Como montar uma fábrica de óleo de coco: Tudo que você precisa saber!

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de maio de 2018

Ele ficou famoso e virou sensação, mas você sabe como montar uma fábrica de óleo de coco? Essa pode ser uma possibilidade para você abrir a sua empresa, já pensou nisso? Eu vou te ajudar!

A partir de agora você vai conhecer todos os pontos que são importantes para você começar a construir a sua fábrica do total zero e começar a ganhar dinheiro com ela – que é o objetivo, não é?

Pois bem! O meu convite para você é que fique aqui comigo durante todo esse artigo e preste atenção em todas as informações que separei especialmente para te ajudar a começar uma nova história.

Agora você vai entender como montar uma fábrica de óleo de coco de forma simples e direta. Depois disso, só dependerá de você continuar do jeito que está ou correr atrás do seu sonho.

Lembre-se: O que você quiser nessa vida, se estiver disposto a se dedicar e trabalhar duro, pode ser seu!

Porque o óleo de coco ficou tão querido?


Ele sempre esteve presente, mas de um tempo para cá passou a ser consumido de uma forma mais intensa que o normal.

Através de pesquisas, foi descoberto que o óleo de coco é bom para o cabelo, corpo e alimentação. Muitas pessoas substituem o azeite e o óleo de soja pelo de coco, visando uma vida mais saudável.

É aí que eu vou responder uma das suas possíveis dúvidas: “Será que vale a pena?”. Eu acredito que pode ser uma boa opção de venda, já que a sociedade passou a se preocupar mais com a saúde e tem mudado o hábito alimentar.

O óleo de coco passou a ser um dos ingredientes que não pode faltar em casa, surgiram diversas receitas que podem ser feitas com ele e assim, este alimento permaneceu na lista de compra de vários brasileiros.

Você já sabe que o óleo de coco é bom para a saúde e que muitas pessoas o consome, certo?

Agora é hora de entender como montar a sua fábrica de óleo de coco!

Leia também: Como vender água de coco

Como montar uma fábrica de óleo de coco: Perguntas que você tem e eu vou responder!


como montar uma fábrica de óleo de coco

Uma empresa, antes de qualquer coisa, precisa de organização! Se ela começa organizada, isso prosseguirá por todo o caminho da carreira. É por isso que saber como montar um plano de negócios é tão importante.

Isso é importante para que você tenha noção de como empreender, qual é a sua concorrência e como agir para conquistar clientes.

Antes de começar a montar o seu planejamento, sugiro que leia esse texto até o fim. Aqui vou responder algumas perguntas que todo mundo que deseja montar uma fábrica de óleo de coco faz.

Tenho certeza que elas vão te dar uma visão mais ampla do seu projeto e te ajudar a tomar as melhores decisões por ele.

Então fica aqui comigo e veja como montar uma fábrica de óleo de coco com esses pontos abaixo:

Quanto é necessário para investir em uma fábrica de óleo de coco?

Toda empresa precisa de um valor inicial para dar os primeiros passos, certo? O valor do investimento não é um “gasto”, ele é utilizado para lhe dar a estrutura necessária para começar a sua carreira.

O valor estimado para abrir uma fábrica de óleo de coco é de R$ 300 mil, isso envolve desde a abertura da empresa, local, equipamentos e agência de publicidade. Dentro desse custo está o capital de giro, que deve ser de R$ 30 mil.

O valor também envolve os materiais de consultório, a terraplanagem do terreno que será usado para plantação e alugueis.

Existe um local específico para abrir a fábrica?

Falando em terreno, eu não poderia deixar de citar, nesse meu manual de como montar uma fábrica de óleo de coco, qual o tipo de ponto que você deve procurar.

Você precisará escolher um ambiente bom para o plantio dos coqueiros e também para o local onde será feito os demais processos.

Não busque locais que sejam longe da cidade, pois é necessário que o ponto fique próximo das residências dos seus funcionários, do comércio e também de locais de fácil acesso.

É necessário que você saiba que a escolha do local deve ser aprovada pela Secretaria do Meio Ambiente do estado que você mora, só assim você poderá definir onde a empresa ficará localizada.

Quais equipamentos não podem faltar?

Lembra que mencionei que o valor do investimento também seria dedicado à compra de equipamentos? Pois bem, é hora de listá-los aqui, assim você poderá fazer uma pesquisa de mercado e encontrar os melhores locais para a aquisição.

Para a fabricação de óleo de coco, você precisará de:

  • Condensador;
  • Cozedor;
  • Triturador;
  • Tanque de armazenagem;
  • Embalagens para inserir o produto, pipetas, máquinas para envasamento e demais utensílios para a produção.

Quantos funcionários são necessários para iniciar a empresa?

Veja bem, a quantidade específica dependerá da sua necessidade. Eu acredito que baseado nas funções, seria necessário cerca de cinco funcionários para o início do empreendimento, mas isso também pode depender do porte da empresa.

Como posso divulgar a fábrica?

Primeiro você precisa analisar o público que você quer atingir, porque é necessário estudar quais tipos de meio de consumo são mais comuns e se não houver esse critério, você poderá estar investindo em um tipo de divulgação que não vale a pena.

Algo que você deve prestar bastante atenção é que os rótulos e as formas de divulgação de cosméticos e alimentos (já que o óleo de coco pode servir para as duas situações), deve ser regulada pela ANVISA, então todo cuidado é pouco e não divulgue nada sem a aprovação do órgão.

É interessante que você contrate uma agência de comunicação ou um profissional da área para realizar esse tipo de trabalho. Eles têm o conhecimento dos critérios da ANVISA, o que pode te ajudar a não cometer erros no momento de divulgar a sua fábrica.

Leia também: Como montar uma fábrica de óleos essenciais

Comece a trabalhar!


abrir uma fábrica de óleo de coco

Agora que te dei algumas dicas, espero que você possa ter sucesso na sua empresa. Faça um bom planejamento e se dedique para concluir cada etapa.

Você já sabe como montar uma fábrica de óleo de coco e deve utilizar isso ao seu favor para começar a mudança de vida que tanto quer.

Você pode!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

  • Arminda Lucena

    Muito boa as informações mas achei o investimento muito alto e preciso muito dinheiro.

Deixe o seu comentário