Como montar um crematório de animais: Passo a passo

Publicado por Jéssica Trabuco em 14 de agosto de 2018

Hoje vamos falar sobre uma oportunidade de negócio que pode parecer um tanto diferente, mas que tende a ser extremamente rentável: como montar um crematório de animais.

Ter um animal de estimação, principalmente cachorro e gato, é uma realidade cada vez mais presente nas grandes cidades. Isso faz com que haja uma grande movimentação do mercado pet brasileiro, que não se limita mais à venda de ração e à oferta de serviços como banho e tosa.

Hoje, os donos de animais domésticos já se preocupam até mesmo com o cuidado dos bichinhos após a sua morte e desejam dar um destino melhor para eles, mas muito não estão tão interessados em procurar um cemitério de animais.

Eles preocupam com a questão sanitária, e optam por não enterrar o animal em qualquer lugar, como no quintal de casa, o que pode poluir o solo e lençóis freáticos e provocar graves doenças.

É por isso que os serviços funerários de animais estão se tornando tão populares, dentre eles o crematório. A técnica milenar hoje é utilizada também com os bichinhos de estimação e se mostra uma ótima opção para quem deseja dar um destino digno ao animal e ainda contribuir com o meio ambiente.

Você é empreendedor e deseja investir em algo rentável e com um público cada vez mais crescente? Então acompanhe as nossas dicas de como montar um crematório de animais e entenda porque esse pode ser um negócio tão lucrativo.

Dicas importantes de como montar um crematório de animais


Por se tratar de um negócio como qualquer outro, montar um crematório de animais exige um bom planejamento. É nesse momento que você irá definir os principais pontos do seu negócio e que podem ser determinantes para que você alcance resultados positivos.

Lembre-se de buscar o máximo de informações sobre esse tipo de negócio e como ele deve ser legalizado junto aos órgãos públicos da sua cidade. Isso é fundamental para começar com o pé direito!

Além desses cuidados, existem outros que eu listei aqui para você e que considero também muito importantes. Dê uma olhada e esteja disposto a colocar em prática o quanto antes.

Observe abaixo como abrir um crematório de animais:

Dicas de como montar um crematório de animais

1. Escolha uma boa localização

O sucesso de um negócio depende em grande parte da sua localização. É por isso que colocamos esse tópico em primeiro lugar, já que você deve selecionar um espaço que seja bem localizado, ou seja, próximo a centros comerciais e de fácil acesso.

Mais do que isso, é muito importante que você se atente às questões sanitárias e à limpeza do local.

Quanto à estrutura do crematório de animais, o local deverá contar com recepção, sala de espera para os clientes, um escritório de administração, sanitários, vestiários, refeitório, estacionamento e salas próprias para a cremação.

2. Equipamentos para o crematório de animais

O forno crematório é o principal equipamento que você deverá instalar no seu negócio. Deve ser supervisionado e licenciado pelos órgãos competentes, como Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e outros.

Além disso, você deve adquirir móveis e outros equipamentos necessários ao funcionamento do crematório: mesas, cadeiras, balcões de atendimento, computadores, telefone, máquina de cartão de crédito e débito e por aí vai.

Você também deverá contar com um veículo que será utilizado para a remoção e transporte do animal falecido. Este deve ser devidamente preparado para isso com sistemas de climatização.

3. Equipe de funcionários

Outra coisa de como montar um crematório de animais, é que você precisará contar com um ou mais funcionários capacitados para o serviço. Você pode contratar pessoas com experiência no serviço de cremação ou promover um programa de treinamento voltado especificamente para isso.

Além disso, o seu crematório deverá contar com um médico veterinário devidamente licenciado, recepcionista, auxiliar de limpeza, uma ou mais pessoas para a remoção e cuidado dos animais e outra para cuidar das questões administrativas, que pode ser você mesmo.

Em ambos os casos, seja na contratação de funcionários ou na compra de equipamentos, a quantidade irá variar de acordo com o porte do seu negócio e o quanto você deseja investir inicialmente. É possível começar com pouco e, com o passar do tempo, expandir o crematório.

4. Serviços que você pode oferecer

Você pode oferecer aos donos a opção de estarem ou não presentes no momento da cremação do animal e de realizarem uma cerimônia de despedida. Nesse caso, você também pode oferecer para vestir o animal com roupinhas e acessórios especiais selecionados pela família.

As urnas onde serão depositadas as cinzas dos animais podem ser vendidas no local de cremação. Você pode oferecer apenas um modelo de urna que pode ser incluído no valor do pacote, como também pode apostar na venda de uma variedade de modelos a serem escolhidos pelos donos no momento da cremação.

Além de serviços exclusivos, o seu negócio pode ter alguns diferenciais, como atendimento 24 horas, transporte do animal, certificado de cremação, pagamento via cartão de crédito e lembranças personalizadas (camisetas, chaveiros, canecas etc.).

5. Valor da cremação

O valor da cremação de um animal pode variar de acordo com o tipo de serviço incluso no pacote e o porte do animal, podendo chegar a R$ 1 mil. Geralmente, esse tipo de cremação ocorre individualmente, ou seja, o animal em questão é colocado sozinho no equipamento.

Em alguns crematórios, porém, é comum que o valor cobrado seja de 1 real por quilo do animal. Nesse caso, a cremação não é individual, o animal não é identificado e serve mais como uma forma de dar um destino higienicamente correto aos animais.

6. Divulgação do crematório

Tão importante como todas as outras dicas de como montar um crematório de animais, é pensar na divulgação do seu negócio. Para isso, você deve adotar algumas estratégias que podem ser determinantes para o sucesso do investimento.

Utilize as redes sociais, crie um site para o seu crematório de animais, distribua cartões de visita e panfletos, conte a novidade para todos os seus conhecidos, enfim, o importante é levar o negócio o mais longe possível.

Além disso, você pode fazer parcerias com outros estabelecimentos voltados ao mercado pet, como casas de ração, clínicas e hospitais veterinários, clubes de criadores, fazendas, associações de animais etc.

Leia também: Como montar um crematório

É hora de montar o crematório de animais


Siga as nossas dicas e aproveite a oportunidade de empreender em uma área que tem se mostrado tão lucrativa nos últimos anos.

Montar um crematório de animais é uma forma bonita e respeitosa de dar o destino digno que os bichinhos merecem sem prejudicar o meio ambiente. Por isso, invista!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

6 comentários

  • Ismael Agostini Costa

    Quero montar um crematório para Pet. Estou precisando de orientações, quais os trâmites e o custo para abrir um.
    Antecipo agradecimentos.

  • rose maria bossoni de moura

    A alguns anos assisti um programa daPE&GN que falava sobre crematorio móvel para animais. Gostaria de receber mais informações.

  • Cláudia Lopes Pinheiro

    Bom dia.
    Quero montar um crematório para Pet. Estou precisando de orientações, quais os trâmites e o custo para abrir um.
    Antecipo agradecimentos.

  • Márcio Alex casotto Cardoso

    Gostaria de obter telefone ou endereço de vendedores de formo e outros acessórios para montar um crematório de cães pois tenho interesse em montar um crematório

  • WALDIR A. VELOZA

    Ola, estou interessado em abrir um crematório pets, gostaria de obter telefones ou endereço de empresas que vendem fornos e demais acessórios.

  • Diego vicente

    Quais empresas vendem forno crematório para animais?

Deixe o seu comentário