Como montar uma criação de minhocas

Publicado por Jéssica Trabuco em 26 de junho de 2016

Você já pensou em montar uma criação de minhocas? Essa atividade, também conhecida como minhocultura, é considerada recente no Brasil, portanto, desconhecida de grande parte da população.

Altamente ricas em proteínas, as minhocas são consideradas uma ótima opção de alimento para outras espécies de animais. Ela é utilizada ainda para a produção de farinha, que é usadas como isca viva na pesca esportiva.

Outra função importante das minhocas é na decomposição de lixo orgânico, grandes cidades possuem minhocários em seus condomínios para que essa função seja realizada.

Então nesse artigo de hoje eu irei lhe explicar, basicamente, como iniciar sua própria estrutura para criar minhocas e como transformar essa atividade em sua própria fonte de renda!

O mercado de criação de minhocas


como montar uma criação de minhocas

A criação de minhocas é um negócio lucrativo, pois a procura por esses pequenos animais é alta. Já que as minhocas são utilizadas por floricultores, jardineiros e paisagistas que desejam transformar o seu jardim em um local mais saudável.

Um outro fator que torna a criação de minhocas altamente lucrativa, é que por ser uma atividade relativamente nova, a concorrência é bastante reduzida, o que aumenta potencialmente o número de clientes e o valor do seu produto.

Apesar de não parecer, os pescadores são clientes raros de empresários que possuem esse tipo de criação, uma vez que eles preferem utilizar a isca viva em sua pescaria. Realmente, a grande maioria de compradores são os profissionais da área de jardinagem.

Investimento para montar uma criação de minhocas


O valor para se montar uma criação de minhoca gira em torno de R$ 3 mil Reais, não muito mais que isso. Nesse valor estão inclusos o investimento inicial, os gastos com a aquisição do primeiro lote de minhocas, assim como a construção e a instalação do espaço para iniciar o pequeno negócio.

O grande número de canais de venda, associado ao baixo valor do investimento inicial, fazem da minhocultura uma forma de aumentar a renda. Estima-se que a criação de minhocas movimente cerca de 500 milhões de reais por ano, e seu crescimento anual é de cerca de 20%.

A precisão de baixo investimento inicial e dos custos reduzidos com manutenção e infraestrutura colaboram para a obtenção de um negócio altamente rentável. O mais interessante, é que este tipo de criação não necessita de mão-de-obra qualificada e nem tratamento veterinário.

Qual a estrutura de um minhocário?


O minhocário é um local com terra, porém seu fundo é feito de cimento ou alvenaria, para evitar que os animais não entrem no terreno e possam “fugir”. Os minhocários precisam permanecer ao sol para que a terra esteja constantemente aquecida e seja regada regularmente, mas o local precisa ser protegido de chuvas, para evitar que a água não alague o solo e provoque a morte das minhocas.

Para se iniciar uma criação de minhoca, é indicado que o espaço escolhido tenha aproximadamente, dois metros quadrados por canteiro e no mínimo três canteiros, não muito mais que isso. É importante deixar um espaço pré-determinado para que não haja acúmulo de água. A profundidade do minhocário também é específica, ela deve ter em média 30 centímetros.

Esse cuidado com relação a quantidade de água é importante, porque as minhocas não aguentam locais encharcados, isso por que sua respiração é cutânea, ou seja, feita pela pele. Em ambientes onde há grande acúmulo de água, a tendência é existir pouco oxigênio, impedindo a respiração desses animais.

Qual a melhor espécie de minhoca para se criar?


Para ser ter uma criação de minhocas, é necessário conhecer as espécies mais utilizadas nesse tipo de atividade. As espécies de minhocas mais populares são: as vermelha-da-califórnia ou vermelha-híbrida (Eisenia phoetida), gigante africana (Eudrilus eugeniae), minhoca européia (Lumbricus rubelus), minhoca brava (Pheretyma hawayana), minhoca mansa (Lumbricus terrestris) e minhocoçu (Rhinodrilus alatus).

Todas essas espécies de minhocas citadas, são muito adaptáveis ao clima brasileiro e conservam o seu ritmo de reprodução em qualquer lugar.

Não é preciso começar sua criação com um número muito grande de animais. Se você adquirir 1 litro de matriz da espécie da minhoca desejada, será mais do que suficiente para a montagem de seu minhocário.

Isso porque sua reprodução é bissexuada, e com menos de 1 mês, você terá a primeira prole de minhocas. Outro detalhe importante, é que as minhocas se reproduzem sem nenhum auxílio, e podem ser comercializados no mesmo momento em que estão se reproduzindo sem problema algum.

Leia também: Como montar uma granja de frango

como montar um minhocário

Como alimentar as minhocas?


Se você está decidido a montar uma criação de minhocas, saiba que há outro benefício, com relação à economia, nesse modelo de atividade. Isso porque a alimentação das minhocas é considerado algo completamente simples e barato.

A alimentação delas é composta basicamente de matéria orgânica, que são folhas secas, frutas, cascas, esterco e restos de vegetais em geral. O indicado por especialista, é que se acumule todos os restos destinado a alimentação das minhocas, e deixe em um local seco e arejado por ao menos uma semana, para em seguida servir aos animais. As minhocas devem ser alimentadas início do dia.

Outra dica importante aqui, é que sempre guarde mais alimento em estocagem no seu período de repouso, isso evita que o alimento servido esteja muito úmido e prejudique a criação de minhocas.

Vale a pena montar uma criação de minhocas?


Esse tipo de atividade é indicado para pessoas que vivem em chácaras ou sítios, pois possuem um espaço relativamente grande para montar o espaço de criação das minhocas.

Se você possui essas características, podemos afirmar com toda convicção de que montar uma criação de minhocas vale muito a pena, pois o investimento é baixíssimo, e o retorno é rápido, assim como o lucro é bastante alto.

Enfim, espero que tenha gostado das dicas de hoje e lhe desejo sucesso com seu novo minhocário, pois essa é uma grande oportunidade para tornar seu sítio ou fazenda ainda mais lucrativa!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

3 comentários

  • Como entro no mercado de venda das minhocas?

  • JACIARA BERNARDO

    Ótima oportunidade de negócio recomendo aos interessados…

    Muito bom a matéria… obrigada pelas informações…

    Sucesso a todos!

  • katia caldas de araujo pereira

    Tenho em minha casa um terreno com muitas minhocas e me interessei em criar , logicamente para uma renda extra !O terreno que tenho de terra é de aproximadamente 5×15 e gostaria de fazer cursos e futuramente comercializar as minhocas .solicito orientações

Deixe o seu comentário