Montar um Negócio

Ideias de Negócios para Montar

  • Sobre
  • Contato
  • Politica de privacidade

Como montar uma lanchonete

Publicado por José Neto em 23 de novembro de 2017

Imagine se você pudesse aprender como montar uma lanchonete de sucesso em sua cidade? Feche os olhos por um segundo e imagine a sua lanchonete lotada! Seria maravilhoso, não é mesmo?

Não há nada melhor que atender 100, 150 ou até 200 clientes por dia em seu próprio negócio. Chegar no final do mês e ver que sua lanchonete está dando lucro e que sua vida, finalmente, está indo para a frente.

Com certeza seria algo incrível, porém o mais importante vem agora:

Tudo isso é totalmente possível e tem muita gente bem sucedida (inclusive milionários) apenas com uma lanchonete. Se eles conseguiram, você também pode, mas é preciso se preparar e ralar muito até atingir o sucesso nesse negócio.

Foi pensando em ajudar a maior quantidade possível de pessoas que irei compartilhar algumas dicas úteis nesse artigo!

Apesar das dificuldades encontradas por alguns empreendedores, montar uma lanchonete ainda é uma ótima opção e pode lhe proporcionar excelentes resultados. Trabalhar com lanches, salgados, sucos, vitaminas e outros alimentos rápidos é uma opção de negócio bastante lucrativa.

Obviamente, é preciso realizar um bom planejamento e se atentar ao grande “segredo do sucesso das lanchonetes” que irei comentar logo a seguir. Mas no geral, é um negócio ótimo, inclusive para quem tem pouco dinheiro para investir.

Então se ligue nas dicas para abrir uma lanchonete e trabalhe em prol do sucesso do seu novo negócio. Acredito que as informações vão lhe ajudar a entender um pouco mais sobre esse ramo!

Invista em cursos sobre lanchonete


como abrir uma lanchonete

Uma grande dica que eu recomendo desde o inicio desse artigo é que você invista no seu próprio conhecimento. Eu digo isso, porque tem muita gente quebrando, fechando seus negócios e tendo prejuízo pelo simples fato de não entender nada sobre o negócio que possui.

Tem empreendedores que se deixam levar apenas pela questão financeira e esse é o grande erro.

É lógico que montar uma lanchonete é lucrativo, mas se você não entende nada dessa área, dificilmente conseguirá ganhar dinheiro de verdade e manterá seu negócio por muito tempo. Então o ideal é estudar antes de abrir o negócio e tentar conhecer o máximo possível da área que está entrando.

Se você quer saber como montar uma lanchonete, procure conhecimento desde já. O Sebrae auxilia muitos empreendedores novos, oferecendo cursos e consultorias específicas para cada área. Poderá lhe ajudar bastante também nesse inicio.

Local para montar sua lanchonete


como iniciar uma lanchonete

O grande “segredo do sucesso de uma lanchonete” é escolher um bom local para montar seu negócio. A grande maioria dos empreendedores nesse ramo que nós consultamos, disseram que a escolha do ponto é o que fará total diferença para o sucesso ou não do negócio.

Então se você quer saber como montar uma lanchonete e já está capacitado para isso, agora é dedicar um tempo pesquisando até achar o local apropriado para a instalação.

A grande dica é não se precipitar e querer montar seu negócio no primeiro ponto comercial que encontrar. O ideal é avaliar primeiro se naquele local tem uma boa circulação de pessoas, se tem estacionamento fácil, se é um local com boa visibilidade e tem uma estrutura interna apropriada para montar sua lanchonete.

Aqui vão algumas ideias de bons locais para quem deseja saber como abrir uma lanchonete bem localizada:

  • Em uma rua de comércio popular.
  • Próximo a lojas no centro da cidade.
  • Em uma rua movimentada do seu bairro.
  • Próximo a ponto de ônibus.
  • Nas proximidades de uma escola.
  • Em um shopping.
  • Na rodoviária ou aeroporto.

Essas são apenas algumas ideias de onde você poderá montar sua lanchonete. Mas no geral, o grande segredo é buscar locais com boa circulação de pessoas, principalmente próximo a lojas e a área de comércio popular de sua cidade. Porque assim é possível atingir tanto os trabalhadores do local, quanto as pessoas que vão até lá para comprar.

Mesmo que o preço do aluguel de um ponto comercial como esse seja mais caro, no final das contas compensará por conta da boa localização. Então não adianta querer economizar montando uma lanchonete em uma rua com pouco movimento, sendo que não conseguirá o resultado desejado!

O que vender em uma lanchonete?


como montar uma lanchonete de sucesso

Se você chegou até aqui querendo saber como montar uma lanchonete, se controle. Porque antes de chegar na parte da montagem estrutural do seu negócio, é preciso montar um cardápio para lanchonete bem organizado. Afinal, o que você irá vender em seu estabelecimento?

No geral, em uma lanchonete é possível vender uma variedade de alimentos rápidos. Alguns costumam já ficar prontos e outros são preparados na hora. Então veja algumas ideias do que vender em sua lanchonete:

  1. Salgados fritos e assados (pastel, coxinha, enroladinho, risoles, tortas, empadas e outros).
  2. Sanduíches.
  3. Farofa.
  4. Tapioca recheada.
  5. Refrescos.
  6. Sucos naturais.
  7. Vitaminas.
  8. Refrigerantes.
  9. Água mineral.
  10. Doces e sobremesas.
  11. Salada de frutas.

Existem outros tipos de alimentos e bebidas que você poderá colocar a venda. Mas no geral, esses são os itens que mais costumam vender em uma lanchonete.

Uma boa sacada é diversificar seus produtos e oferecer também alguns lanches saudáveis. Tem muita gente procurando comidinhas desse tipo e se você oferecer em sua lanchonete, também poderá obter muito sucesso nas vendas.

Fornecedores para lanchonete


como montar uma lanchonete passo a passo

Não tem como montar uma lanchonete sem se preocupar também com a parte dos fornecedores. Afinal você precisará comprar muitos ingredientes para preparar os salgados, precisará de leite, água, bebidas em geral, doces, frutas e uma série de coisas.

Então faça uma análise aí em sua cidade para verificar onde conseguirá comprar seus produtos com preço acessível. De modo que ofereça qualidade para seus clientes, mas também lhe proporcione um lucro satisfatório.

Faça uma lista desses fornecedores e de tudo que precisará comprar toda semana ou todo mês, por exemplo. Isso lhe ajudará a organizar melhor o funcionamento da sua lanchonete.

Uma outra coisa que muitos donos de lanchonetes fazem é terceirizar a produção dos salgados. Sim, tem empresas que trabalham apenas fazendo salgados para lanchonetes e essa costuma ser uma solução para quem tem pouco dinheiro e pouco espaço. Então se você está montando uma lanchonete muito pequena, poderá comprar os salgados já prontos para revender.

Esse é outro tipo de fornecedor que você precisará ter.

Porém a grande verdade é que a maioria das lanchonetes que realmente conseguem se destacar no mercado, produzem seus próprios salgados. Essa é uma forma de se diferenciar no mercado e colocar a sua qualidade no produto. Então se você tiver a oportunidade e a habilidade para isso, o ideal é preparar seus próprios salgados!

Equipamentos necessários para abrir uma lanchonete


como montar uma lanchonete

Nós já publicamos aqui um artigo bem completo falando exclusivamente sobre os equipamentos para lanchonete que são necessários. Recomendo que você leia ele também, porém não custa recapitular algumas coisas aqui.

Nesse processo de como montar uma lanchonete, os equipamentos serão responsáveis pela maior parte do seu investimento. Então se prepare para investir uma boa grana quando começar equipar sua nova lanchonete. A seguir eu irei listar alguns dos principais itens que precisará para que sua lanchonete funcione:

  • Mesas e cadeiras.
  • Liquidificador.
  • Espremedor de frutas.
  • Fritadeira.
  • Chapa a gás.
  • Micro-ondas.
  • Fogão.
  • Freezer.
  • Geladeira.
  • Utensílios de cozinha.
  • Balcão.
  • E outros itens indispensáveis.

Se você quer montar uma lanchonete com pouco dinheiro, uma alternativa é comprar equipamentos seminovos para equipar seu negócio. Tem pessoas que estão fechando suas lanchonetes e acabam vendendo os equipamentos por um preço bem barato, então pode ser uma alternativa.

Ficando de olho em sites de vendas de produtos, como no OLX ou Mercado Livre, você poderá encontrar muitos equipamentos para lanchonete e assim economizar um bom dinheiro.

Como montar uma lanchonete?


lanchonete

O próximo passo é consultar um contador para iniciar a parte de legalização do seu negócio. Muitos iniciantes acabam nem se importando com isso, mas é algo de grande importância e que você deve se preocupar sim!

Como você irá trabalhar com a venda de produtos alimentícios, a fiscalização da vigilância sanitária poderá ir até o seu estabelecimento a qualquer momento. Então é necessário estar com tudo certo e com os devidos alvarás de funcionamento.

O contador lhe auxiliará no registro legal da sua lanchonete, verificando assim qual a classificação da empresa, dando entrada para obtenção do CNPJ, licença da prefeitura municipal, alvará da vigilância sanitária e todos os outros detalhes.

Um detalhe também muito importante é a contratação de funcionários. Afinal, você não dará conta sozinho de fazer toda a lanchonete funcionar. Tudo depende do tamanho da sua lanchonete e de como as coisas funcionarão, mas no geral você precisará ter de 2 a 10 funcionários trabalhando.

Será preciso ter alguns atendentes, uma pessoa no caixa, uma ou duas pessoas para fazer sucos e vitaminas, duas pessoas na cozinha e você poderá atuar como supervisor geral, sempre ajudando no que for necessário. Busque funcionários que saibam se comunicar bem, que são pacientes e sabem lidar com pessoas. Isso é de suma importância!

Investimento para montar uma lanchonete


lanchonete de sucesso

Até aqui eu procurei destacar algumas das principais coisas que você precisará para montar uma lanchonete de sucesso. Porém em meio a tudo isso é importante pensar no investimento necessário para colocar seu negócio para funcionar. Você já sabe quanto irá investir na sua lanchonete?

Se tratando de uma lanchonete pequena, em um espaço de aproximadamente 40 m², você conseguirá iniciar com um investimento na faixa dos R$ 18 a R$ 40 mil Reais se for comprar todos os equipamentos necessários e for produzir seus próprios salgados.

Quem vai terceirizar a produção dos salgados, consegue iniciar uma pequena lanchonete com cerca de R$ 10 a R$ 12 mil Reais. Já uma lanchonete de grande porte será necessário investir acima de R$ 100 mil Reais para equipa-la totalmente, comprar todos os itens de produção dos salgados, contratar funcionários e tudo mais.

Montar uma lanchonete da dinheiro? Qual o lucro?


lanchonete bonita

Uma lanchonete é um negócio que pode dar muito dinheiro, mas dependerá de vários fatores. Se você acertar em um local bom e conseguir uma clientela fiel, com certeza o seu negócio dará bons resultados.

A margem de lucro de uma lanchonete costuma variar muito, porque depende do formato da lanchonete, dos tipos de produtos e como você irá trabalhar. Mas no geral o lucro fica entre 8% e 25% do faturamento mensal.

As lanchonetes que produzem seus próprios salgados e lanches em geral, costumam ter uma lucratividade melhor. Já quem compra os salgados para revender, acabam tendo uma margem de lucro mais baixa, ficando na faixa dos 8% a 15%.

O faturamento médio mensal também é muito variável para quem deseja montar uma lanchonete. Para os negócios pequenos, é estimado um faturamento variando entre R$ 12 e R$ 18 mil Reais. Uma lanchonete grande consegue faturar acima de R$ 50 mil Reais por mês se estiver em uma boa localização.

Inclusive, aqui mesmo na minha cidade eu conheço um empreendedor que fatura mais de R$ 100 mil Reais todo mês com uma lanchonete de grande porte. Então depende muito da estrutura do negócio, da localização, dos produtos vendidos e outros detalhes. Mas é um negócio que dá dinheiro sim!

Vale a pena montar uma lanchonete?


Dicas para montar uma lanchonete

Estamos cansados de falar sobre crise financeira, mas infelizmente ela acabou afetando um pouco o mercado de alimentação fora de casa. As lanchonetes acabaram sofrendo um pequeno impacto nisso e muitos empreendedores novos passaram a ficar com um pé atrás no momento de abrir seu próprio negócio.

Mas analisando de um modo geral, montar uma lanchonete continua sendo uma boa oportunidade de negócio. É necessário ficar mais atento na escolha do local de instalação, investir em diferenciais e buscar maneiras de fidelizar seus clientes. Porém ainda assim é totalmente possível obter bons lucros.

Então não fique apenas achando que por conta da crise, não vale mais a pena investir nisso. Tem como montar uma lanchonete e ganhar muito dinheiro. Você só precisa se preparar para isso!

Eu espero que estas dicas que eu compartilhei aqui tenham sido úteis e lhe ajudado a começar sua lanchonete com sucesso. Aproveite para ler outros artigos aqui no blog e acompanhar o nosso trabalho todos os dias!

Artigos interessantes

  • Produtos em consignação: Veja como começar revender sem precisar comprar nada Produtos em consignação: Veja como começar revender sem precisar comprar nada
  • Confira 9 coisas simples para vender e ganhar dinheiro. Você não vai acreditar como é fácil lucrar! Confira 9 coisas simples para vender e ganhar dinheiro. Você não vai acreditar como é fácil lucrar!
  • Descubra como ter acesso a Lista Vip de Fornecedores, com os melhores e mais baratos do mercado! Descubra como ter acesso a Lista Vip de Fornecedores, com os melhores e mais baratos do mercado!
  • Conheça 10 negócios com baixo investimento que dá para iniciar com apenas 500 Reais Conheça 10 negócios com baixo investimento que dá para iniciar com apenas 500 Reais
  • Veja 13 Máquinas lucrativas que estão ajudando muitas pessoas a sair da crise! Veja 13 Máquinas lucrativas que estão ajudando muitas pessoas a sair da crise!
  • Trabalho em casa com montagem de objetos! Entenda como isso funciona na prática. Trabalho em casa com montagem de objetos! Entenda como isso funciona na prática.

Arquivado em: Ideias de Negócios

Sobre José Neto

Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Comentários

  1. Eduardo Zanon Pereira diz

    13 de outubro de 2018 em 15:56

    Além de todas as dicas citadas, o atendimento ( rapides e cordialidade) e qualidade dos produtos são de suma importância. Nunca faça seu cliente esperar muito por um pedido e tbm não leve suas crianças pequenas caso as tenham para o seu estabelecimento de trabalho.

    Responder
  2. Aloísio Ribeiro diz

    14 de fevereiro de 2017 em 23:38

    Olá boa noite, Estou planejando abertura de uma lanchonete.
    Não entendo muito do ramo, mais com jeito da para abrir, a principio sei que vou tomar alguns prejuízos, Suponho que todo negocio a principio todo micro toma, não sou eu que vá ser o único não tomar, ja vou ciente das dificuldades, porém vou da o máximo de mim para que tudo flua com bastante simplicidade e não me traga gastos excessivos..
    Resumindo não tenho que pensar tenho mesmo é que agir e abrir e torcer que tudo der certo. Coragem determinação, disponibilidade poder é querer, são parâmetros e fatores determinante.
    Tenho um ponto de 40m² ( vou transforma lo em um lanchonete ( ambiente requintado e a conchegante ).
    Melhor dizendo transforma lo em um ponto de encontro.
    Aceito ideias construtivas e criativas todas serão bem vindas.
    Desde ja agradeço .

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

  • Pessoas que mudaram de vida vendendo doces
  • Onde comprar artesanato barato para revender
  • O que mais vende hoje?
  • Máquina de fazer hambúrguer
  • Comprar peças de informática direto de fábrica
  • Como fazer quiche para vender
  • Terceirização de produtos naturais: 8 empresas que fazem com sua marca
  • Como saber qual negócio abrir?
  • Como administrar um bar: Dicas de gestão para bares
  • Onde comprar roupas para revender
  • Sobre
  • Contato
  • Politica de privacidade

Categorias

  • Agronegócio
  • Como Vender
  • Cursos
  • Dúvidas de Negócios
  • Equipamentos e Acessórios
  • Faça e Venda
  • Fornecedores de Produtos
  • Franquias
  • Ideias de Negócios
  • Negócios Online
  • Nomes para Empresas
  • Notícias
  • Receitas para Vender

O Portal Montar um Negócio foi criado em 2012 com o objetivo de ajudar quem deseja abrir o primeiro negócio. Aqui compartilhamos ideias de negócios e muitas dicas úteis, sempre prezando pela qualidade.