Como montar um atelier de patchwork

Publicado por Jéssica Trabuco em 24 de junho de 2016

Aprenda como montar um atelier de patchwork e comece estruturar seu próprio local para trabalhar com a produção desse artesanato!

O patchwork nada mais é do que trabalhos manuais utilizando retalhos, podendo ou não formar desenhos e imagens.

O trabalho com patchwork é feito a partir da sobreposição de três camadas que são: o tampo, que são os retalhos que formarão a imagem; o enchimento, que é a almofada que dará volume a peça; e o forro, que é o tecido que dará o acabamento final.

Se você é o tipo de pessoa que adora fazer artesanato, seja por hobby, renda extra ou profissão, esse artigo é para você. Pois hoje lhe daremos dicas super interessantes de como montar um atelier de patchwork.

Espaço para montar um atelier de Patchwork


Para montar um atelier de patchwork, não é necessário um espaço grande, se você tiver em sua casa um quarto apenas para isso, ótimo! Se não, não tem problema, escolha um cantinho na sala que seja exclusivo para isso, e deixe avisado para todos os moradores da casa que aquele lugar não deve ser mexido.

O interessante também é que o lugar para montar seu atelier de patchwork tenha bastante iluminação, seja natural, ou se possível coloque luzes de LED, pois elas são mais econômicas e iluminam mais.

Se for montar seu atelier de patchwork na sala da sua casa, de preferência, fique de costas para a televisão, assim você não dispersa caso tenha alguma pessoa assistindo televisão.

Se você for alugar um espaço para montagem do seu espaço de artesanato, é importante que ele tenha banheiro, e um espaço para a limpeza dos materiais. Além disso, é indicado que ele tenha boa localização, de preferência onde haja grande fluxo de pessoas, como locais próximos a escolas, ou ruas de bastante movimento.

como montar um atelier de patchwork

Quanto custa montar um atelier de patchwork?


Os custos de montagem para um atelier de patchwork, são bem variados, e vai depender de sua criatividade. Se você tiver condições financeiras, pode até contratar uma empresa para criar os móveis para o seu atelier. Mas se preferir pode usar sua criatividade.

Você pode usar, por exemplo, uma mesa antiga, ou uma porta velha como mesa, nela você pode fazer uma pintura ou forrar algum tecido. As prateleiras para guardar os materiais também podem ser customizados, você pode usar, por exemplo, aquelas caixas de madeira.

Nesse caso, você escolhe se deixa o ambiente do seu atelier de patchwork mais rústico, deixando as caixas sem nenhum acabamento, ou deixar o ambiente mais moderno, lixando e pintando essas caixas.

A cadeira do seu espaço de patchwork também pode ser decorada, você pode usar retalhos para forrá-la, deixando-a mais harmonizada com o ambiente. As paredes também podem ser forradas com pedaços de tecidos, basta usar a imaginação.

Como divulgar meu atelier de patchwork?


Para fazer a divulgação do atelier de patchwork, você pode fazer cartõezinhos e distribuir na vizinhança ou contratar alguém para fazer panfletagem em portas de escolas e empresas. Você também pode fazer parcerias com empresas, para montar um quiosque de patchwork dentro dela, geralmente empresas grandes possui grêmios, e eles sempre liberam espaços para venda de produtos, pesquise a respeito disso.

Uma outra forma, clássica, é a divulgação de seu atelier através de blogs e redes sociais. As redes sociais e os blogs estão em alta, e muitas pessoas buscam informações nesses meios de comunicação.

Se você não tiver habilidade em criar um blog, contrate alguém para montá-lo, e depois você pode ir fazendo postagens dos seus produtos, e divulgando seu trabalho. A dica mais do que importante nesse caso, é, faça tudo com muito capricho. Existem muitas artesãs especializadas em patchwork de qualidade na internet, então o seu produto deve ter um diferencial, seja algum detalhe exclusivo, com detalhes diferenciados.

atelier de patchwork

Um atelier de patchwork dá dinheiro?


Qualquer trabalho realizado com atenção, cuidado e dedicação, pode dar muito lucro, isso depende de cada pessoa. Se você fizer um trabalho bem feito, rico em detalhes, e bem caprichado, isso pode ser sim a sua fonte de renda permanente. Entretanto, se tentar produzir mais do que seu corpo permite, as peças podem sair sem qualidade e você poderá perder clientes.

Uma outra coisa que você precisa fazer sempre, é o marketing do seu atelier. De nada adiante você fazer uma panfletagem por mês, ou postar seu trabalho em seu blog ou na rede social a cada 15 dias. Isso precisa de uma certa periodicidade. E como a concorrência é grande, você precisa lembrar as pessoas que sua empresa existe, e que você sempre tem e terá novidades para vender.

Uma última dica, é, sempre revise seu trabalho para verificar se não ficou nenhum pedaço de linha solto, ou algum lugar sem ponto. Lembre-se: todo cuidado e capricho é pouco para uma artesão de patchwork.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

  • Olá… Como faço para dar nome ao meu ateliê d patchwork? Preciso legalizar , abrir uma empresa ? Ou posso simplesmente escolher qualquer nome e fazer etiquetas para meus produtos sem me preocupar com legalização ??

    • A

      Oi Ana Maria!
      Sim, você precisa abrir uma empresa e ter tudo legalizado. Deve escolher um nome fantasia que ainda não exista no mercado para poder usar em seu atelier.
      A minha recomendação é que você procure um contador para obter maiores informações sobre esse processo ou o Sebrae em sua cidade.

      Abraço!

Deixe o seu comentário