Quer saber como montar uma empresa de paisagismo? Então eu vou te mostrar! Pesquisei e trouxe para você as informações bases para você começar o seu negócio da forma correta e ter bons resultados.
Se você tem interesse por essa área, saiba que essa pode ser uma grande oportunidade. É um segmento que tem crescido muito nos últimos anos e pelo andar da carruagem, as coisas vão se superar ainda mais.
Então se você entrar hoje no mercado, mesmo que exista concorrência, as chances de você conseguir se estabelecer são boas – claro que para isso basta que você aprenda, se dedique e trabalhe duro.
Quero poder te ajudar a conquistar o seu objetivo e é para isso que esse texto está aqui! De uma forma simples, prática, mas muito informativa, você vai entender tudo que é necessário para abrir uma empresa de paisagismo por aí. Vem comigo!
Primeira coisa: Paisagismo não é jardinagem!
Muita gente confunde paisagismo com os serviços de jardinagem, mas apesar de terem algumas semelhanças, não são a mesma coisa!
O paisagismo cuida de planejar e projetar áreas verdes, cuidando de tudo que interfere na paisagem externa de espaços abertos, áreas livres, casas e prédios e tudo o mais que esteja envolvido entre homem e natureza.
A jardinagem é mais voltada para a plantação de espécies vegetais, sabe? Como a construção de jardins mesmo. Pode-se até dizer que a jardinagem está dentro do paisagismo, mas definitivamente são coisas diferentes.
Entender bem isso é fundamental para aprender como montar uma empresa de paisagismo, por isso achei importante falar disso aqui assim. Espero que tenha entendido. Agora vamos adiante.
Leia também: Como abrir um viveiro de mudas
Entenda o mercado de paisagismo no Brasil
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para ver se esse negócio é ou não para você, é compreender como anda o seu mercado nacional e regionalmente.
A verdade é que por muito tempo o mercado do paisagismo era para uma parcela elitista da nossa sociedade, muito pelo alto custo. Hoje, no entanto, depois de tantos problemas econômicos que o nosso país sofreu (e ainda sofre) e também por causa do estouro que está a construção civil, a perspectiva é outra.
O setor de paisagismo agora é considerado em fase de expansão. Apesar das dificuldades que venham a existir no mercado, a verdade é que a concorrência ainda não é tão grande e você, se tiver uma base boa e bom planejamento, pode construir uma empresa de paisagismo de sucesso.
Claro que não é fácil, não é? Só que é possível! Na verdade entender como é esse mercado aí vai te ajudar muito a saber até como começar a trabalhar, quais passos dar e as melhores estratégias.
Por isso também que é importante que você preste atenção ao que está acontecendo no local onde você pretende investir. Conheça os concorrentes, como eles trabalham, reconheça as oportunidades… Isso vai ser muito útil para você.
Você precisa de um bom planejamento!
Entender o que é o seu trabalho e como está o mercado são dois passos fundamentais para você seguir adiante com o seu negócio. Essa, na minha visão, é a parte mais importante de como montar uma empresa de paisagismo.
Em todo tipo de negócio é fundamental investir pesado no seu planejamento. Fazer um plano de negócios pode sim levar tempo, mas é o que vai te ajudar a ter uma base sólida e construir a possibilidade de expansão – mesmo que você tenha começado pequeno.
Para isso basta colocar no papel todos os seus objetivos e toda a realidade do negócio – como para que tipo de público quer voltar sua atenção. A partir daí você vai ter uma visão do que quer fazer e do que pode colocar em prática agora.
Isso evita que você cometa erros bobos, que tenha prejuízos desnecessários e também vai te ajudar a chegar mais rápido nos seus objetivos.
Como montar uma empresa de paisagismo: Estrutura física do negócio
Agora que você compreende o mercado e sabe também exatamente qual é o tipo de serviço que uma empresa de paisagismo oferece, é hora de entender algumas questões mais estruturais do seu negócio.
Aqui eu reuni pontos como localização da sua empresa, estrutura que você precisa ter e até mesmo o tipo de funcionário que você precisa contratar.
Na verdade essas são questões muito simples, mas que fazem uma diferença enorme no seu negócio como um todo. Por isso a minha dica é que você compreenda a parte geral, mas que ainda coloque e adapte para a sua realidade e seus objetivos.
Beleza? Então vamos seguir para conhecer como montar uma empresa de paisagismo nesse aspecto:
1. Localização
Se você já viu como é o seu mercado e escolheu o público que vai atingir, na hora de escolher a região onde se instalar você precisa lembrar disso! Esteja em um local que seja de fácil acesso para quem você quer atingir.
Normalmente, para abrir uma empresa de paisagismo, o ideal é estar em áreas centrais da cidade ou até mesmo perto de centros com estabelecimentos que tenham a ver com o seu negócio – desde lojas de decoração a de materiais de construção.
Lembrando que também é preciso considerar as questões financeiras. Você precisa arranjar o melhor lugar analisando primeiro as suas possibilidades. Não adianta querer colocar o pé onde não alcança e acabar se embolando, viu?
Uma coisa que eu não posso deixar de falar é que você pode até começar trabalhar em Home Office, já que pode se encontrar com um cliente em uma cafeteria, por exemplo, e todo o trabalho de projeto pode ser desenvolvido em sua casa.
2. Estrutura
Esse é um passo importante de como montar uma empresa de paisagismo, mas de antemão preciso te dizer que é algo simples e que não vai exigir grandes investimentos.
Você vai precisar montar basicamente um escritório com uma sala de reunião e área de produção com mesas e computadores. Também vale à pena ter uma recepção, uma copa e sanitários.
O que mais conta é que o ambiente seja organizado, aconchegante e que permita que você e a sua equipe trabalhem com eficiência e produtividade.
3. Equipe
Para montar a sua equipe você precisa procurar por profissionais que já atuem nas áreas de arquitetura e decoração. Essas pessoas tem a capacidade técnica para a produção dos projetos de paisagismo que a sua empresa terá que executar.
É bom lembrar que no caso de equipe e atuação, você tem duas opções para trabalhar:
- Foco em projetos de paisagismo;
- Trabalhar com o projeto e com a execução dele.
Se você optar pela segunda opção, vai precisar também de profissionais da construção civil como um todo, desde pedreiro à pintor.
Investimento
O investimento para abrir uma empresa de paisagismo varia de acordo com cada situação. Tudo depende do tipo de serviço que quer oferecer, do quanto pode investir no momento e até mesmo do quanto pretende ganhar.
Para montar uma empresa de pequeno/médio porte você precisará de algo em torno de R$50.000. De acordo com o Sebrae, no entanto, para iniciar nessa área o seu investimento deverá ser de aproximadamente R$116.000.
Lembrando que nada adianta investir financeiramente se você não tiver a disposição e vontade de fazer o negócio acontecer de verdade. Será preciso ser presente e estar o tempo todo atrás de conhecimento para melhorar o seu negócio e fazê-lo crescer.
Leia também: Como montar um escritório de arquitetura
O importante é começar!
Não adianta nada saber como montar uma empresa de paisagismo se você nunca colocar essas informações em prática. Por isso eu te digo: Esse é o melhor momento de você começar a correr atrás dos seus planos.
Eu espero que esse texto tenha te ajudado de alguma forma e que agora mesmo você comece!
Um grande abraço.