Como montar uma clínica de psicanálise

Publicado por Jéssica Trabuco em 20 de novembro de 2020

Para montar uma clínica de psicanálise você precisa de um espaço de 40m² que serão distribuídos entre recepção, sala de atendimento e sanitário. 

O investimento inicial gira em torno de R$3 mil, caso você seja o psicanalista, porém se você precisar contratar um profissional especializado este custo aumenta, pelo menos, para R$5.200.

Existem algumas dúvidas em relação a implementação desse tipo de negócio e pensando nisso, trouxe abaixo oito passos essenciais para que comece com o pé direito:

Como montar uma clínica de psicanálise

Faça um bom planejamento


O primeiro passo necessário para abrir um consultório de psicanálise é reservar um tempo para estudar o mercado na sua região e os seus potenciais concorrentes. 

A verdade é que a procura por terapia se tornou constante na vida de muitos brasileiros e isso fez com que muitos profissionais se voltassem para esse segmento com uma maior atenção e dedicação.

O aumento da procura, ocasionou um proporcional aumenta da oferta, então é preciso conhecer melhor o seu território antes de se instalar, para que tenha uma possibilidade maior de crescimento.

Entenda o processo burocrático para começar a funcionar


O primeiro passo para legalizar uma clínica de psicanálise é decidindo se você irá atuar como pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ).

O processo a ser percorrido por uma PF é mais curto e simples, já que basta ir na prefeitura com alguns documentos para se cadastrar como profissional autônomo. Porém não existe possibilidade de ter outros profissionais na sua equipe, nem de prestar serviços para outras empresas. 

Vale lembrar que, apesar da categoria não ter um Conselho de Classe essa não é uma atividade econômica que pode ser registrada como Microempreendedor Individual (MEI), portanto, para atuar como PJ, outras possibilidades devem ser avaliadas na hora de fazer o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

É importante se atentar a documentos essenciais, como o alvará de funcionamento, para se regularizar na prefeitura e correr atrás de toda papelada para atender as vigências da Receita Federal e da Junta Comercial. 

Por fim, é preciso que o profissional tenha um certificado de conclusão de curso em uma graduação qualquer e tenha um certificado de curso de especialização em psicanálise com teoria, análise e supervisão.

Defina o seu público alvo


A maioria das clínicas faz um atendimento generalizado, mas saber o tipo de pessoa que você tem um potencial maior em ajudar, pode fazer com que você defina melhor sua ação.

Então, tente estabelecer filtros como idade, sexo e poder aquisitivo para traçar melhor o perfil da sua clientela e de que maneira você pode se desenvolver para fornecer um atendimento mais personalizado e diferenciado.

Escolha um lugar que abrace seus clientes


A escolha do local para começar um empreendimento costuma ser uma parte bastante estratégica e está vinculada a diversas questões que devem ser colocadas na balança antes de uma tomada de decisão.

Abaixo vou te apresentar três aspectos para que você faça a melhor escolha possível:

Fluxo de pessoas

Ao contrário do que muitos pensam, no caso do processo de abertura de uma clínica de psicanálise, é fundamental optar por locais menos movimentados, com pouco fluxo de carros e zoadas externas, para que o cliente consiga sentir tranquilidade e paz antes mesmo de entrar no seu estabelecimento. 

Essa característica é fundamental no processo de concentração e de imersão do paciente no tratamento oferecido por esse tipo de estabelecimento e é a mesma considerada ao abrir um consultório de psicologia, por exemplo.

Acessibilidade

Pessoas que procuram por um serviço como este podem estar com um nível de estresse elevado e muitas preocupações na cabeça, sendo sua obrigação tornar o encontro de vocês o mais agradável possível e se localizar em áreas de fácil acesso é um passo importante.

Isso reduz o tempo de procura dos clientes e consequentemente o nível de estresse.

Visibilidade

Apesar de sabermos que “quem não é visto não é lembrado” a visibilidade do local não é um fator que determina tanto o sucesso de uma clínica de psicanálise, sabia? Isso ocorre porque é raro uma pessoa estar passando na rua e decidir visitar esse tipo de espaço ou fazer uma consulta aleatória. 

A verdade é que as pessoas que buscam um psicanalista têm motivos de sobra para encontrá-lo em qualquer canto, basta você fazer um bom marketing porque essa sim é a melhor visibilidade para o seu negócio!

Monte uma estrutura receptiva!


abrir uma clínica de psicanálise

A estrutura de consultórios de psicanálise costuma ser dividida em recepção, sala de atendimento e sanitário, mas você pode implementar outros ambientes se achar necessário.

Para passar as melhores sensações possíveis para os pacientes é preciso harmonizar o ambiente de todas as formas que conseguir. 

Veja as dicas incríveis que trouxe para você a respeito do equilíbrio do seu espaço:

  • Opte por uma paleta de cores mais neutra, para que não estimule ou potencialize sentimentos nos clientes;
  • Tenha um ambiente arejado, ventilado e espaçoso, para fazer com que o paciente se sinta livre e leve;
  • Compre alguns itens decorativos que não chamem muito atenção e tragam sensação de bem estar como: Plantas, abajur e almofadas;
  • Reserve alguns aromatizadores que estejam associados com relaxamento e segurança.

Invista nos equipamentos necessários!


O principal equipamento para uma clínica de psicanálise é o famoso divã, que foi adotado pelo próprio Freud para evitar um contato direto do analista com o paciente e para evitar resistências ou desconfortos de ambas as partes.

O móvel traz a ideia de entrega total do paciente ao processo terapêutico, por isso o paciente começa suas sessões sentado em uma poltrona ou sofá e a medida em que ocorre o seu desenvolvimento ele passa para o divã para investigação de áreas mais profundas.

Além do divã existem outros móveis que você pode investir para agregar mais ao seu ambiente, veja abaixo cinco equipamentos:

  • Luminária de chão;
  • Poltronas;
  • Materiais de escritório;
  • Divã;
  • Estantes com livros.

Foque em uma boa divulgação para atrair novos clientes


O processo de divulgação de clínicas de psicanálise é feito de uma forma mais indireta, sendo aqueles métodos mais tradicionais, como carro de som e panfletos, não muito atrativos para potenciais clientes. 

Sabendo disso, trago abaixo três estratégias que você pode seguir para ser lembrado em todo canto:

Bom atendimento

Ter um bom atendimento permite que os clientes façam toda a publicidade por você, através da propaganda boca a boca. 

Esse é o método mais requisitado pelos empreendedores visionários, porque eleva o patamar do seu negócio no mercado, a qualidade do serviço ofertado e o melhor de tudo, você não investe um centavo para fazer essa promoção.

Networking

Investir no networking possibilita que você se relacione com outros profissionais que podem ser da sua área de atuação ou não.

Esse tipo de relacionamento faz com que o seu negócio crie autoridade no segmento, além de gerar frutos positivos para todas as partes envolvidas, pois além da possibilidade de divulgação de seus serviços, podem ser firmadas parcerias bem promissoras.

Internet

O mundo digital é o que impulsiona todo empreendimento nos tempos de hoje, pelo enorme alcance e pela versatilidade que oferece.

A forma mais simples de ser visto e lembrado como psicanalista é criando conteúdos que ajudem de alguma forma seus potenciais consumidores através de mídias sociais. 

Esses conteúdos acabam criando um certo relacionamento e até reciprocidade e isso instiga a curiosidade das pessoas de conhecerem o seu trabalho mais a fundo.

Dica: Você pode investir em anúncios para promover seu negócio, mas captar clientes através da distribuição de conteúdos é um caminho mais genuíno e que costuma das mais certo para esse tipo de nicho. 

Implemente coisas que podem fazer sua clínica de psicanálise ser mais procurada


Em todo negócio há melhorias que podem ser abraçadas com o intuito de elevar a reputação e o faturamento médio. Pensando nisso, trago três sacadas simples e práticas para você implementar o quanto antes:

Saiba o melhor lugar para se estabelecer

Quando passamos em uma avenida e encontramos vários locais disponibilizando o mesmo serviço, ficamos muito acomodados e acabamos procrastinando por mais tempo, isso ocorre pela sensação de que teremos os serviços sempre a nossa disposição.

É exatamente aí que mora a grande sacada: Gerar escassez. 

Conhecer seus concorrentes, te possibilita estudar o que eles oferecem e a partir disso abrir o seu espaço com aspectos diferenciados e o mais distante possível deles, para gerar uma sensação de escassez na região.

Tenha várias playlists prontas

Ter uma música ambiente em consultórios de psicanálise não é algo tão atípico, mas descobrir quais bandas preferidas do seu paciente e recebê-lo sempre com a playlist tocando é um diferencial e tanto.

Isso faz com que o paciente se sinta importante, se sinta feliz por estar ouvindo aquele artista, além de fazer com que ele fale disso para outras pessoas. Portanto, separa a listinha de músicas e prepara o som!

Tenha serviços adicionais!

Você pode melhorar ainda mais a experiência do seu cliente disponibilizando outros serviços, seja através de parcerias ou contratações mesmo. Dizem que o corpo e a mente caminham juntos e não há como manter a saúde de um sem pensar no outro.

Então, você pode disponibilizar serviços como: Acupuntura, ventosaterapia, aromaterapia, cromoterapia, yoga e cristaloterapia. A ideia é que a pessoa saia da sua clínica completamente renovada.

Afinal, a psicanálise tem como um dos princípios equilibrar o “eu” interior com o mundo externo.

Conteúdo Recomendado:


Monte seu espaço!


Agora que conheceu os cuidados que precisa ter nesse guia de como montar uma clínica de psicanálise, agora é só ter paciência e fazer as escolhas certas. 

Espero que seu negócio seja a solução para o problema de muitas pessoas e que vocês cresçam juntos!

Estou na torcida desde já!

Abraços e te espero na próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário