Como fazer tomate seco para vender? Passo a passo lucrativo

Publicado por Lidia Massari em 1 de julho de 2023

Então você viu o potencial da coisa e agora quer aprender como fazer tomate seco para vender? O que acha de descobrir a melhor receita e estratégia para lucrar?

O tomate seco é aquele produto que muita gente ama, mas que quase ninguém se arrisca a fazer. E quando vamos ao supermercado, o susto é grande, já que um simples pote é relativamente caro. Será que há margem para ganhar bem?

Tudo isso você descobrirá abaixo, através de dicas fantásticas e muita informação relevante. Sério, eu não perderia porque você vai empreender logo depois!

Como fazer tomate seco para vender? Passo a passo com dicas lucrativas

É razoavelmente simples fazer tomate seco para vender, tirando as questões técnicas pontuais do processo. Isso porque o sucesso do produto está na secagem correta e no equilíbrio de temperos, para criar sabores harmônicos.

Não é por menos que é um dos principais produtos em conserva para vender, pois tem um mercado altamente fidelizado. Encontrei uma receita de tomate seco caseiro incrível para você lucrar!

1. Escolha e preparação dos tomates

A alta qualidade depende exclusivamente da escolha do tomate certo, “mas como assim, existe tomate ruim?”. Não necessariamente, mas considere as preferências do consumidor quando comercializar tomate seco.

Primeiro, o tomate não pode ser muito suculento ou ter alto teor de líquidos, pois interfere na consistência da conserva. E outra, o tempo de secagem é maior com esse tipo de tomate. Esse é um fator determinante para lucrar de verdade.

Melhores tomates para fazer tomate seco para vender

como fazer tomate seco para vender

  • Tomate italiano é o mais recomendado, pois tem polpa firme.
  • Tomate-cereja italiano de rama é excepcional.
  • O tomate Débora proporciona boas receitas.

Tomates que você deve evitar

  • Evite o tomate cereja porque seu teor de líquidos é alto.
  • O tomate uva, ou tomate grape, tem menos polpa e mais água.
  • Fuja também do tomate caqui, embora saboroso, não é apropriado.

Bem, agora que você já escolheu os tomates, é hora de higienizar para produzir. Sendo assim, lave-os em água corrente, retire imperfeições e pontos pretos. Em seguida, corte-os no sentido longitudinal, removendo excesso de polpa e sementes.

DICA VALIOSA: o cliente quer apreciar um tomate seco apetitoso, mas sem aquele excesso licoroso, né? Então, você precisa da “carne” do tomate, ou seja, evite colocar excesso de polpa, isso aumenta a qualidade!

2. Temperos para tomate seco

A escolha dos temperos é sempre um momento pessoal, pelo menos é assim que eu vejo. Porém, estamos falando de venda, então, não exagere nos componentes e condimentos. Com isso em mente, veja os ingredientes que você usará para fazer uma receita campeã de vendas:

Ingredientes da receita

  • 3kg de tomate italiano ou Débora (maduro e firme na medida)
  • 1 + 1/3 xícara (chá) de açúcar cristal
  • 1 + ½ colher (sopa) de sal
  • 5 dentes de alho descascados
  • 1 colher (café) de orégano
  • Pimenta-do-reino moída ou pimenta calabresa a gosto
  • Azeite e óleo para formar o líquido da conserva
  • Azeitonas verdes sem caroço (opcional)

DICA EXTRA: você pode mudar os temperos, mas azeite, óleo, açúcar e sal, são fundamentais. Afinal, é isso que estabiliza sabor e consistência da conserva!

3. Asse os tomates nas condições ideais

Agora chegamos ao momento da verdade para quem está aprendendo como fazer tomate seco para vender, que é o assamento. Dessa maneira, você precisa conhecer seu forno para não assar demais.

Olha só, o tomate precisa desidratar a ponto de ficar visualmente sequinho. Em contrapartida, a sua consistência deve oferecer textura suculenta e prazerosa na boca, faça dessa maneira:

  1. Aqueça o forno por 10 minutos entre 180° e 200°, dependendo da potência do equipamento.
  2. Em seguida, misture sal e açúcar e passe os tomates com a polpa voltada à mistura.
  3. Depois é só dispor os tomates numa assadeira, virados para cima, e levar para assar.
  4. A primeira etapa leva 90 a 110 minutos, depois você vira e deixa mais cerca de 1 hora.
  5. É fundamental ganhar aspecto de assado, mas sem queimar as bordas.
  6. Para finalizar, aguarde esfriar por completo e monte os potes como preferir.

Veja mais tipos de técnica de secagem de tomate para comercialização

Acima você viu o preparo no forno, mas dá para fazer de muitas maneiras distintas. Uma técnica interessante é desidratar o tomate por algumas horas em temperatura baixa, como 120°. Aí sim o resultado é a perfeição, mas demanda tempo.

Algumas pessoas também secam o tomate no micro-ondas, deixando de 3 em 3 minutos em potência máxima. O processo é repetido entre 6 e 7 vezes até ficar bem suculento e seco.

“Nossa, eu tenho a airfryer, tem como fazer tomate seco para vender na airfryer?”. Sim, é possível, mas com alguns ajustes. O primeiro, é dessorar o tomate com a mistura de sal e açúcar. Depois você assa por 30 minutos a 160°, virando na metade.

4. Atenção ao armazenamento ideal

Quando eu falo em armazenamento, não é apenas colocar o tomate no pote e guardar, pelo contrário. Essa é a etapa onde você dá o tom da conserva, colocando azeite, óleo, especiarias e demais ingredientes.

A montagem é simples, primeiro você vai escolher uma embalagem adequada para tomate seco. A dica, portanto, é usar potes de vidros devidamente higienizados, secos, arejados e com vedação eficiente, veja mais:

  1. Intercale tomate, azeite, alho, orégano, pimenta-do-reino e sal.
  2. Cuidado para não pesar a mão no sal.
  3. O mais importante é garantir que o tomate fique coberto pelo azeite, isso maximiza a segurança do armazenamento.
  4. Finalize as embalagens com rótulos, amarrações e aquele plástico aquecido para vedar a tampa.

DICA INTERESSANTE: quer saber como conservar os tomates secos para vender? Após finalizar a montagem, dá para armazenar na geladeira por até 2 semanas. Eu não recomendo congelar, embora dê certo. Assim você perde frescor e suculência!

5. Legalização da venda de tomate seco

Um erro comum é achar que conservas não precisam de licenças e alvarás, pois dependem disso. Se você montar uma fábrica de tomate seco, por exemplo, está sujeito a todas as obrigações legais e sanitárias.

E mesmo como autônomo na produção de pequena escala de tomate seco, é uma obrigação inquestionável. Vale dizer que cada estado possui um conjunto de processos, mas os principais passos são:

  • Formalizar o negócio com cadastro de Microempreendedor Individual (MEI).
  • Dirija-se à prefeitura da cidade para se inteirar dos próximos passos, como alvará sanitário e licença de funcionamento.
  • Desenvolva um processo de manipulação pautado em boas práticas.
  • Crie rótulos honestos, objetivos e personalizados.
  • Tenha um rigoroso controle de qualidade e assegure uma atuação duradoura.

DÚVIDA FREQUENTE: por quanto eu posso vender tomate seco?

Agora que você já entende melhor como fazer tomate seco para vender, provavelmente viu que é um negócio barato. Por consequência, a margem de lucro é vantajosa, mas isso depende dos custos de produção.

Outro ponto importante, é determinar o peso do produto. No mercado, encontramos potes de 500g, 300g e até 110g. Quanto menor a quantidade, mais atrativo se torna o item.

Portanto, some os insumos, avalie o rendimento, divida pela quantidade produzida e precifique com margem aproximada de 50% de lucro. Olha só, se você gastou R$40,00 para fazer 1kg, dá para cobrar R$80,00 ou fracionar pelo rendimento!

SUGESTÃO BÔNUS: diferencie seu tomate seco e venda mais

Eu poderia meramente dizer para você adicionar temperos, ervas frescas, azeitonas, alho confitado, entre outros complementos. Porém, eu me deparei com um vídeo onde a pessoa faz a secagem do tomate ao sol, quer ver?

Ainda que leve mais tempo para finalizar, ele se torna um diferencial nas vendas. Olha isso, você pode fazer o assado em larga escala. Contudo, você deixa o tomate desidratado ao sol como produto exclusivo, onde você cobra mais caro, entende?

Considerações finais sobre como fazer tomate seco para vender

Eu não serviria para aprender como fazer tomate seco para vender, pois acabaria comendo antes de ganhar o primeiro real. Na minha opinião, esse é um produto campeão de vendas, mas que exige cuidados na produção.

Portanto, destrinche as informações de hoje, ponha tudo em prática e otimize sua produção. Aliás, invista em inovação nas receitas e crie combinações sempre que possível, tenha ótimas vendas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, leve o conteúdo à frente e compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário