Como montar um espaço holístico

Publicado por Jéssica Trabuco em 26 de maio de 2021

Para montar um espaço holístico você precisa de um local com pelo menos 30 m² e um investimento inicial fica em torno de R$5 mil, mas com um bom planejamento financeiro dá para começar com R$2.500.

Neste artigo, trago todos os aspectos que você precisa saber para começar a atuar nesse nicho de mercado. 

Primeiro entenda o que é um espaço holístico


como montar um espaço holístico

O espaço holístico é um ambiente que disponibiliza diversos tipos de terapia para tratar desequilíbrios diversos, como perda de sono, ansiedade, fobias, depressão, hábitos compulsivos, descontrole emocional, dentre muitas outras coisas. 

Os tratamentos disponibilizados podem vir através de várias técnicas que utilizam diversos elementos ambientais como vibrações, luz, sons e cheiros. 

A ideia é oferecer às pessoas possibilidades variadas e criativas para tratar os problemas de forma mais leve. 

Antes de começar faça uma pesquisa de mercado


A ideia de fazer uma análise de mercado é entender seus clientes e concorrentes. Para isso é interessante você verificar a quantidade de consultórios holísticos que existem na região, o tipo de público que eles atendem, as técnicas de terapia que disponibilizam e qual a maior demanda.

A partir disso você consegue traçar um planejamento mais estratégico, escolhendo uma boa localização, focando no público alvo ideal e definindo preços e serviços competitivos, de acordo com a necessidade maior das pessoas.

Legalize o seu espaço


A forma mais simples de se legalizar é como MEI terapeuta holístico, nesse caso você não poderá ter uma sociedade, nem funcionários diretos, apenas prestadores de serviços ou simplesmente parceiros de negócios. 

Essa natureza jurídica traz muitos benefícios ao empreendedor, mas possui restrições rigorosas que precisam ser seguidas. Portanto, o ideal é que você procure a ajuda de um contador para te instruir de acordo com a formatação de empresa que você pensa. 

Depois de fazer isso é interessante que você ligue para a prefeitura, Junta Comercial, Receita Federal e a Vigilância Sanitária para entender as documentações e obrigações que devem ser providenciadas e seguidas antes de abrir as portas. 

Escolha a localização do seu negócio


Pensar na montagem de um espaço de terapias holísticas requer um certo cuidado em relação ao ambiente externo. 

Por se tratar de um local de equilíbrio de emoções e da mente, o ideal é que esteja localizado em áreas com menor movimentação e poucos ruídos externos, para facilitar a imersão e entrega do paciente às técnicas sugeridas pelos terapeutas.

Caso você tenha dificuldade de encontrar esses espaços mais reservados com uma boa acessibilidade e preços acessíveis de aquisição, você pode investir no isolamento acústico das paredes, janelas e portas, para facilitar essa divisão da rotina frenética que costumamos viver para esse espaço de introspecção e de relaxamento total.

Diferente do que muitos pensam, a visibilidade desses espaços não é tão relevante, já que esses serviços são pesquisados e as visitas costumam ser programadas com antecedência pelos interessados.

Só reserve um tempo para pesquisar um pouco por decoração para sala de terapia holística para que o seu cliente consiga modificar o corpo e mente desde o momento que entrar no seu estabelecimento.

Saiba quais móveis e equipamentos são necessários para sua estrutura


A organização de uma sala de terapia holística deve ser realizada de acordo com as modalidades terapêuticas fornecidas. 

Como as técnicas focam em integrar o indivíduo ao ambiente e conectá-lo com o seu eu interior, existem profissionais que curtem um espaço vazio, apenas com colchões e tapumes. 

Caso você pense em outras técnicas como massagens, acupuntura, diálogos de reflexão e técnicas como hipnose, é interessante que você compre alguns móveis, como:

  • Poltronas;
  • Macas;
  • Divã;
  • Abajur;
  • Iluminadores;
  • Estantes;
  • Mesas de suporte.

Faça parcerias com outros profissionais


Apesar de estudar diversas técnicas diferentes, dificilmente você irá conseguir se desenvolver plenamente em todas elas. 

Por conta disso, é interessante que você busque por outros profissionais para te ajudar a agregar valor aos serviços prestados. 

A ideia é que você tenha um especialista para cada tipo de técnica, pois isso permite que o cliente escolha a que mais se identifica e tenha um tratamento mais direcionado e bem acompanhado. 

Além disso, a sacada de ter outros profissionais no seu espaço permite que o paciente decida quem vai atendê-lo baseando-se também na troca energética que é muito importante para solucionar questões mais subjetivas. 

Conheça os tipos de terapia que podem ser disponibilizadas no seu espaço


espaço holístico

Existem inúmeras especializações que você pode buscar para agregar ainda mais valor ao seu negócio e entregar tratamentos mais completos aos pacientes.

Abaixo vou falar resumidamente de 11 delas, para você fazer uma escolha mais assertiva e consciente:

  • Reiki: Técnica voltada para canalização de energia vital com intuito de restauração do equilíbrio, onde a mão do terapeuta passa por vários pontos específicos do corpo sem tocá-lo;
  • Hipnoterapia: Espécie de psicoterapia que facilita a reeducação, sugestão e análise da mente através da hipnose;
  • Shiatsu: Técnica de massagem terapêutica com objetivo de equilibrar a mente e o corpo, onde ocorre a pressão de locais específicos do corpo com os dedos ou a palma da mão;
  • Yoga: Conjunto de exercícios que controlam o corpo e a mente; 
  • Lian gong: Prática corporal oriental que contém 18 terapias para melhorar estresse, humor, ansiedade entre outros problemas; 
  • Aromaterapia: Técnica que trabalha a liberação de aromas para estimular sensações diferentes;
  • Cromoterapia: Utilização de luzes com intensidades e cores diferentes para tratar doenças e equilibrar energias;
  • Fitoterapia: Utilização de plantas de forma tópica ou ingerida para tratar, curar e equilibrar o corpo e mente;
  • Quiropraxia: Prática que diagnostica e trata problemas no músculo esquelético que muitas vezes têm origem de sentimentos e condições da mente;
  • Meditação: Técnica que ajuda o indivíduo a controlar a mente e focar em apenas uma coisa para que todo o resto relaxe e ele tenha uma maior clareza mental e emocional;
  • Acupuntura: Técnica medicinal alternativa que utiliza microagulhas e eletrodos para estimular pontos energéticos do corpo e tratar dores e doenças.

Vale lembrar que o tratamento da mente pode ser feito com o foco inicial no corpo, por isso, as técnicas se complementam e conversam entre si, como diz a frase romana “Corpo são, mente sã”.

Monte já o seu espaço!


Agora que você já sabe como montar um espaço holístico, basta correr atrás dos órgãos fiscalizadores e fazer parcerias com profissionais variados. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga se estabelecer nesse segmento, solucionando os problemas de muita gente!

Estou torcendo desde já!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

Deixe o seu comentário