Como montar uma agência de ecoturismo: Guia completo!

Publicado por Jéssica Trabuco em 3 de abril de 2018

Hoje eu vou te mostrar como montar uma agência de ecoturismo e entrar para ganhar dinheiro nesse mercado que vem crescendo ao longo dos anos. Trouxe informações de qualidade e algumas dicas que eu tenho certeza que irão te ajudar.

Absorver o máximo de conteúdo possível sobre a área que se pretende trabalhar é fundamental! Se você que é o dono do negócio não conhece tudo sobre ele, como é que espera que dê certo?

O primeiro passo é de fato se qualificar profissionalmente, estudar, planejar e só depois dessas fases começar a colocar suas mãos na massa. Fazendo dessa forma você tem mais chances de sucesso do que seus concorrentes nessa área.

Então, está pronto?! Fica comigo até o final do artigo, aproveita essas informações de qualidade e assim que puder coloque tudo em prática dando o melhor de si.

Dedicação, esforço, trabalho, estudo, planejamento e amor são ingredientes para uma receita de agência de ecoturismo de sucesso. Vem comigo!

Primeiro: O que é ecoturismo?


Talvez você já até saiba, mas é importante tocarmos nesse assunto porque tem muita gente que confunde com outros serviços que nada tem a ver com o que a sua agência irá fazer a partir de agora.

Eco vem de ecologia e é exatamente isso que o ecoturismo quer dizer. É um turismo focado em unir pessoas e naturezas, seja por exploração de áreas preservadas, seja por meio de esportes na natureza…

O objetivo principal é unir pessoas e natureza da maneira mais saudável possível, sem agredir o local onde está passando e dando uma experiência incrível para os turistas que investiram por isso.

O bacana é que o seu negócio tem potencial para contribuir para a preservação da natureza de forma direta! Além de uma excelente oportunidade de negócio, é a sua chance de ajudar a melhorar a situação do nosso planeta.

Tem coisa melhor do que trabalhar com algo que além de dinheiro tem um significado desse? É uma chance e tanto!

Leia também: Como montar uma empresa de turismo para idosos

Como anda o mercado de ecoturismo?


montar uma agência de ecoturismo

Não adianta saber como montar uma agência de ecoturismo sem pesquisar como anda esse mercado por aqui! Antes de começar em qualquer negócio você precisa pesquisar o seu potencial, é fato!

A verdade é que moramos em um país que por si só tem um amplo campo para o trabalho em ecoturismo e infelizmente isso nem sempre é bem aproveitado. A boa notícia é que o ecoturismo é o segmento em turismo que mais cresce no mundo todos os anos.

Enquanto que o mercado de turismo tradicional tem crescimento de mais ou menos 7,5% ao ano, o eco cresce de 15 a 25% – esses são dados do Sebrae.

Ainda mais com as vidas corridas que as pessoas tem tido nos últimos tempos, uma fugidinha para ficar perto da natureza tem sido uma preocupação e até prioridade. Mundialmente o faturamento de ecoturismo é de U$260 bilhões, sendo que o Brasil é responsável por U$70 milhões.

Então é sim um mercado em potencial e dependendo da forma como você trabalhe e até as áreas que irá incluir nos seus negócios, é possível ter sucesso e ganhar dinheiro.

Só não se esqueça de que existem concorrentes e que, assim como em qualquer negócio, é preciso dedicação, esforço e trabalho duro!

Como montar uma agência de ecoturismo com potencial: Faça um bom planejamento!


Esse é um dos pontos mais importantes para um empreendedor. Não dá para montar algo que tenha potencial de qualquer jeito ou só por instinto. Você precisa conhecer o mercado, suas possibilidades, ver o que dá ou não para fazer.

É como um manual de instruções de um produto que você acaba de comprar. Você tem toda a sequência do que precisa encaixar e colocar no lugar par a ter o seu resultado final bem feito e bem organizado.

Acredite: Um bom planejamento ou a falta dele influencia completamente o potencial da sua agência de ecoturismo. Sem ele você pode falir em pouco tempo, com ele você pode se tornar uma referência no mercado.

Definição importante: Criar roteiros ou vender de parceiros?


como abrir uma agência de ecoturismo

Existe uma coisa muito importante em relação a como montar uma agência de ecoturismo. Você basicamente tem duas opções de como vai trabalhar:

  • Criar os próprios roteiros de ecoturismo, com profissionais próprios, veículos, equipamentos e criações de trilhas e outros esportes, em regiões específicas ou em vários locais do Brasil;
  • Montar uma agência que vai vender serviços de empresas de ecoturismo que tem toda a estrutura de trilhas, passeios, viagens e outras atividades, ganhando comissões por cada venda feita.

As duas opções são boas e tem potencial, mas é preciso dizer algo que é bem explícito: Se você for montar uma estrutura maior para ser o responsável diretamente pelo turismo nas regiões, é preciso maior investimento. Isso é fato!

Já quando você monta a agência e faz parceria com empresas que tem essa estrutura pronta, o seu investimento inicial é baixo (já que você pode até trabalhar de casa pela internet ou só montar um escritório em algum local).

Você precisa pensar nisso na hora de fazer o seu planejamento para abrir uma agência de ecoturismo. O que você quer fazer? Quais são os seus planos iniciais?

Se eu puder te dar um conselho, acho que seria mais válido você começar vendendo o serviço de outros, para ter mais experiência e até conhecer melhor como as coisas funcionam para depois montar sua própria estrutura nesse sentido.

Como montar uma agência de ecoturismo: Localização e estrutura


Agora vamos falar mais de partes práticas do seu negócio, tudo bem? Vou te dar uma visão sobre pontos que são importantes na hora de decidir o local onde você vai trabalhar e também a estrutura do seu negócio.

Observe abaixo:

#1 – Localização

O seu escritório, caso seja físico, precisa ser visível para a maior quantidade de pessoas possível. Por isso o ideal é que ele seja montado em uma rua bem movimentada, ou em um shopping, galeria, em Rodoviárias ou até Aeroportos.

Quanto mais gente conseguir ver que você está ali, melhor! Em cidades menores e turísticas, o ideal é que você esteja em uma região onde é comum passar muita gente também, como no centro ou perto de atrações.

#2 – Estrutura

A estrutura de uma agência de ecoturismo só pode ser montada a partir do momento que você resolve como trabalhar.

O escritório vai precisar existir de qualquer forma, independente de como você trabalhe. Com ele você não tem muito com o que se preocupar. Os equipamentos são basicamente os de escritório:

  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Bebedor;
  • Televisão;
  • Poltronas;
  • Sofás (em algumas situações);
  • Armários;
  • Equipamentos de escritório.

Caso você opte em você mesmo montar os pacotes de turismo e ter gente trabalhando nisso, será preciso investir em outros equipamentos e veículos:

  • Van;
  • Equipamentos de rapel;
  • Equipamentos de mergulho;
  • Equipamentos de escalada;
  • Carros 4×4;
  • E muitas outras coisas que vão variar de acordo com os serviços.

#3 – Pessoal

A quantidade de pessoas e o tipo de profissional também vai variar de acordo com o tipo de negócio que você vai decidir montar.

Para escritório você pode até começar com apenas mais uma pessoa que vai te ajudar a vender os pacotes e organizar as coisas.

Já para os serviços de ecoturismo, você vai precisar de profissionais capacitados e especializados em cada uma das atividades que você fornecer. Nessas situações é fundamental priorizar profissionais que morem nas regiões de ecoturismo.

Quanto é preciso investir para montar uma agência?


A maioria das pessoas que vem perguntar como montar uma agência de ecoturismo ficam bem preocupadas com o valor que é necessário investir para tirar o projeto do papel e começar a trabalhar.

Mais uma vez eu preciso dizer: O valor vai variar de acordo com a estrutura que você quer ter, com os serviços que quer oferecer.

Um escritório para ser montado precisa de pouca coisa. Como falei, você tanto pode começar trabalhando em casa por meio da internet e investir R$5.000, como montar uma loja em um shopping que pode custar uns R$60.000.

Para saber o valor exato de quanto é preciso investir para montar uma agência de ecoturismo você precisa fazer um bom planejamento, lá no começo.

É preciso investir em divulgação!


Seja qual for o tipo de negócio que você vai montar dentro de ecoturismo, uma coisa você precisa fazer com toda a sua força e trabalho: a divulgação! Principalmente por meio da internet.

Então meu conselho é que você contrate um profissional ou uma agência que entenda do famoso marketing de conteúdo. Por meio de seu site e blog é possível fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio e fechem pacotes com você.

É um investimento que vale muito a pena porque ele tem potencial para triplicar o seu faturamento se for bem feito. Então já separe um valor para isso, ok?

como montar uma agência de ecoturismo

Comece a se preparar!


Eu espero que esse artigo não só tenha te explicado como montar uma agência de ecoturismo, mas que tenha te dado a vontade necessária para você ir atrás disso e dar o seu melhor para concretizar.

Agora está em suas mãos o poder de começar o seu negócio e ganhar dinheiro e eu espero, sinceramente, que você aproveite!

Boa sorte!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Yosef E Golbspan

    Parabéns, Jéssica.
    Penso que o teu texto está muito bem escrito e as explicações são claras, bem organizadas e objetivas.
    Com certeza já me ajudou nesta fase de planificação das atividades, bem como a pontuar os principais itens aos quais devo me dedicar.
    Também serviu de estrutura para eu sobrepor as ideias que eu já havia elaborado em relação a este projeto.
    Muito obrigado e meus votos de sucesso nos teus próprios empreendimentos.
    Yossef

Deixe o seu comentário