Ao decorrer desse artigo eu irei mostrar como montar uma indústria de cosméticos através de dicas rápidas e práticas para seu negócio!
Investir em uma fábrica de cosméticos pode ser um bom negócio hoje em dia, afinal este é um setor que tem crescido bastante no Brasil e mesmo em períodos de crise os cosméticos não param de vender. Chegando até mesmo a aumentar o número de vendas mesmo em anos ruins para o comércio.
Por outro lado, existe uma dificuldade enfrentada por quem deseja começar no ramo, que é o alto custo inicial para instalação da indústria. Mas de qualquer modo, é um tipo de negócio que tem tudo para se tornar bastante lucrativo.
A seguir eu procurarei lhe mostrar de forma mais superficial como funciona esse tipo de fábrica, onde buscar capacitação para trabalhar no ramo e dicas de como montar uma indústria de cosméticos com sucesso!
Processo de produção dos cosméticos em uma indústria
Naturalmente uma indústria de cosméticos irá lidar com vários tipos de matérias primas em grandes quantidades. Portanto elas chegarão até a sua empresa em grandes tambores de 100 ou 200 litros e devem ser etiquetados para armazenar com eficiência.
Geralmente estas matérias primas já ficam na própria área de manipulação dos cosméticos, pois isso facilita na hora de retirar dos tambores para colocar nas máquinas de produção dos cosméticos.
Para cada tipo de cosmético são utilizados materiais diferenciados. Portanto esses ingredientes são colocados dentro de misturadores industriais e já saem prontos do setor de manipulação.
Após a produção nos misturadores, é preciso fazer uma análise em um laboratório químico para saber se o produto realmente atende as normas. Serão analisados detalhes como cor, viscosidade, odor e assim são analisadas todas as características do cosmético.
Assim que o cosmético é aprovado pelo laboratório, ele passa para o processo de envase. Nesta etapa são utilizadas máquinas precisas para inserir a quantidade certa de produto dentro de cada embalagem e assim elas seguem por esteiras onde os funcionários vão inserindo os rótulos, numeração de lote e data.
Chegando ao final eles serão embalados em caixas para serem distribuídos. Assistindo este vídeo a seguir é possível entender detalhadamente como tudo funciona em uma indústria de cosméticos:
Local para montar uma fábrica de cosméticos
Para você que busca mais informações sobre como montar uma indústria de cosméticos, entenda que um dos primeiros passos nisso tudo será a escolha de um local estratégico onde possa montar a fábrica e iniciar sua produção própria.
Geralmente os empreendedores nesse tipo de negócio costumam optar por lugares mais afastados do centro, pois isso dá mais tranquilidade para o trabalho e facilita a circulação com veículos grandes.
Eu sempre costumo citar aqui o exemplo da Franquia Avatim, que é uma empresa no ramo de beleza e saúde que optou por instalar sua fábrica em uma rodovia entre duas cidades no sul da Bahia (entre Itabuna e Ilhéus). Portanto é uma localização boa e favorável para esse tipo de indústria.
Da mesma forma você poderá buscar um local semelhante, onde possa iniciar suas atividades. A parte interna da fábrica precisará ter uma estrutura ampla, onde você terá setores específicos como a área de manipulação, estoques, setor de envase, laboratórios, escritório, banheiros e vestiários, além de outros espaços necessários.
De inicio é estimado a necessidade de um espaço de aproximadamente 300 m² para uma indústria de médio porte.
Equipamentos para indústria de cosméticos
Provavelmente você precisará investir em muitos equipamentos para que seu negócio funcione e até existem casos de pessoas que começam com poucos equipamentos e baixo investimento. Porém a necessidade de expandir vai surgindo e você precisará investir em acessórios tecnológicos e novos equipamentos se quiser manter sua indústria no mercado.
Confira alguns dos principais equipamentos para fábrica de cosméticos:
- Misturador industrial para cosméticos;
- Fogão industrial;
- Flambador eletrônico;
- Máquinas para envasamento;
- Esteiras para circulação dos produtos;
- Freezers e geladeira;
- Máquina de exaustão;
- Selador;
- E vários outros equipamentos.
Principalmente no setor de produção e de envase dos cosméticos, você precisará ter uma boa estrutura com bancadas de trabalho, cadeiras apropriadas para os funcionários, deverá investir em um sistema de refrigeração na fábrica e muito mais.
Tudo isso visando ter um ambiente confortável e apropriado para lidar com a produção de cosméticos, já que isso é algo que exige um alto controle de qualidade.
Como montar uma indústria de cosméticos
Tendo a estrutura da indústria praticamente pronta, você deverá começar pensar no processo de legalização desse negócio. Então procure um escritório de contabilidade para iniciar tudo, pois pode demorar alguns dias ou meses até conseguir todas as licenças necessárias para iniciar o seu novo negócio.
Em meio a tudo isso será necessário obter a licença da prefeitura, da vigilância sanitária, do corpo de bombeiros, dará entrada para ter seu CNPJ, inscrição estadual e vários outros detalhes necessários.
Algumas necessidades serão evidentes nesse inicio para que sua indústria comece produzir, como a procura por fornecedores. De um modo geral muitas matérias primas dos cosméticos são a base de produtos vindos da própria natureza e outros componentes químicos.
Então pesquise e procure fornecedores de matérias primas que possam lhe atender. Busque também fornecedores de embalagens e empresas que farão a produção dos rótulos.
Em termo de funcionários, se prepare, porque uma indústria do tipo dependerá de várias pessoas lidando diariamente com todos os serviços necessários, que vão desde o armazenamento de matérias primas até representantes comerciais que vão levar sua marca para o mercado.
Além de funcionários envolvidos na produção, você precisará ter químicos responsáveis pela formulação e que assinarão pela sua indústria.
Investimento para abrir uma indústria de cosméticos
Como você já pôde notar até aqui, não tem como montar uma indústria de cosméticos sem dinheiro ou com muito pouco capital. Porque tudo exige um investimento, seja na estrutura, em máquinas, na contratação de funcionários, legalização desse negócio, compra de matérias primas e muito mais.
Então mesmo que você procure iniciar algo bem enxuto, com o mínimo possível de investimento, ainda sim precisará ter capital disponível para fazer tudo funcionar.
Na média, é estimado que você precisará investir entre R$ 250 mil e R$ 1 milhão de Reais para montar uma fábrica de cosméticos de médio porte. Algumas indústrias tem um custo inicial maior ainda que esse valor, portanto é um tipo de negócio caro.
Divulgação e processo de venda em uma empresa de cosméticos
O marketing em uma indústria de cosméticos começa com a criação de uma boa marca para seus produtos e a divulgação deve focar muito na potencialização dessa marca. Pois assim o seu público alvo tomará conhecimento dos seus produtos, os lojistas se interessarão em revender e você conseguirá aumentar a visibilidade da sua empresa no mercado.
A venda tende a acontecer apenas no atacado para lojas de cosméticos, distribuidoras, supermercados e outros estabelecimentos que comprarão no atacado para revender no varejo.
Caso você não queira trabalhar dessa forma, poderá também implementar outros modelos de comercialização dos cosméticos, como a venda por catálogos, por exemplo. Porém geralmente o formato mais utilizado é a venda no atacado para lojistas.
Procure criar um site próprio para sua empresa, utilize as redes sociais, invista em divulgação em revistas no ramo de cosméticos e assim trace algumas estratégias para lançar sua marca no mercado.
Leia também: Como montar uma fábrica de esmaltes
Vale a pena montar uma indústria de cosméticos?
Sempre há espaço no mercado para quem é criativo e tem planos ambiciosos para seu negócio. Portanto, já existe uma concorrência muito forte nesse ramo e para conseguir se destacar é necessário “pensar fora da caixa” e inovar bastante, pois assim será possível conquistar um público bastante específico que vai gerar resultados muito positivos para sua indústria.
Então, eu acredito que vale a pena sim montar uma indústria de cosméticos, mas só faça isso se você planeja fazer algo diferente e não quer ser apenas mais uma empresa de cosméticos no mercado.
Desde o inicio procure realizar uma pesquisa de mercado, monte um bom plano de negócio e planeje com cautela a abertura desse novo negócio, porque é algo realmente muito complexo.
Enfim, eu espero que estas dicas tenham lhe ajudado a ter uma noção básica a respeito de como montar uma indústria de cosméticos.
4 comentários
Nuno Lourenço
Desejo ajuda ou um consultor qualificado para me orientar como estabelecer uma fábrica de cosméticos a base de produtos naturais, shampoos, amaciadores, máscaras, óleos, etc.
refiro-me a uma fábrica de médio porte.
WILSON
muito obrigado pela sua informação.
DEUS TE GUIE E TE ABENÇÕE.
frank willian campos
amigo muito obrigado , vc tem um conteudo mais profundo
Luiza Pinheiro
obrigada