Para montar um centro de distribuição é preciso de um espaço amplo, um software de gestão, uma boa equipe e um estudo e planejamento prévio do negócio. No artigo de hoje eu vou te explicar o que é essa estrutura e o que você precisa para transformá-la em algo real.
Aproveita essa oportunidade e fica comigo até o final do texto.
Confira!
Entenda primeiro o que é um centro de distribuição
Ele é um galpão onde mercadorias ficam armazenadas até irem para o consumidor final ou para o local da venda. Costuma ficar em regiões estratégicas para acelerar os processos e oferecer uma experiência muito mais positiva para os clientes.
Existem basicamente dois tipos de centro de distribuição:
- O da empresa que quer cuidar melhor do seu estoque e deixar tudo centralizado;
- E o da transportadora que recebe produtos de muitos clientes.
Faça o seu planejamento
Antes de abrir um centro de distribuição é importante você ter certeza da necessidade da sua empresa. Seu negócio tem rotatividade alta ao ponto de necessitar de um galpão extra para organização e agilidade de entregas?
Se confirmar que é preciso, é hora de analisar o tipo de produto que será armazenado e manipulado, além do tamanho necessário, da região ideal para instalação e até a quantidade de pessoas necessárias para o funcionamento.
Depois que olhar e definir todos os pontos importantes, você vai conseguir colocar seu plano em prática com muito mais eficiência.
Ter esse momento de organizar as ideias e definir as necessidades é importante para que você se estruture corretamente, então não pule essa etapa.
Escolha o local para se instalar
Se o objetivo principal é dar agilidade nas entregas dos produtos, a primeira coisa a se pensar é no acesso. É importante estar em uma região que seja próxima do seu público alvo e que seja fácil para entrada e saída de veículos.
Não adianta ter um centro como esse no mesmo terreno da sua empresa, hein? O foco é procurar um local que te deixe um pouco na frente em relação ao trânsito.
O certo é que você vai precisar de um espaço amplo, não só para área de estocagem, mas também para a circulação dos veículos sem que isso atrapalhe a movimentação local.
Estrutura
Se a gente pensar em um centro de grandes atacadistas, você precisaria de um espaço aproximado de 1000 m², mas a verdade é que isso vai variar de acordo com o projeto de cada um. O que você precisa focar é em criar um ambiente organizado e fluído.
Além da área de estocagem, é importante ter um local de recepção e entrega de produtos, uma área administrativa, uma copa e sanitários.
Monte o layout que tenha mais a ver com o seu projeto
O layout de um centro de distribuição é como o desenho ou organização do seu estoque. Ele vai te ajudar a ter um ambiente mais dinâmico e eficiente durante a movimentação dos produtos.
Nesse universo, existem dois modelos que se pode seguir:
Layout com giro de mercadorias
Essa estrutura foca em priorizar a separação dos produtos que costumam sair com maior frequência.
Layout com fluxo de mercadorias
É uma organização feita com o pensamento de ordem de chegada e saída. Em linha reta você vai organizar primeiro os recebidos, depois os que estão armazenados e por último os que serão encaminhados.
Invista em um sistema de gestão
O ser humano é falho! Mesmo as pessoas mais empenhadas podem deixar passar alguma informação, principalmente em um negócio com um fluxo tão grande de entrada e saída de mercadorias.
Por isso, não tem como montar um centro de distribuição eficiente sem investir em um sistema de gestão que esteja também integrado com a sede da empresa. Existem vários programas no mercado para você conhecer e comprar. Eles vão te ajudar a ter controle total de tudo que entra, permanece e sai das suas instalações.
Isso com certeza dá maior segurança e controle, mas também ajuda muito na questão da aceleração das entregas. Evita também confusões e consegue te dar um controle maior em relação às suas demandas.
Por isso, aposte nesta tecnologia porque ela só vai agregar valor ao seu projeto e te ajudar!
Monte uma boa equipe
A distribuição só vai acontecer bem se você tiver colaboradores de confiança e eficientes ao seu lado. De acordo com o tamanho da sua demanda tenha uma noção mais precisa da quantidade de mão de obra que necessitará.
Além de pessoas para receberem produtos e entregadores, você vai precisar de operadores de máquinas e esteiras, estoquistas, auxiliares de limpeza, pelo menos um gerente e, talvez, alguns motoristas.
Uma coisa importante de dizer é que todos os funcionários que trabalharem no seu centro precisam estar utilizando os equipamentos de proteção individual. Capacetes, botas, coletes sinalizadores, protetores auriculares e óculos são alguns dos que são essenciais para o trabalho em segurança.
Conheça os benefícios de implementar esse negócio
Para que seja mais fácil avaliar se esse é ou não um projeto para você, eu trouxe abaixo algumas das vantagens de um centro de distribuição:
Rapidez
Ao ter um local para centralizar seus produtos em regiões próximas ao seu cliente, você acaba se destacando dos concorrentes. Quantas vezes eu preferi comprar em determinada empresa porque a entrega seria mais rápida? Todo mundo gosta de comprar e receber logo.
Controle
Com tudo em único lugar fica muito mais fácil ter controle no que é distribuído. Algumas empresas, mesmo com sistemas complexos, podem deixar alguma coisa passar, mas com o centro essa probabilidade diminui.
Menos custo
A partir do momento que você se instala em uma área estratégica que facilita o seu transporte, a economia é real! Só que isso também acontece em relação aos custos de estoque e armazenagem.
Entenda o funcionamento do negócio
Também é importante que você entenda quais são as funções que um centro de distribuição de mercadorias tem.
São 5:
- Receber: O processo de atender os fornecedores externos ou os próprios colaboradores das fábricas com os produtos a serem estocados;
- Movimentar: Depois de descarregadas as mercadorias são organizadas de acordo com o layout do seu negócio;
- Armazenar: É o local onde os produtos ficarão em estoque até serem levados ao destino final. O diferencial desse negócio é que essa etapa não costuma levar muito tempo;
- Separar: Quando os itens são separados para expedição;
- Expedir: Os produtos são encaminhados para os veículos de transporte até chegarem ao seu local de destino.
Monte já!
Depois de avaliar o seu empreendimento e entender como montar um centro de distribuição, espero que comece a agir o quanto antes!
Obrigada pela sua companhia hoje e até mais!
Deixe um comentário