Como montar uma confecção de vestidos

Publicado por Jéssica Trabuco em 2 de outubro de 2016

Se tem uma coisa que a crise não atrapalha é com que as mulheres continuem comprando roupas. Por isso hoje vamos ensinar como montar uma confecção de vestidos.

Esse tipo de roupa é muito popular e vende bastante. Existem vários modelos, de vários tamanhos e as mulheres adoram.

É uma grande oportunidade de negócio pra se começar com pouco dinheiro e que é totalmente lucrativo. Você pode começar ele na sua casa e em pouco tempo precisará de mais funcionários e um local maior.

Está a fim de se lançar em um negócio como esse? Dedicação, esforço, inovação e estratégias de divulgação são essenciais.

O que é uma confecção?


Como montar uma confecção de vestidos

Basicamente é uma fábrica de roupas, no caso em questão vai ser uma fábrica especializada na produção de vestidos. É um negócio que pode ser feito de pequeno ou grande porte, começando o trabalho sozinho (caso você saiba costurar) ou com mais funcionários. O Objetivo é criar e vender roupas (tanto para o público final quanto para lojas).

Existem duas formas para se trabalhar com a sua confecção de vestidos. Você poderá fazer vestidos por encomenda ou por criação própria.

Seguindo a produção por encomenda, o cliente irá lhe solicitar a criação de um modelo em questão com características próprias, dentro de um período estipulado. Já quando a produção é por criação própria a confecção irá fazer seus próprios modelos, criando sua própria marca para vender para estabelecimentos de roupa ou para o consumidor final.

Essa segunda forma de trabalho com a confecção de vestidos é a que mais chama atenção dos novos empreendedores. Ela dá maiores possibilidades de lucro e de alcance, além de dar liberdade para o negócio. No entanto, nesse caso será preciso um estudo maior, pesquisas sobre as tendências, para que as criações consigam chamar a atenção do consumidor e se destacar das demais peças.

É muito importante buscar modelos inovadores de vestidos, trazer formas diferentes e bonitas. O negócio é fazer dos seus vestidos um objeto de desejo da mulherada.

Leia também: Como montar uma confecção infantil

Investimento para uma confecção de vestidos


Isso vai depender diretamente do tamanho da confecção que você quer montar. Caso queira começar do pequeno, você irá investir pouco.

Normalmente as pessoas que se interessam por esse tipo de negócio já costuram, então o investimento cai mais ainda. Será necessário comprar algumas máquinas de costura e matéria prima (tecido, linha, agulhas, sacolas, tesoura, fitas e o que mais possa dar suporte na criação dos vestidos).

O problema de iniciar um negócio tão pequeno é que a produção demora mais para ser concluída e muitas oportunidades de encomendas grandes podem não ser aproveitadas por conta do prazo de entrega.

Se o seu objetivo é montar uma confecção de vestidos de médio ou grande porte, o investimento inicial poderá chegar aos R$ 200 mil Reais. Isso porque você irá investir em um ambiente maior, com mais máquinas, com mão de obra capaz, com mais material, os equipamentos da instalação (o que inclui material de escritório também) e divulgação em longa escala.

Será preciso investir principalmente em um design de roupas e em ótimas costureiras. São esses profissionais que farão toda a diferença para a sua confecção de vestidos.

Mercado de vestidos no Brasil


Existe uma coisa que é preciso ser dita e pode parecer um pouco desanimadora: o mercado está abarrotado de concorrentes! Tem gente com confecções de roupas em todos os lugares, não é difícil encontrar. No entanto, isso não deve te desencorajar, muito pelo contrário!

Procure alternativas para atingir públicos específicos com os seus vestidos. Inove, pense em formas diferentes de venda e apresentação. Por que não focar seus vestidos para mulheres acima do peso, ou para grávidas? São dois segmentos fortes que não tem muito trabalho ainda.

O que você precisa ter em mente ao montar a sua confecção de vestidos é que está oferecendo um produto que tem saída sempre! Roupas desgastam e as mulheres compram muito! É um público fiel, então basta investir em qualidade e bom atendimento que elas com certeza retornarão.

Junto com o segmento de alimentos, o segmento de roupas é um dos mais embasados e importantes do país. Além de ser uma necessidade, roupa é artigo de luxo, artigo de desejo – nada melhor do que trabalhar com os sonhos e a autoestima do outro. É mais fácil agregar valor ao seu produto dessa forma.

Legalização de uma confecção de vestidos


Montar uma confecção de vestido legalizada é o mesmo processo de criar uma loja que atende outras lojas. Para isso você precisará abrir uma firma para obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), um cadastro na prefeitura para emitir nota fiscal.

Se o intuito é mesmo ter uma marca de roupas, é interessante que essa marca seja registrada. Isso é muito importante porque assegura que ninguém utilize a sua marca e é uma garantia futura quando o seu negócio virar um sucesso e ficar conhecido.

Como divulgar minha confecção de vestidos


Atualmente a melhor forma de divulgar produtos do segmento de roupas é através da internet, mais especificamente das redes sociais. É comum vermos lojas e confecções investindo no poder dessas novas mídias para disseminar o seu produto.

Entre as redes sociais que você poderá escolher, existe uma que tem um poder muito maior para esse segmento: o Instagram. É uma plataforma que o que mais chama a atenção é a imagem e onde muita gente já utiliza para compras.

Invista em fotos bonitas e criativas dos seus produtos e na utilização adequada de uma ferramenta conhecida como hashtag (#). Através dela você usará palavras chaves que tornarão o acesso às suas publicações mais fácil.

O alcance que as redes sociais têm é enorme, podendo possibilitar inclusive que o seu negócio se expanda para todo o Brasil. Invista em profissionais da área de comunicação para que sua confecção tenha uma presença forte nesse mundo. Com isso seu sucesso está a um passo.

Leia também: Empresa de bordados a máquina

Confecção de vestido dá dinheiro?


Você tem um produto muito procurado, você tem necessidade básica do cidadão mais o desejo, você tem possibilidade de investimento baixo com alto lucro em cima dos produtos… É claro que montar uma confecção de vestido dá dinheiro.

Dar dinheiro não significa não trabalhar muito, na verdade significa o contrário. Você já sabe que esse é um negócio que tem muito concorrente e é por isso que você precisa estar disposto a estudar mais, a inovar e a trabalhar ainda mais.

Focando em oportunidades que não são aproveitadas, como segmentos específicos dentro de vestuário, é possível que em pouco tempo o seus produtos se tornem populares e você consiga converter suas vendas em muito dinheiro.

É preciso investir em qualidade de matéria prima, em qualidade de atendimento e na divulgação. Com certeza com as dicas que demos aqui você vai montar a sua confecção de vestidos bem mais confiante e em pouco tempo perceberá que valeu à pena.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Irene Nascimento Oliveira

    Estou sem trabalho remunerado e como sei costurar desejo fazer vestidos, criar um pequeno atelier na minha casa me ajudem, pois não tenho muito dinheiro e só tenho uma overlok e uma costura reta e 300,00 reais e muita vontade e precisão.

Deixe o seu comentário