Para montar uma empresa de tecnologia você vai precisar de R$10 mil e um espaço de 60 m ². Isso em uma visão mais geral do negócio, mas é preciso definir o tipo de área que quer atuar para ter uma noção mais específica.
No artigo abaixo eu vou te falar sobre cada uma das etapas do processo de abertura desse projeto e eu tenho certeza que depois da leitura saberá exatamente o que fazer. Fica comigo até o final e aproveita!
Defina a área que quer atuar
O primeiro passo para tornar esse projeto real é definir o tipo de empresa de tecnologia que pretende criar. Existem muitas possibilidades, desde as que exigem uma estrutura mais simples, até aquelas que dependem de um investimento bem maior e layouts complexos.
Abaixo eu trouxe algumas das que são mais evidentes nos dias de hoje para que você tenha uma noção e possa até se inspirar:
- Webdesign;
- Produção de conteúdo multimídia;
- Criação e produção de games;
- Modelagem 3D;
- Treinamento em informática;
- Portais;
- Tratamento de dados;
- Suporte técnico;
- Produção e criação de programas;
- Robótica;
- Desenvolvimento de aplicativos.
Estude o mercado
Pronto! Já sabe a área que quer atuar? Agora é o momento de mergulhar nela. Pesquise e observe todo o mercado de forma internacional, nacional e local. Veja o que grandes empresas estão fazendo, quais são as novidades e possibilidades.
Também observe se na sua região já existe alguém que atue dessa forma e, existindo, como é a maneira que trabalha e o que oferece para a sociedade.
Ter essa visão vai te ajudar a reconhecer pontos positivos que devem ser aproveitados, ao mesmo tempo em que vai te fazer perceber coisas que só atrapalham e que devem ser evitadas.
Monte um bom planejamento
Não tem como criar uma empresa de tecnologia sem ter esse cuidado. É preciso sentar e organizar todas as informações que tem em mãos para tentar, a partir delas, criar um negócio forte e com bom embasamento.
Então anote quanto tem para investir, o tipo de tecnologia que vai trabalhar, os equipamentos e espaços que precisa, a quantidade de colaboradores, o público alvo que quer atingir e até como se comunicar com ele.
Por mais chata que essa etapa pareça, ela é que vai te encaminhar para o sucesso, então leve o tempo que precisar com isso.
Escolha uma localização que caiba no seu orçamento
No geral, não existem muitas exigências em relação à localização de um projeto como esse. Sua preocupação precisa ser em arranjar um espaço que seja seguro, que caiba no seu orçamento e que seja de fácil acesso para seus colaboradores e clientes.
Eu acho, inclusive, que no início você pode aproveitar para economizar nesse quesito. Procure um lugar que seja mais barato, mas que ao mesmo tempo te dê o conforto necessário para o trabalho.
Aos poucos, você pode ir para outra região.
Crie a estrutura ideal para o trabalho
A estrutura para montar uma empresa de tecnologia vai variar demais de acordo com o tipo de área que você pretende seguir. Aqui eu vou te dar uma visão que funciona para os setores que são mais comuns, como os que apresentei acima, mas é importante entender bastante do seu negócio antes de seguir por isso, ok?
Em relação ao tamanho do local, não é preciso grande coisa. Uma sala com 60 m² já é mais do que suficiente para começar algumas atividades. Ela nem precisa ser dividida de início. Dá muito bem para em um único vão você organizar mesas e cadeiras para que sua equipe trabalhe de forma confortável e junta.
Acredito que o mais importante é que o local esteja sempre bem limpo, seja bem organizado e tenha iluminação e ventilação adequadas.
Equipamentos
Aqui também é um tema que varia de acordo com o tipo de tecnologia trabalhada, mas no geral todas as empresas vão precisar de:
- Computadores de boa capacidade;
- Mesas e cadeiras;
- Quadros de anotação;
- Internet de alta velocidade;
- Estantes ou arquivos;
- Cafeteira;
- Filtro de água;
- Telefone.
Invista em bons profissionais
O bom funcionamento de uma empresa de tecnologia depende, em sua maior parte, do tipo de profissional que você tem ao seu lado. É a sua especialidade e a do seu colaborador, que vão trazer e manter clientes.
Quanto melhor for a sua equipe no serviço e no atendimento, mais forte fica a sua marca. Quanto melhor a experiência do público com o seu projeto, mais ele mesmo fará o boca a boca por aí.
Por isso, se tem uma área que se deve investir bastante, é essa daqui! Entenda primeiro a quantidade de pessoas que precisa para o seu negócio funcionar, as funções e a partir disso corra atrás de quem tem experiência e amor.
Também é importante que depois da equipe formada você esteja sempre atento para trazer cursos e capacitações para todos.
Aposte na divulgação
Qualquer empresa hoje em dia sabe o quanto ter atenção para a divulgação é importante e ajuda o negócio a crescer. Não adianta oferecer o melhor serviço do mundo se ninguém souber disso, entende?
Por isso tenha pelo menos um funcionário que fique focado nessa função. Hoje a gente tem a possibilidade de alcançar muita gente através da internet sem precisar gastar nada com isso, então invista nessa possibilidade.
Quanto mais cuidar da forma como sua empresa se coloca no mundo digital, mais pessoas vão confiar e acreditar na sua marca e o seu negócio só vai crescer.
Calcule quanto precisará investir
Você vai saber o valor aproximado do seu investimento quando fizer aquele planejamento que falei mais acima. Só com ele dá para entender as suas necessidades e, a partir delas, quanto isso significa em valor.
Se for atuar em áreas mais “comuns” é possível iniciar seu trabalho com pouco mais de R$10 mil. Algumas pessoas começam com muito menos, trabalhando de casa, com seus computadores e parceiros em home office.
Tudo vai depender do tamanho do seu projeto e do seu objetivo com ele, mas a grande vantagem dessa área é que é possível começar com quase nada.
Entenda quanto é possível ganhar
Eu não tenho como te dizer um valor exato de quanto fatura uma empresa de tecnologia porque não sei em que área pretende atuar, mas o que posso te dizer é que esse é um mercado que movimenta muito dinheiro.
É possível, mesmo com uma estrutura pequena, movimentar milhões de reais por ano.
Por isso, se esse é o setor que você ama, dê tudo de si! Esteja sempre estudando as novidades, sempre se empenhando em oferecer o melhor para o seu cliente e tenha organização e pés no chão.
Comece a trabalhar
Agora que você já sabe como montar uma empresa de tecnologia, o negócio é agir! Espero que o artigo tenha te dado uma visão geral do assunto e sanado algumas dúvidas.
Não perca mais tempo e realize o seu sonho, hein?
Aproveite para conferir também o artigo com ideias de nomes para empresa de tecnologia que nós postamos aqui no site.
Deixe um comentário