Como montar uma creche para idosos? Veja como funciona

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de outubro de 2019

Quer saber como montar uma creche para idosos? Então vem ver esse guia completo que eu preparei com todo o passo a passo para você conseguir!

Você sabia que a expectativa é que já a partir do ano de 2025 a população idosa seja maior do que a infantil? Isso só comprova o quanto investir em serviços para idosos é um bom negócio e pode render muito dinheiro.

A creche tem se mostrado uma opção interessante porque tem influenciado diretamente na qualidade de vida dessas pessoas.

Tenho certeza que você já deve ter visto algo parecido por aí e por isso quer tanto investir nessa área, não é? Só que é preciso mais do que querer! Existem cuidados e preocupações que devem ser levados à sério para dar o melhor ao seu público.

Mais do que um centro de convivência para idosos, a creche tem um teor mais pessoal e se você entender como funciona, pode ter excelentes resultados.

O que acha da minha proposta? Você fica comigo até o final desse artigo e eu te mostro como montar uma creche para idosos de forma prática!

Guia completo de como montar uma creche para idosos


Trouxe sete pontos principais de como montar uma creche para idosos do zero na sua região, mas só ler isso aqui não vai mudar nada na sua vida. É preciso colocar em prática.

Também é importante dizer que todos os pontos devem ser adaptados de acordo com a sua região, com o seu projeto e com os seus objetivos. Aqui é uma base, mas a partir do momento que você a coloca mais próxima, os resultados ficam melhores.

Preparado? Então vamos lá:

como abrir uma creche para idosos

1. Entenda o seu mercado

O primeiro passo de qualquer negócio é pesquisar como o mercado funciona. Por mais que eu te diga que esse é um segmento forte, é preciso compreender como ele está aí na região que você pretende trabalhar.

Então comece a analisar isso. Tem muitos idosos por aí? Existem outros empreendimentos voltados para eles? Como funcionam? O que essas pessoas precisam e querem? Qual é o seu poder aquisitivo?

Tudo isso vai permitir que você conheça os pontos fortes e fracos e que consiga aproveitar ao máximo essas questões no seu projeto.

2. Agora é hora do planejamento

Agora que você já sabe exatamente como o seu mercado local funciona, fica fácil montar uma estratégia que realmente funcione. O planejamento é parte fundamental para abrir uma creche para idosos que tenha sucesso.

Eu sei que você tem mais ou menos uma ideia do que quer com ela, não é? Pois coloque no papel! A partir daí você também precisa colocar o investimento que tem disponível para fazer o negócio acontecer.

Esses dois cenários permitirão que você entenda o que será possível e o que precisará aguardar. Assim dá para aproveitar da melhor maneira o que se tem para chegar nos objetivos.

É como um manual do tesouro que te dá todo o passo a passo para chegar no ouro.

Mesmo quem começa pequeno, com um bom planejamento, a possibilidade de expansão é enorme. Então tome todo o cuidado possível com isso.

3. Será preciso profissionais especializados

Como estamos falando de um local onde os idosos ficarão durante a maior parte do dia, um dos pontos cruciais é a presença de profissionais especializados em algumas áreas: como enfermeiro, nutricionistas e técnicos.

Esses profissionais irão auxiliar toda a rotina da creche, garantindo a segurança e o bem-estar dos seus clientes.

Além dessas pessoas também será preciso ter gente para cuidar da alimentação, da limpeza, da administração do lugar e até da parte de entretenimento.

Outra coisa que é muito importante: Eu acho que não tem como montar uma creche para idosos sem ter uma equipe de pessoas que realmente tenham o cuidado com o outro, paciência e amor.

4. Tenha o local adequado

Escolher a localização certa não vai ser uma tarefa muito fácil porque existem muitos aspectos que precisam ser avaliados, mas é talvez a parte mais importante do projeto.

Dê preferência por locais que sejam térreos, sem escadas e que sejam amplos e com jardim e área externa para algumas atividades.

Quando se fala em negócios para idosos, é preciso focar tudo para eles. Então lembre-se que a locomoção precisa acontecer sem dificuldades e eles precisam se sentir um pouco em casa também.

5. Estrutura adaptada!

Toda a estrutura, por mais que seja simples, precisa ser adaptada ao seu público. Por isso contrate um profissional que possa criar um projeto arquitetônico que tenha atenção a algumas coisas.

Por exemplo: Barras de apoio em algumas pareces, pisos antiderrapantes… Tudo isso é para segurança e conforto dos seus alunos.

É muito importante também que o ambiente seja bem arejado, que seja muito bem limpo, que tenha áreas para descanso, áreas para sentar e conversar com outros.

6. Pense nas atividades que vai oferecer

como montar uma creche para idosos

Um dos aspectos principais de como montar uma creche para idosos é justamente o tipo de serviço que será oferecido para eles.

Como estamos falando de um empreendimento que funciona das 8h às 18h algumas coisas a gente já consegue imaginar: Eles precisam ter alimentação, espaço para banho, área de descanso. Pelo menos!

Fora isso é bacana que você pense em atividades que os deixe animados, felizes e que ajude, inclusive, na sua saúde.

É possível montar um cronograma de exercícios físicos, ter aula de música e de dança, ter jogos como baralho e damas, aula e pintura. São muitas as possibilidades e no geral não é preciso nem de muita coisa para conseguir oferecer isso.

Por mais simples que possa ser uma aula que você vá oferecer, ela tem um poder enorme de influenciar o bem-estar e até a felicidade das pessoas.

Pense com carinho em um cronograma que os faça bem mental e fisicamente.

7. Como cobrar?

Em alguns lugares, principalmente na região sudeste, as creches costumam cobrar por hora, mas quando o idoso fica meio turno ou até o dia todo, é possível fazer um pacote mensal.

A média da taxa cobrada por hora fica entre R$15 a R$20, com as possibilidades de adaptação de acordo com a necessidade de cada um.

O que eu acho é que antes de definir qualquer valor a ser cobrado você precisa saber qual é o seu custo mensal. Isso que vai ser a base para definição de todas as outras coisas.

Para ter uma ideia você também pode ir nos seus concorrentes avaliar quanto e como eles cobram. É importante ficar em uma faixa que o seu público possa pagar e que você também tenha lucro.

Comece a se organizar para o seu negócio acontecer!


Entender como montar uma creche para idosos é só um dos primeiros passos para fazer o negócio acontecer. O que conta agora é o que você fará com essa informação.

Espero que o texto tenha te ajudado e que você comece a se organizar o quanto antes para transformar esse projeto em realidade.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

6 comentários

  • valeria medeiros

    òla sou daqui de Piracicaba gostaria de abrir uma creche para idosos pois amo o que faço atualmente trabalho com hemodiàlise.

  • Elaine Novais

    Gostaria de saber qual documentos necessários e licenças que devem ter para abrir uma creche idoso.

  • Deuselina costa dos santos

    Tenho enteresse de montar a creche para idosos tenho local contador sou cuidadora e enfermeira

  • Qual documentação é necessária pra abrir a creche de idosos, é obrigatório a contratação de enfermagem?

  • daniel dos santos lauro

    qual a documentação e as licenças nescessárias para abertura de uma creche de idoso????

  • Fabiana Fernandes

    Para abrir uma creche é necessário alguma licença na prefeitura? Ou algum outro tipo de licença?
    Quais são os documentos necessários para abrir uma creche de idosos.?

Deixe o seu comentário