Como montar uma boutique de roupas: 8 Dicas para iniciar!

Já pensou em montar uma boutique de roupas em sua cidade? Esse é um modelo de negócio que sempre faz sucesso, mas é preciso seguir alguns passos para iniciar!

As boutiques não surgiram no Brasil. Esse é um modelo de loja francesa, mas que por aqui se adaptou muito bem.

Atualmente as boutiques de roupas estão em alta, pois existe uma quantidade grande de pessoas que buscam roupas mais sofisticadas. E na maioria dos lugares é, exatamente, nas boutiques que se encontra esse tipo de produto.

Então se você quer iniciar um negócio do tipo, mas ainda não sabe por onde dar os primeiros passos, basta continuar lendo!

1. Entenda o que é uma boutique de roupas


O que é uma boutique de roupas

Uma boutique de roupas é uma loja pequena, que geralmente vende peças mais selecionadas e de boa qualidade. Além disso, as boutiques focam em uma boa decoração, excelência no atendimento e roupas elegantes.

Portanto, é um modelo de loja voltada para o público de maior poder aquisitivo.

A principal diferença de uma loja para uma boutique é que a loja, geralmente, trabalha com uma variedade grande de peças e atende um público amplo. Já a boutique vende peças selecionadas, para um público bem específico que preza pelo bom atendimento e que estão dispostos a pagar caro por um produto de qualidade.

Entendendo esse conceito básico você já conseguirá visualizar mais facilmente o seu futuro negócio e entender o que precisa para monta-lo.

2. Local para montar uma boutique


A localização conta muito para esse tipo de negócio. Por isso, prefira locais onde o seu público alvo está ou costuma frequentar.

Portanto, pode ser nas proximidades de escritórios ou centros administrativos. Pode ser também em uma rua de comércio onde existem outras lojas mais sofisticadas.

Mas, em muitos casos, as boutiques são montadas em shoppings ou galerias. Pois são locais mais requintados e com um público mais específico que costuma frequentar.

Leve em consideração também a facilidade de estacionamento, boa visibilidade para sua loja e conforto para bom atendimento da sua clientela.

3. Estrutura interna para a loja


Um espaço com cerca de 40 m² já é suficiente para montar uma pequena boutique de roupas. Isso porque você precisa ter apenas o local para exposição das peças, um pequeno balcão de atendimento, um provador e um lavado.

O ponto mais importante da estrutura interna será a decoração. Porque isso chama muito a atenção do seu público e dará uma sensação de sofisticação para o ambiente. Então capriche na decoração, na iluminação, coloque um ar condicionado e dê o máximo de conforto para o cliente.

Tenha também a frente da loja toda em vidro, para poder expor algumas peças em manequins, por exemplo, e destacar o ambiente sofisticado da sua loja. Isso chama muito a atenção de quem passa pelo local.

como montar uma butique de roupas

4. Defina o que irá vender na boutique


A grande maioria das boutiques de roupas são voltadas para o público feminino. Elas vendem, principalmente, vestidos, conjuntos, calças e blusas. Mas é possível vender todos os tipos de roupas, inclusive hoje existem boutiques masculinas que também fazem sucesso.

Então você pode vender os tipos de peças que eu citei anteriormente, e também trabalhar com outros. Como moda praia, roupas fitness ou algo do tipo. Mas sempre focando na sofisticação e oferecendo marcas de qualidade.

5. Procure bons fornecedores


Acredito que essa será uma das etapas mais difíceis e demoradas do seu negócio. Porque é muito complicado achar fornecedores de peças de alta qualidade e com bom preço para revenda.

Por isso é preciso dedicar um tempo pesquisando, procurando marcas ou fabricantes que possam lhe atender.

Você pode procurar fornecedores de roupas alfaiataria feminina, por exemplo, vestidos de festa também vendem bastante, fornecedores de conjuntos sofisticados e muito mais.

Outra boa opção é procurar fornecedores de roupas evangélicas. Porque é um tipo de público que costuma procurar boutiques do tipo também.

6. Contrate e treine bons funcionários


Quem deseja saber como montar uma boutique de roupas precisa se atentar muito ao atendimento. Pois esse é um tipo de negócio que exige um atendimento diferenciado.

Afinal estamos falando de uma loja que trabalha com requinte, tem um local bastante confortável e sofisticado para o cliente, então o atendimento também é peça fundamental.

O ponto positivo é que não precisa de muitos funcionários. Apenas 2 atendentes são suficientes e você pode cuidar do caixa da loja.

dicas de como montar uma boutique de roupas

7. Organize sua boutique


Outra coisa que eu considero muito importante nesse guia de como montar uma boutique de roupas é a organização. Se você não for bom com arrumação de espaços, chame alguém que goste disso e possa te ajudar, pois esse ponto também é importante.

Organize as prateleiras e araras de forma que os clientes consigam encontrar melhor o que procuram.

A forma mais simples de fazer isso é organizar por tipo de roupa, por exemplo: segmentar por calças, saias, vestidos, blusas de manga longa, camisetas, e por aí vai.

Nós já postamos aqui algumas dicas em um artigo sobre como organizar uma loja de roupas. Então vale a pena conferir depois!

8. Fique de olho na moda e nas datas comemorativas


Não se esqueça de que agora você está completamente inserido no mundo fashion! Isso significa que você precisará estar sempre acompanhando a moda e as tendências, para renovar seus produtos dentro do que o mercado está pedindo.

Quando falo de moda e tendências, isso inclui as datas comemorativas, como São João, Natal e Ano Novo, assim como as épocas (verão, inverno etc).

É natural que as pessoas entrem nas boutiques de roupas esperando encontrar as peças que condizem com aquele determinado período. Então tenha certeza de que seguir as dicas deste tópico aumentará muito suas vendas!

Vale a pena montar uma boutique de roupas?


Sim, vale muito a pena montar uma boutique de roupas atualmente. Porque é um tipo de negócio que costuma gerar bons lucros, mesmo tendo uma clientela menor.

Isso porque você irá trabalhar com peças mais caras e que também proporcionam uma margem de lucro melhor. Falando nisso, o seu lucro tende a ficar na faixa dos 100% em cada produto vendido.

Para encerrar, eu espero que tenha gostado de todas as dicas sobre como montar uma boutique que eu trouxe aqui. Agora cabe a você colocar em prática e ir estruturando seu negócio aos poucos.

Aproveite e veja também o artigo que postamos aqui com ideias de nomes para loja de roupas. Porque você precisa de um nome legal para seu negócio!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

7 comentários

  • Marília Adelaide César Bila

    Adorei a postagem, parabéns e muitos sucessos!

  • com certeza abriu muito a minha visao e me ajudou muito a me preparar para abrir minha botique. muito muito obrigada.

  • Raiane Freitas

    Amei suas dicas em breve abrirei minha butique 😇🙏🏻🙏🏻

  • Muito obrigada!!!,adorei as informações muito importante, agora sim estou ainda mais decidida em abrir minha boutique. Que Deus abençoe

  • Jane Teixeira Félix

    Muito obrigada pela dicas foram de grande estimulo para mim .Que continuo te abençoando e te usando para orientar outras pessoas. Bjssss

    • A

      Muito obrigado pelo seu comentário e pelo incentivo.
      Desejo muito sucesso para você também no seu negócio!

  • elisabete maria dos santos

    bom dia amei essas dicas vou mim prepara para abrir minha boutique obrigada pelas dicas e que DEUS abençoi

Deixe o seu comentário