Como montar um haras: Coisas importantes que você precisa saber!

Você sabe como montar um haras ou para que serve? Estamos aqui hoje com esse artigo, justamente para te dizer as coisas mais importantes sobre esse negócio.

O haras é aquele espaço exclusivo para a criação de cavalos. Na maioria dos casos este local é reservado por raça, para o cuidado seja específico e apropriado ao que a raça específica deve ter.

Tem muitos haras onde as pessoas podem fazer aulas (veja aqui sobre como montar uma escola de equitação), outros onde as pessoas podem somente passear pelo local como uma forma de lazer… O que não faltam, como você pode perceber, são opções para você lucrar com esse negócio.

Meu objetivo aqui é te mostrar algumas coisas que são importantes em um guia de como montar um haras. Se você estiver disposto a dar o seu melhor nesse negócio, seguir essas dicas podem te ajudar muito.

Vem comigo e esteja pronto a colocar tudo aqui em prática o quanto antes – afinal, só na ação é que as coisas acontecem de fato.

Como montar um haras: Cinco pontos importantes que você precisa dar atenção


Abrir um haras exige muito cuidado e conhecimento sobre a área. São vários os fatores que você precisa analisar, cuidar e decidir… Muitos mesmo! De tudo que você terá que se preocupar, eu trouxe cinco pontos que são fundamentais.

Eles farão a base do seu negócio e te ajudarão a construir algo com base sólida e que te permita expandir e ganhar dinheiro.

Veja comigo abaixo como montar um haras com esses cinco pontos importantes:

Leia também: Criações de animais que dão dinheiro

como montar um haras

1. Local ideal para montar um haras

Uma das primeiras coisas de como montar um haras que você precisa saber: o espaço precisa ser relativamente grande. O haras é criado em fazendas, já que os cavalos necessitam respirar o ar puro e sempre ter contato com o meio ambiente.

Se você não tem uma fazenda, ou se ela possui um espaço muito pequeno, sugiro que você não escolha trabalhar com essa opção.

Além disso, caso você queira ganhar dinheiro com a venda de cavalos, a estrutura bem feita do haras já vai te permitir isso. Não é necessário ter um espaço diferente.

O local precisa ter espaço, muito capim e área para você construir suas instalações internas e as baias (falaremos disso mais tarde). Também é importante que seja uma região que tenha fácil acesso para as pessoas – mesmo que seja na área rural.

Lembrando que existem alguns haras que são construídos dentro da cidade, viu? Tudo é questão de achar um espaço confortável e suficiente para começar a criação de cavalos da forma correta.

2. O clima é importante

Essa é uma questão de como montar um haras que muita gente acaba se esquecendo: O clima é muito importante para o sucesso do seu negócio! Ele influencia completamente o projeto.

Se, por exemplo, a cidade que reside possui umidade alta ou temperaturas muito baixas, saiba que são ambientes ruins para criar um haras ou deve redobrar os cuidados, já que os cavalos preferem climas quentes e secos e esses são os melhores ambiente para a saúde dos mesmos.

Fique muito espero com relação a isso!

3. Tamanho para o negócio

O tamanho escolhido para o haras vai determinar a quantidade de animais que serão adquiridos e vice versa. O pequeno porte é de no mínimo 10 cavalos, sendo um deles reprodutor.

O médio é de 10 a 20 animais e caso você decida escolher um grande porte (mais de 20), saiba que dois cavalos devem ser reprodutores. A quantidade de animais por hectare irá depender do tipo de grama escolhido para criar os cavalos.

Então antes de sair por aí escolhendo o local ou comprando cavalos, sente um pouco e comece o seu planejamento. Ele que vai te dar a base para todo o resto.

4. As baias

As baias são espaços fundamentais quando o assunto é a saúde dos cavalos. Para isso, é importante que você construa espaços como esses para que possa proteger seus animais da chuva, sol ou ventos.

As baias são importantes para isso, proteger os cavalos dos fatores climáticos e por isso, o seu haras precisa de um.

Por mais que você use uma baia, você precisa ter certeza que as baias tenham uma ótima ventilação, para que o ambiente não fique muito quente. Além disso você precisa de dois tipos de portas: uma superior e outra inferior, elas permitem que o animal possa colocar a cabeça para aproveitar a ventilação.

Outra coisa importante: os pisos precisam ficar longe da umidade, devem ser fáceis de limpar e antiderrapante. Quanto a iluminação, certifique-se de que as telhas sejam translucidas e use o mínimo de iluminação artificial possível.

Quanto aos cochos, implemente versões automatizadas, pois elimina o desconforto de repor alimentos e águas. A depender do seu investimento, essa pode ser uma ótima opção.

Lembre-se que seu animal deve ser o mais confortável possível, e você precisa pensar nisso durante toda a montagem das baias, porque cada detalhe deve ser pensado em prol do animal.

Por isso, verifique o local que vai construir e neste processo procure um arquiteto adequado, assim poderá ter toda a construção feita com qualidade.

Nunca se esqueça que a saúde e qualidade de vida desses animais são fundamentais, além de ser a base para poder que tudo ocorra da melhor forma possível.

5. Cuidado e manutenção do local são importantes

Se você tem dúvidas sobre a qualidade do seu haras, é importante lembrar dos cuidados necessários a serem tomados. Tudo ao seu redor é do meio ambiente, então sempre haverá capins crescendo, mudanças de estações, a higiene e alimentação dos cavalos.

O cuidado com os detalhes do haras é contínuo e diário! Todos os dias é necessário verificar se há água e ração para os animais o suficiente, além de sempre procurar manter a vacina dos animais em dia.

O problema de muitos donos de haras é que normalmente constroem o espaço, adquirem os cavalos, montam toda a estrutura e após um tempo deixam o local em más condições.

Por mais que você venda os animais depois, é preciso lembrar que eles precisam ter o melhor cuidado possível, já que foram retirados de algum lugar com essa promessa.

Caso o local onde seu haras seja montado não seja especificamente o seu ambiente de moradia, escolha uma pessoa de confiança para poder realizar a vistoria do local sempre.

Caso você utilize os cavalos para corridas ou algum esporte, lembre-se que o cuidado deve ser ainda maior.

Comece agora a montar um haras!


Agora que você como montar um haras, o que está esperando para começar a se organizar e trabalhar para que isso passe de um sonho para sua realidade? Eu espero que não espere mais nada, viu?

Um grande abraço!

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

  • Falou tudo mais não falou o tamanha da terra que precisa para criar os animais,
    por ex: qual tamanho terra para criar 10 animais.

  • Dilcey de Oliveira Santos

    Estou montando um haras e busco interresado para locação.

Deixe o seu comentário