o ponto mais importante de como montar uma loja de jogos de tabuleiro.

7. Encontre fornecedores no atacado

É muito importante que você sempre pesquise os melhores preços de fornecedores, principalmente se está começando a aprender a como montar uma loja de jogos de tabuleiro.

A minha dica é você pesquisar na internet por empresas que trabalhem diretamente com este tipo de produto, como por exemplo a loja virtual Distribuidora de Brinquedos (site: www.distribuidoradebrinquedos.com.br).

Depois é só você listar quais jogos gostaria de disponibilizar em sua loja e investir em um bom estoque de cada um deles.

8. Faça a abertura oficial da sua loja de jogos de tabuleiro

Agora é só organizar a sua loja e investir nos anúncios para a inauguração da mesma! Faça a abertura oficial com um coquetel de salgadinhos e refrigerante, por exemplo, e invista em uma mini festa para atrair os seus clientes.

Além disso, divulgue bastante na internet e crie um suspense até a data de abertura. Desperte o desejo nas pessoas! Faça com que elas queiram conhecer o seu novo empreendimento.

Qual o investimento inicial para abrir uma loja de jogos de tabuleiro?


O que adianta saber como montar, se você não faz ideia se esse empreendimento vai caber no seu orçamento, não é mesmo?

Bem, a perspectiva de investimento para montar uma loja de jogos de tabuleiro varia entre R$25 mil a R$100 mil. Tudo sempre dependerá do porte do seu negócio, do aluguel e do tamanho da sua equipe.

Leia também: Como montar uma loja de games

Agora é só começar!


Saber como montar uma loja de jogos de tabuleiro vai te abrir portas e seu olhar sobre o mercado. Só que isso tudo só funciona quando você começa a agir e correr atrás. Espero que o texto tenha te ajudado!

Não deixe que nada te impeça de começar a se dedicar pelo que acredita.

Tenho certeza que você terá ótimos resultados! Boa sorte!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário