Como montar uma fábrica de charque: Estrutura e equipamentos

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de agosto de 2017

Trago uma ótima oportunidade de negócio para você. Vou te mostrar como montar uma fábrica de charque na sua região e conseguir ganhar dinheiro com ela. Muito consumida por todo o Brasil, a charque (ou jabá em alguns lugares) pode ser uma excelente fonte de renda.

Preparada ainda de forma tradicional, existem formas e procedimentos que industrializam o processo e te ajudam a ter uma produção capaz de atender à sua região e até a outras por perto.

Quer montar um negócio lucrativo e mudar a vida que vem levando? É bem provável que esse empreendimento te ajude. Para isso, no entanto, é preciso ter conhecimento, coragem e força de vontade para trabalhar duro. Está preparado?!

Eu tenho certeza que depois que ler todas as informações que preparei sobre como montar uma fábrica de charque, você vai se sentir mais preparado e motivado a tirar o seu negócio do papel e colocar em prática.

Vender charque dá dinheiro


Você compreende o quanto essa pode ser uma oportunidade incrível para você? É só prestar atenção a estabelecimentos próximos de você. Padarias, mercadinhos, supermercados, açougues… Todos eles comercializam charque!

Isso porque esse é um produto utilizado diariamente no prato dos brasileiros. Seja dentro do nosso querido feijão, seja em um escondidinho, em ensopados, cozidos, ou até mesmo frita e pura como um complemento.

Vender charque dá dinheiro para quem tem visão e reconhece o negócio. Mesmo que você comece bem pequeno, oferecendo para os estabelecimentos do seu bairro e para pessoas próximas, com o tempo o negócio tem tudo para crescer.

Apesar de existirem grandes empresas que fabricam o produto, ainda existem muitas brechas no mercado que você pode aproveitar para se estabelecer e trabalhar.

Além de entender com montar uma fábrica de charque, você precisa pensar também em como irá distribuir o seu produto, como vai divulga-lo e tudo que vai precisar fazer para ter bons resultados no final do mês.

Leia também: Como montar uma fábrica de embutidos e defumados

Regulamentações da Vigilância Sanitária


Como montar uma fábrica de charque

Antes de te mostrar qualquer ponto importante na construção dessa fábrica, é preciso que você compreenda que um negócio como esse precisa de licença para funcionar. Você precisa da autorização da Vigilância Sanitária.

É por isso que você precisa entrar em contato com a sua Prefeitura para entender em que áreas pode colocar o negócio e quais são as exigências de saúde e higiene que precisa cumprir.

Montar uma estrutura primeiro e depois procurar essas informações pode te dar bastante dor de cabeça. É bem provável que você tenha que refazer algumas coisas e isso vai gerar prejuízo financeiro e de tempo.

Preocupe-se primeiro com o que você precisa cumprir, entenda o que a Vigilância Sanitária pede e construa uma estrutura a partir disso.

Lembrando que não se pode, em hipótese alguma, montar um negócio como esse de forma ilegal. Você precisa se preocupar primeiramente com a saúde do seu consumidor!

Escolha bons fornecedores


A matéria prima da charque é a carne! Por isso você precisa ter o máximo de cuidado na hora de escolher os seus fornecedores de carnes para fazer charque. Não tem muito tempo que o Brasil passou pelo maior escândalo de carnes e você precisa se certificar de que estará comprando de um local sério e confiável.

Dependendo de onde você more é possível comprar diretamente de fazendas de abate, açougue ou até de grandes frigoríficos que trabalham com a venda de carne em atacado.

É importante procurar por esses fornecedores no atacado porque se não o seu custo de produção será alto e o negócio não terá nenhuma margem de lucro. Esse é outro ponto importante sobre como montar uma fábrica de charque e que nem todos dão atenção.

Encontrar o melhor fornecedor não só vai garantir que sua charque seja deliciosa, mas também vai garantir segurança para os seus consumidores e credibilidade para a sua marca. Lembre-se disso!

Tipos de carne para charque


Saber os tipos de carne para fazer charque é fundamental para quem vai montar o negócio. Escolher a carne errada pode resultar em uma charque dura, sem sabor e que os seus clientes não gostem.

Os tipos de carne que são utilizadas para fabricação de charque são: dianteiros, ponta de agulha e carcaças.

fabricação de charque

Como montar uma fábrica de charque


Independente do tamanho da sua fábrica de charque é preciso que ela seja dividia em algumas seções que vão garantir que todo o processo da fabricação da charque aconteça corretamente.

Além do setor de produção, que irei explicar logo abaixo, você vai precisar de uma área de recebimento de clientes, área administrativa, sanitários e uma copa. Todos os setores precisam ser bem organizados e limpos, seguindo todas as exigências da Vigilância Sanitária.

Área de produção da charque

Conhecer a produção é fundamental se você quer mesmo saber como montar uma fábrica de charque. Esse o ponto mais importante do seu negócio e merece total atenção.

Basicamente a sua parte de produção deverá ser dividia nas seguintes áreas:

  • Recebimento e estoque de matéria prima;
  • Câmara fria;
  • Desossa;
  • Manteação;
  • Salga úmida;
  • Salga seca;
  • Ressalga;
  • Pilha de volta;
  • Tombagem;
  • Lavagem;
  • Secagem;
  • Embalagem.

O primeiro processo da produção de charque é o charqueamento, onde a musculatura da carne será cortada e ficará mais fina. Isso é para conseguir peças uniformes.

Depois disso, a carne seguirá pelos demais processos:

Salga úmida

A carne será levada a tanques especiais com sal em solução a 23,50 Baumé ou 950 salômetros. A carne fica de 30 a 40 minutos em uma temperatura de 150 °C.

Salga seca

Depois que a carne sai da salmora ela vai para esse setor onde fica por cerca de 12 horas.

Ressalga

A carne será salgada em todas as suas camadas, sendo que a sua parte gordurosa ficará para cima.

Pilha de volta

Nesse momento as peças ficarão em posições invertidas.

Tombos

Coloca-se a carne com a parte inferior voltada para cima.

Lavagem prévia

É feita para retirar todo o excesso de sal que fica na superfície da carne. Esse processo é feito com água especial e cloro ativo.

Dessecação

As carnes são colocadas em varais e ficam expostas ao sol.

Estendidas

São feitas para cortar a canícula intensa e impedir a dessecação da carne.

Embalagem

Esse é o momento onde a charque será embalada por meio de prensas em pequenos pacotes. O mais comum é que ele seja comercializado em 500 g.

Equipamentos

Um ponto importante sobre como montar uma fábrica de charque é a compra dos equipamentos. Você precisa se certificar de comprar equipamentos de qualidade que terão também durabilidade.

Entre os equipamentos para montar uma fábrica de charque, estão:

  • Câmara frigorífica;
  • Tanques misturadores;
  • Mesas de ferro e tampo de polipropileno;
  • Facas e outros utensílios para corte;
  • Embaladora de charque;
  • Prensa de charque;
  • Balança;
  • Varais;
  • Prateleiras e estantes;
  • Computador, telefone, impressora.

Monte uma equipe de venda de sucesso


Não precisa começar com muita gente se não puder, mas se você tiver pelo menos um vendedor, você e ele deverão montar uma dupla implacável de vendas na sua região e depois nos arredores.

Além de montar uma fábrica de charque da forma correta você precisa tomar cuidado com a forma de distribuição, divulgação e comercialização do seu produto. Afinal, é só assim que você vai conseguir ganhar dinheiro.

Monte um treinamento especial para seus funcionários e os torne consultores qualificados e especializados em charque. Conhecimento é um dos fatores que convencem alguém de fechar o negócio.

Monte apresentações, faça treinamentos e mostre às pessoas que a sua empresa tem um padrão e todos os funcionários falam a mesma lingua. Isso dá credibilidade, confiança no produto e forma ótimas parcerias.

Leia também: Como montar uma butique de carnes

Faça um planejamento do negócio e seja organizado


Você agora já sabe como montar uma fábrica de charque e pode dar os primeiros passos para estruturar o seu negócio. Para isso você vai precisar de um bom planejamento.

Gaste o tempo que for necessário para fazer o projeto da sua fábrica e identificar todos os detalhes do que precisa resolver e do que precisa ser feito.

Com organização e planejamento você tem muito mais chance de ter sucesso com a sua fábrica do que os seus concorrentes. Esses dois pontos são o segredo de muitos empreendedores realizados hoje em dia.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

4 comentários

  • Fornecedores que vendem carnes para fabricar charque. Podem me mandar?

  • manuel pinheiro

    AGRADEÇO CONTACTO DE FABRICANTES DE FABRICA PARA CARNE CHARQUE E SUA TECNOLOGIA
    OBRIGADO
    MANUEL PINHEIRO

  • Quanto custa um investimento pra uma fábrica pequena? como ter rentabilidade se o charque alem de demorar muito ainda perde 55% de seu peso inicial?

  • Maria Teixeira

    ola boa tarde eu quero saber se voces fornecem o material e a montagem de uma fabrica de charque e o preço de cada material e se for possivel o preço total tanto do material como o da montagem

Deixe o seu comentário