Como montar uma gelateria

Publicado por José Neto em 29 de janeiro de 2018

Se você quer saber como montar uma gelateria passo a passo, aqui eu vou explicar tudo sobre esse negócio.

O Gelato (sorvete estilo italiano) é uma massa igual o sorvete, mas não contém aromatizantes, conservantes e nem corantes artificiais. Tem em média de 50% a 60% menos gordura que o sorvete tradicional.

Todas essas características aliadas a uma produção de qualidade, conferem o que realmente os diferencia, que é o sabor. Além de ser mais saudável que o sorvete, o menor teor de gordura confere paladar acentuado.

Então se você pensa em abrir uma gelateria, mas não sabe por onde começar, aqui eu vou mostrar os detalhes necessários.

1. Conheça o mercado de gelato no Brasil


Como montar uma gelateria de sucesso

Esse mercado que vinha apresentando um crescimento muito positivo, teve nos últimos anos um retrocesso, de grande impacto. Apesar de afetar diretamente, o mercado continua estável e inclinado a continuar sua evolução.

Os maiores investimentos projetados para os dois próximos anos, é justamente em cima do gelato diferenciado. As pessoas abrem cada vez menos mão da qualidade do produto, é a mentalidade do brasileiro evoluindo.

Os sorvetes considerados premium são o alvo dos novos empreendedores, aliado com o uso de frutas frescas, garantia de sucesso. Muitos dos donos de gelaterias, afirmam que apesar do quadro financeiro, não podem reclamar, o que é planejado é executado.

Uma dúvida é válida nesse contexto, como fica a venda do gelato em tempo de frio? É justamente essa a mudança que os empreendedores estão transformando aos poucos nos brasileiros. A situação da venda sazonal, ainda não foi solucionada por completo, mas caminha a passos largos para tal.

Uma alternativa para a venda no inverno, é a de aliar a venda do gelato com sobremesas quentes, por exemplo. Porém no Brasil tem um ponto positivo, pois o calor predomina praticamente o ano todo.

2. Ponto comercial para montar uma gelateria


Escolher um ponto comercial com boa localização é ideal para qualquer negócio, mas em se tratando de uma gelateria, boa localização é tudo. Priorize o centro de sua cidade, se possível próximo a praças ou outros comércios movimentados.

Invista em sua visibilidade, se necessário for gaste um pouco mais do que o planejado, e tenha certeza que o retorno será na mesma proporção.

Procure por imóveis que forneçam o espaço que você precisa, pois, via de regra, você irá produzir e comercializar no mesmo local escolhido. Dessa forma, você economiza na logística.

3. Estrutura interna e decoração


Quanto a estrutura interna, escolha um local bem iluminado, use cores claras e torne seu negócio visualmente mais agradável. Não economize na decoração, lembre-se você irá receber muitas crianças e famílias inteiras.

Lembrando que investir na capacitação e atendimento de seu pessoal, é fundamental. Pois eles representam a cara da sua empresa.

4. Defina a qualidade da sua matéria prima


O gelato bem produzido necessita de matéria prima de excelente qualidade. Uma dica é expor de maneira organizada e limpa, as frutas que usa, por exemplo, isso traz credibilidade e confiança por parte dos clientes.

Pesquise e traga pra sua produção frutas que representem a estação. Mantenha-se atualizado quanto a isso e seu público reconhecerá sua dedicação e empenho. Procure outras formas de cortar custos, mas não diminua a qualidade de seus produtos.

Como abrir uma gelateria

5. Equipamentos para montar uma gelateria


Você vai precisar de um espaço de mais ou menos 40 m², e alguns equipamentos básicos para começar a produção do seu gelato.

Veja o que é preciso para montar uma gelateria:

  • Bancadas para atendimento;
  • Freezer;
  • Embalagens para consumo;
  • Equipamento para milkshake;
  • Balança;
  • Cadeiras e mesas;
  • Itens de armazenamento;
  • Batedeira e liquidificador industrial;
  • Máquinas embaladoras;
  • Maturadores;
  • Fogão semi-industrual.

6. Investimento para abrir a gelateria


Como falado acima, tudo depende da distância que pretende percorrer no mundo nos negócios. Mas de início, para um empreendimento pequeno o investimento fica em torno R$ 45 a R$ 60 mil Reais.

Esse valor não inclui os custos de aquisição, de luvas ou taxas de franquias. E para determinar o capital de giro, some mais 20% do valor investimento. Assim você deve ficar calçado para o início de seu negócio.

Espero ter ajudado na decisão de seguir em frente com uma nova oportunidade de negócio ou de perseguir um sonho.

Mas o principal para se ter sucessos nos negócios independente do que seja, é fazer as coisas com paixão por aquilo. Colocar toda sua determinação e empenho e todo o restante deve apenas consequência de um trabalho bem feito.

Enfim, espero que as dicas de como montar uma gelateria tenham sido úteis, desejo muito sucesso e até breve!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário