Como montar um espetinho bar

Publicado por Jéssica Trabuco em 6 de fevereiro de 2020

Para montar um espetinho bar você deve alugar um ponto comercial em uma rua muito movimentada de sua cidade. Um espaço com cerca de 100 m² dá para abrir sua espetaria.

O investimento inicial fica na faixa dos R$ 30 mil Reais. Será necessário ainda investir em equipamentos, montar um cardápio de espetinhos e bebidas, além de toda estruturação do espaço.

Geralmente a venda de espetinhos é algo que popularizou em todo o Brasil e quando você une esse petisco com a venda de bebidas, a chance de dar certo é maior ainda. Já surgiram até franquias de espetos do tipo.

Justamente por isso tem muitas pessoas querendo saber como iniciar algo do tipo. Mas ficam em dúvida sobre o processo de abertura e o que precisa para ter seu bar de churrasquinho em funcionamento.

Então confira 14 dicas de como montar um espetinho bar de sucesso em sua cidade:

1. Entenda como está o mercado de espetinhos


abrir um bar de espetinho de sucesso

De acordo com reportagem do Estado de Minas, o modelo de negócio dos espetinhos caiu no gosto das pessoas. Isso tem muito a ver com o fato de ser um serviço rápido, barato e uma opção descontraída e até familiar de saída durante a semana.

É um projeto que vem se espalhando e além de ter lados positivos para o consumidor, tem também para o empreendedor.

O investimento inicial é baixo, o controle do negócio acaba sendo mais fácil, o custo operacional também é menor e as margens de lucros são muito positivas. Só que você precisa entender o mercado na região que quer trabalhar também.

Veja como é o perfil do público, se existem concorrentes diretos e como trabalham e quais regiões tem maior potencial. Tudo isso vai te ajudar a se planejar melhor para entrar na área.

2. Faça um planejamento antes de começar


Não tem como abrir um espetinho de sucesso sem fazer um bom planejamento. Pegue todas as informações que colheu na sua pesquisa de mercado local e use ao seu favor.

Quais são as brechas que se pode aproveitar? Talvez focar na qualidade do espetinho, ou no horário de funcionamento, talvez oferecer algo que os outros não oferecem…

Pegue um papel e coloque tudo nele. Desde as brechas identificadas, aos objetivos que tem em mente, ao investimento que tem disponível e por fim, o que pode ser feito (da melhor forma possível) com o que se tem em mãos.

Se planejar evita que você caia em algumas ciladas e ajuda a aproveitar melhor a situação. É quase como um passo a passo ao tesouro. Te dá mais base para fortalecer e expandir o seu negócio.

3. Legalize seu negócio de espetinhos


Dependendo do tamanho do seu negócio é possível abrir uma empresa MEI. Você faz todo o processo no Portal do Empreendedor do Governo Federal e em alguns minutos já tem a sua inscrição.

Lembrando que essa é a opção somente para quem faturar até R$81.000 no ano.

Se o seu negócio tiver um porte maior, o negócio é buscar ajuda de um escritório de contabilidade para seguir o processo de abertura de empresa da forma correta.

Lembrando que além do CNPJ você precisa de alvará de funcionamento, licença da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Tudo isso é por meio da Prefeitura.

É fundamental seguir à risca as exigências que esses órgãos fazem em relação a estrutura e cuidados com higiene. Você estará cuidando da saúde e segurança da sua equipe e, principalmente, dos seus clientes.

4. Local para montar um espetinho bar


A localização vai influenciar tanto no seu sucesso! É por isso que precisa ter cuidado na hora de escolher.

O ponto principal é: movimento! Onde tem maior movimento na sua região do final da tarde para a noite? Às vezes é perto de um shopping, de uma galeria de lojas, de uma região comercial ou até mesmo de uma faculdade ou curso.

Lembre que o espetinho tem muito a ver com happy hour, com um momento de descontração para quem teve um dia cheio. Onde ele se encaixa melhor aí?

Além disso lembre-se que é preciso que o aluguel caiba no seu orçamento.

Independente do local uma coisa é certa: a fachada do espetinho precisa ser facilmente vista e chamativa. Coloque cores vibrantes e o nome em destaque com horário de funcionamento e seus contatos.

5. Horário de funcionamento do bar de espetinhos


No geral esse tipo de empreendimento costuma funcionar do final da tarde até umas 22h ou 00h, mas isso varia de acordo com o costume do público. Por isso avalie por aí quais são os horários que valem a pena abrir.

Em alguns lugares as pessoas só abrem um espetinho bar de segunda a sexta, outras só de quinta a domingo.

Ande bastante por aí, veja como as pessoas estão consumindo esse tipo de produto e monte um horário de funcionamento que dê resultados.

Não adianta ficar aberto todos os dias e em três não ter movimento, entende? Seja inteligente!

6. Planeje a estrutura


Em relação à estrutura, esse é um negócio que costuma ser bem simples. Você precisa de uma cozinha, que costuma ficar no fundo, uma área para colocar mesas e cadeiras na frente, freezers e geladeiras que podem ficar na lateral e um balcão de atendimento.

Não precisa se preocupar muito em decoração, nada disso. O que importa mesmo é que o ambiente seja organizado e limpo!

7. Monte um cardápio de espetinhos


Como montar um espetinho bar

Isso é essencial! É preciso ter um cardápio de espetinhos variados e suculentos que agrade o seu público alvo, esse que precisa ser o seu objetivo.

Entre os produtos que você pode vender no seu espetinho bar estão:

  • Espetinhos de carne;
  • Espetinhos de frango;
  • Espetinhos de carne de porco;
  • Espetinho de calabresa;
  • Espetinho de kafta;
  • Espetinho de camarão;
  • Espetinho de coração.

Esses são os tipos de espetinhos mais vendidos, mas não precisa se limitar à forma tradicional.

Também dá para misturar os espetinhos com coberturas de queijo, com molhos diferentes e acrescentar acompanhamentos como saladas, pimenta, farofa, feijão tropeiro e até pirão de aipim.

Outra coisa: É possível vender como a famosa jantinha também, no prato com os acompanhamentos, dá super certo.

8. Tenha bons fornecedores e capriche na qualidade


Se você quer agradar as pessoas precisa ter produtos de excelente qualidade. Seus ingredientes precisam ter boa procedência e tudo precisa ser feito com cuidado e atenção para ter muito sabor.

Só que não adianta ter um bom cardápio de espetinhos, é preciso ter parceria com bons fornecedores e caprichar na parte de armazenamento e confecção dos alimentos que forem oferecidos.

Sabia que dá para comprar os espetos arrumados? Pois é! Muitos estabelecimentos trabalham dessa forma. Outros compram as carnes e fazem toda a montagem, mas é bom dizer que isso leva mais tempo e trabalho.

Independente da forma que vai trabalhar, compre seus produtos em lugares de confiança e que tenham um preço especial (afinal você precisa de margem).

9. Cerveja geladíssima e outras bebidas que não podem faltar


Você acha mesmo que no seu espetinho bar só vai ter comida? Nada disso! É preciso ter cerveja super gelada e outras bebidas para acompanhar, como refrigerantes, água, sucos e até aquelas bebidas com toque de limão, como H2O.

Acho que o segredo é esse: Bebida super gelada e preço justo! Isso acaba chamando ainda mais a atenção das pessoas e é capaz de fazer o seu bar bombar.

10. Invista no que chama atenção do público


Até agora eu falei de coisas básicas para abrir o seu espetinho bar, mas se você quer se destacar precisa pensar em coisas que saiam um pouco da caixa.

Trouxe algumas ideias de coisas que você pode colocar no seu estabelecimento que podem ajudar na captação de clientes:

Tv

Poder assistir o jogo do time ou até mesmo ver uma luta de UFC já é um chamariz enorme para as pessoas escolherem o seu negócio.

Você pode colocar Tvs ou aquelas telas com projetores. Em dias que não houverem eventos esportivos, vale a pena colocar shows de música que também chama muito a atenção e deixa a galera bem animada.

Música ambiente

Não tem TV, não tem problema, invista em som! Deixar uma música ambiente e colocar uma playlist animada faz toda a diferença. Fique atento ao que as pessoas daí escutam e gostam e aposte justamente nisso.

Uma coisa legal também é dar a opção dos seus clientes escolherem as músicas.

Shows ao vivo

Não estou falando de grandes espetáculos, mas de um “voz e violão” ou, quem sabe, um partido alto. Esse tipo de ação é capaz de chamar muito a atenção e levar mais pessoas ao seu barzinho de espetinhos.

Karaokê

Eu já fui em alguns bares com karaokê aqui em Salvador e preciso te dizer que é bem divertido. As pessoas interagem mesmo e acabam transformando o local em um encontro certo.

O aparelho em si não é caro e se você pensar no custo benefício, com certeza vai valer a pena.

Não precisa ficar disponível todos os dias da semana, você pode ter dias específicos caso queira diversificar.

Delivery

Dependendo da sua estrutura, montar um delivery de espetinho também pode ser uma forma de chamar a atenção de mais clientes. Faça os cálculos e veja se essa é uma opção viável para o seu negócio.

11. Monte uma excelente equipe


Outra vantagem desse negócio é que você não precisa de tantos funcionários para começar. Precisa de um churrasqueiro, alguém responsável pelos acompanhamentos na cozinha, garçom e caixa (que pode ser você mesmo).

Só que ainda assim a sua preocupação precisa ser em juntar no seu time pessoas que gostem do que fazem e que saiba lidar com outras pessoas.

O atendimento é um dos pontos principais de qualquer negócio. Por isso dê aos seus funcionários um ambiente em que se sintam felizes e seguros e os treine para tratar os clientes da melhor forma possível.

Esse é um cuidado básico, fácil de se resolver e que pode fazer totalmente a diferença no seu faturamento mensal.

Todo mundo gosta de ser bem tratado e acaba criando um vínculo com o estabelecimento quando isso acontece. Aposte nessa estratégia!

12. Divulgue sua espetaria


Por mais que você tenha conseguido a melhor localização da cidade, só isso não vai ser suficiente para ter muitos clientes, é preciso divulgar!

Dá para fazer de várias formas: Panfletagem com cupons de desconto em área próxima, uma espécie de amostra dos seus produtos também próximo do local, boca a boca e internet!

Esse último é o mais importante ao meu ver, porque tem uma força incrível. Só de fazer uma conta no Google Negócios e criar um perfil no Instagram que seja movimentado diariamente, você já faz a diferença.

13. Faça promoções


bar de espetinho

Outra coisa que pode ser um diferencial é promoção! Que tal em um dia da semana ter espetinho X dobrado? Ou talvez um combo com preço especial? Quem sabe em um dia da semana a cerveja ser mais barata?

Faça os cálculos e coloque em ação! Essas coisas são simples, mas a sensação de estar ganhando algo é capaz de fazer muita gente correr para o seu espetinho bar nesses dias.

14. Analise a questão de segurança


Quem vai para esse tipo de estabelecimento quer curtir, aliviar a mente, sem ter preocupação. É por isso que você precisa estar atento à questão de segurança. Como é a rua? Tem policiamento?

Em alguns lugares é possível fazer acordo com seguranças para ficarem de olho ou até mesmo conversar diretamente com policias que fazem ronda por lá. Isso não só vai te dar tranquilidade para os seus clientes, como para você.

Montar um espetinho bar dá dinheiro mesmo?


Nada melhor do que uma história real para dizer se a venda de espetinhos dá dinheiro ou não, né? Souza tem 36 anos e em 2009 resolveu montar um bar aconchegante que vendia espetinho. O negócio deu tão certo que em 2018 o seu negócio faturou R$78 milhões.

Ele hoje tem uma rede com 31 unidades espalhadas no Brasil e você pode ler a história dele completa em um artigo da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Isso não foi da noite para o dia e nem fácil, levou uma década para chegar esse valor, mas a história dele nos mostra que é possível ter sucesso, mesmo começando pequeno.

Tudo vai depender do seu estudo de mercado, seu planejamento e da estratégia que vai criar para montar um espetinho bar.

Comece a se organizar!


Está nas suas mãos! Você já sabe como montar um espetinho bar do zero aí na sua cidade, agora é começar o seu planejamento e colocar as coisas em prática o quanto antes.

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado e inspirado a acreditar no seu plano.

Recomendo que coloque sua ideia em prática. Comece da forma que você conseguir e vá melhorando aos poucos, pois é exatamente assim que a maioria das pessoas iniciam na área.

Aproveite e veja também o artigo com sugestões de nomes para churrasquinho que nós postamos aqui. Pois ele vai lhe ajudar a escolher um nome legal para seu negócio.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

8 comentários

  • ola quero mudar de ramo, e pensei em espetinhos, pode me dar dicas , de td que irei gastar em um ponto comercial??

  • Antonio Branco

    Bom dia, Neto! Tenho a intenção de vender espetinhos, mas estou pensando numa food bike, pelo baixo custo e maior mobilidade. Poderia me ajudar com dicas para começar?
    Moro numa cidade de aproximadamente 50.000 habitantes, em Santa Catarina, litoral.
    Ainda não tem ninguem explorando este segmento.
    Desde já, grato pela atenção, e sucesso!!

    • A

      Oi Antônio!
      Nesse caso seria um pouco mais complicado adaptar uma churrasqueira e toda a estrutura necessária para fazer o espetinho em uma bike, mas da para fazer se você conseguir contato com uma empresa fabricante de food bikes, pois elas conseguem personalizar a bicicleta de acordo a necessidade do cliente.

      Abraços e sucesso!

  • REGINALDO NOGUEIRA DE SOUZA

    boa noite quero abrir um bar para trabalhar com espetinhos, comprando ja pronto para assar da pra ter um bom lucro!

  • João Gabriel

    parabens pelo site e pelo intuito de ajudar novas pessoas.
    conhecimento nunca é demais e sempre sera muito bem vindo passando pra frente tambem.

  • Quando você fala em faturamento, é o lucro líquido ou bruto?

    • A

      Oi Marcelio!
      Faturamento é diferente de lucro. Neste caso é faturamento bruto, ou seja, o total de dinheiro arrecadado com as vendas, porém você irá tirar os custos dos produtos, de funcionários, manutenção do negócio, impostos e tudo mais. O que sobrar será o lucro líquido.

      Abraços!

Deixe o seu comentário