Como montar uma academia para idosos

Publicado por Jéssica Trabuco em 19 de março de 2018

Muita gente tem procurado informações sobre como montar uma academia para idosos e não é a toa! Esse é um negócio que tem tido um grande potencial e se você estiver mesmo disposto a colocar a mão na massa, pode ser a sua grande oportunidade.

Todo mundo tem se preocupado muito com as questões de saúde e boa forma do corpo, só que isso não é uma preocupação somente dos jovens – muito pelo contrário!

A quantidade de pessoas de terceira idade nas academias tem aumentado muito e construir um negócio específico voltado para esse público pode ser uma sacada incrível, capaz de mudar a sua vida.

É por isso que hoje vamos te ensinar como montar uma academia para idosos, um negócio que pode ser muito rentável e prazeroso. Ele está em alta hoje em dia e eu vou te ajudar a se preocupar com tudo que é importante.

A terceira idade no Brasil


No Brasil, cresce cada vez mais o número de pessoas classificadas como “terceira idade”, ou seja, idosos numa faixa etária acima de 60 anos. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), inclusive, estima que até 2055 haja mais idosos no país do que pessoas com até 29 anos.

A expectativa de vida do brasileiro também só aumenta. Hoje, a média é de 75 anos, mas esse número pode subir ainda mais. A ONU (Organização das Nações Unidas) imagina que, até 2050, as pessoas cheguem aos 81 anos no Brasil.

Por essas e outras razões, é necessário pensar na qualidade de vida dos idosos. Não podemos mais imaginá-los como pessoas reclusas que se fecham em casa e não praticam outras atividades a não ser crochê, tricô e assistir televisão. Pelo contrário!

Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida cada vez mais expressivo no Brasil, as pessoas da terceira idade hoje vão ao cinema, fazem faculdade, saem para se divertir e, inclusive, praticam exercícios físicos como forma de melhorar o bem estar físico e mental.

Os benefícios dos exercícios para idosos


como montar uma academia para idosos

A prática de exercícios físicos pode trazer inúmeros benefícios à saúde de pessoas de todas as idades.

Para os idosos, as atividades podem ser ainda mais vantajosas, já que, nessa fase da vida, é comum que o corpo passe por inúmeras transformações, o que pode ocasionar o surgimento de problemas de saúde.

Além de proporcionar bem estar físico e mental aos velhinhos, os exercícios oferecem uma ótima oportunidade de eles socializarem com pessoas da mesma idade, evitando que fiquem em casa e que desenvolvam, inclusive, a depressão, doença muito comum nessa fase da vida.

Outros benefícios que a prática de exercícios físicos pode proporcionar aos idosos:

  • Ajuda a controlar e prevenir diversas doenças (como diabetes e problemas cardíacos);
  • Retarda o envelhecimento;
  • Aumenta a disposição e a energia;
  • Fortalece os músculos;
  • Dá maior flexibilidade;
  • Auxilia no controle do peso;
  • Diminui a ansiedade;
  • Melhora a coordenação motora, o equilíbrio e também a autoestima.

Dicas sobre como montar uma academia para idosos


montar uma academia para idosos

Como a prática de exercícios físicos entre os idosos está cada vez mais popular, muitos empresários veem nessa oportunidade uma forma de ganhar dinheiro e ainda proporcionar um grande bem estar às pessoas da terceira idade.

Pensando nisso, chegou o momento de falarmos sobre o assunto principal desse texto: como montar uma academia para idosos.

A primeira coisa que você precisa saber é que o processo parece muito com o de montar uma academia pequena comum, não tem muito segredo, ok?

Confira a seguir nossas dicas e aprenda como é possível garantir o sucesso desse negócio que só cresce no Brasil!

1. Faça um planejamento antes de abrir

Planejamento é o primeiro passo para quem decide abrir um negócio próprio! Então se você ainda não sabe como montar um plano de negócios – essa é a hora, hein?

Nessa etapa, devem ser analisadas todas as questões referentes ao investimento, como custos (aluguel, luz, água, internet, telefone, salários etc.), localização da academia, profissionais que farão parte da equipe, definição da mensalidade e tudo o mais que for necessário.

2. Local para montar a academia

Ainda na fase de planejamento, você deverá decidir onde estará situada a sua academia para idosos. Isso porque a localização de um negócio pode ser a peça chave para o sucesso.

Faça uma pesquisa na sua região ou cidade para descobrir onde se concentra o maior número de idosos ou para onde eles costumam ir quando desejam realizar atividades físicas.

Além disso, certifique-se de que o local seja de fácil acesso e que não esteja tão próximo de outras academias concorrentes.

Uma boa dica é preparar uma ou mais aulas semanais que possam ser realizadas fora do ambiente da academia, como praças, parques e praias. Essa ação fará com que os idosos entrem em contato também com a natureza e o mundo externo.

3. Compre os equipamentos necessários

Essa dica é muito importante para você que quer saber como montar uma academia para idosos: a escolha dos equipamentos. Não adianta querer adquirir os mesmos aparelhos utilizados nas academias tradicionais, pois o seu espaço é voltado especificamente para pessoas da terceira idade.

Algumas características podem diferenciar esses aparelhos dos comuns, como diminuição dos impactos e redução dos níveis de esforço necessário durante os movimentos. Por isso, na hora de adquirir os equipamentos, tenha em mente que eles precisam ser diferenciados e adequados ao público-alvo.

Para definir quais equipamentos comprar, você deve saber exatamente quais exercícios irá oferecer aos idosos. Normalmente, as academias voltadas a essas pessoas trabalham a flexibilidade, o fortalecimento dos músculos e oferecem também alguns exercícios terapêuticos.

Alguns locais costumam oferecem atividades dentro da água, o que pode diminuir consideravelmente o impacto. De qualquer forma, o ideal é que você procure um profissional que possa te auxiliar na definição dos melhores exercícios para a terceira idade.

4. Contrate profissionais

Outra preocupação que você deve ter na hora de montar uma academia para idosos é em relação aos profissionais que farão parte da equipe.

Nesse caso, estamos nos referindo a todos os colaboradores que farão com que seu negócio se desenvolva, por isso a importância de contar com pessoas experientes e capacitadas.

Você deverá contratar um ou mais recepcionistas, auxiliares de limpeza, professores que serão responsáveis pela execução das atividades físicas (dê preferência a profissionais formados em Educação Física e primeiros socorros) e até mesmo um médico ou fisioterapeuta.

Vale ressaltar aqui que os colaboradores da sua academia, sejam recepcionistas ou treinadores, devem estar cientes de que o idoso precisa apresentar atestado ou orientação médica antes de começar a praticar as atividades físicas.

É fundamental, ainda, que todos os professores acompanhem constantemente a realização dos exercícios, para que nenhum idoso vá além dos limites do seu corpo.

5. Faça a divulgação da academia

Para que a sua academia tenha sucesso, as pessoas terão que saber que ela existe, correto? E a única forma de conseguir isso é divulgando!

Comece entregando panfletos e cartões de visita em locais estratégicos, como restaurantes, bares, lojas de roupas, enfim, onde o público idoso costuma frequentar. Capriche também na fachada da academia e espalhe a novidade para amigos e familiares.

Outra forma de divulgação que pode ser muito eficaz é a internet. Uma grande parcela dos idosos já se rendeu a essa ferramenta e hoje é possível encontrar muitos deles também nas redes sociais.

Por isso, use e abuse especialmente do Facebook, interagindo com os idosos e atraindo mais clientes para a sua academia.

Comece trabalhar!


como abrir uma academia para idosos

Agora que você já sabe como montar uma academia para idosos, que tal começar a planejar esse negócio?

Tenha certeza de que, muito além dos lucros e rendimentos que virão, você se sentirá satisfeito apenas em ajudar as pessoas da terceira idade a manter um bem estar físico e mental e uma ótima qualidade de vida.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário