O Brasil é um dos maiores produtores de chocolate do mundo, segundo a ABICAB. Com uma natureza rica em cacau, é mais uma oportunidade para começar a aprender agora mesmo como ganhar dinheiro vendendo doces finos.
Sabia que muitas pessoas estão se tornando verdadeiros empresários de sucesso no ramo de doces e chocolates? É realmente um quitute irresistível, qualquer pessoa pode comprar de você. Sendo assim, é uma área que possui um público alvo amplo, o que significa um crescimento contínuo para você.
Hoje irei explicar para você como entrar nesse mercado altamente lucrativo e você verá um completo passo a passo de como ganhar dinheiro vendendo doces finos. Confira com atenção!
Conheça o mercado de doces finos
O doce sempre foi considerado uma paixão nacional. E hoje, mais do que nunca, o mercado de doces gourmet está super em alta. Na verdade, o setor alimentício, em geral, é uma excelente fonte de renda. Hoje em dia as pessoas não se dispõem de tanto tempo livre como antigamente.
Festas de aniversários, reuniões e festas comemorativas pedem doces mais elaborados. É aí que entra um grande público de doces finos e gourmet. Porém, entrar no mercado de doces finos requer um exercício diário de criatividade.
Os doces mais procurados são os mais diferentes e mais atrativos, sendo de extrema importância que você apresente um diferencial, uma técnica nova, um sabor diferente ou uma decoração inovadora.
Não adianta fazer qualquer tipo de doce e tentar vender por aí que os clientes não irão aceitar. Combinar um preço atrativo com alta qualidade é ainda a melhor receita de sucesso para conquistar clientes fiéis.
Como entrar no mercado de doces finos?
A primeira coisa a fazer é elaborar um planejamento de negócio. O quanto você pretende expandir? Como você deseja começar? Precisará de ajuda? Qual o capital inicial para montar o seu negócio? Qual a fatia de público da região?
Analise o mercado da sua região e tente descobrir qual tipo de doce fino tem maior potencial de venda. Avalie também se há oportunidades de expansão, por meio de parcerias locais. Uma excelente fonte de renda para aumentar sua lucratividade.
Como eu já disse anteriormente, a inovação é ponto fundamental para que você tenha destaque no mercado de doces finos. E quando falo em inovação, não me refiro somente à qualidade e decoração. Sua marca precisa ser atrativa, seu atendimento precisa ser diferenciado, as embalagens, forma de entrega, visual da loja, formas de pagamento, etc.
Ou seja, é um conjunto que transforma sua marca em única. E não tenha medo de entrar em uma área de atuação, por mais competitiva que seja. Se você for criativo o bastante e a apresentar diferenciais, tenho certeza que você irá crescer rapidinho.
Como ganhar dinheiro vendendo doces finos em 7 passos
Uma coisa importante é que seu negócio precisa se tornar rentável e também precisa se tornar escalável. Um negócio escalável é aquele que atinge um alto patamar e se vende sozinho. Traz um crescimento contínuo sem fazer muito esforço.
E como conseguir isso? Se destacando no mercado e se tornando a primeira escolha dos clientes, quando pensam em doces finos. Quer conhecer algumas das mais variadas formas de ganhar dinheiro com doces finos? Veja só:
1. Venda doces pela internet
A internet é um amplo espaço que guarda um grande percentual do seu público alvo. É, portanto, um dos melhores lugares para começar a se destacar.
Mas antes de entrar de cabeça nesse negócio, já adianto que é também um campo minado. Se você não tem reputação suficiente e não apresenta um processo de vendas bem estruturado pode correr perigo.
Na internet, as más notícias correm muito rápido e qualquer avaliação negativa para você pode se tornar uma bola de neve. Por isso, sempre aconselho a deixar essa opção por último, quando você estiver muito bem preparado e com uma equipe de primeira pronta para atender a alta demanda virtual.
2. Venda doces de porta em porta
É uma maneira mais segura e econômica de começar a se destacar com suas receitas de doces finos. Vender de porta em porta sempre foi encarado como fonte interminável de renda. Veja o porquê:
Você levará os melhores produtos na comodidade do cliente. Além disso, conseguirá ter mais intimidade com o cliente, podendo criar um relacionamento duradouro com ele.
Você fará um trabalho de vendedor amigo, aquele que sempre traz os melhores doces nas melhores horas. Não se esqueça de pegar todos os dados do cliente para sempre lhe enviar novidades. ?
3. Faça você mesmo
Se quer saber como ganhar dinheiro vendendo doces finos, então comece pela economia. Não há nada melhor do que criar suas próprias receitas e ter aquele “ingrediente secreto” que os clientes adoram.
Encontre as melhores receitas de doces que mais vendem no mercado e tente aprimorá-los com seus conhecimentos.
4. Venda doces na faculdade
Outro ponto excelente para ganhar muito dinheiro. Pense comigo, quantos jovens e adultos podem ter contato com seu negócio, caso você tenha um ponto em frente à faculdade? Inúmeros, não é mesmo? Imagine tudo isso se revertendo em lucro?
Realmente não há como resistir a um bom doce caseiro após sair de um longo trabalho na faculdade. É como se fosse uma recompensa, aproveite disso!
5. Monte um ateliê de doces finos
O Ateliê é um termo derivado do francês atelier, é um local de trabalho como se fosse uma pequena fábrica sofisticada. Já que você irá partir para o lado gourmet, que também é um apelo para aumentar suas vendas, é uma ótima opção para começar seu negócio.
Um Ateliê de doces finos pode se especializar em pacotes de doces para casamentos, aniversários reuniões corporativas e até se tornar um fornecedor para outros estabelecimentos.
6. Invista em uma franquia de doces finos
Outra grande dica que tenho para lhe dar é investir em uma franquia de doces finos. Será que vale a pena? Você deve estar se perguntando.
Como conheço bem esse mercado posso dizer que vale sim a pena montar uma franquia de doces. Acontece que montando uma franquia, você terá todo o suporte que precisa para manter o negócio funcionando, precisará apenas atrair clientes.
E atrair clientes será muito fácil se a marca já é renomada no mercado. Você pode perceber isso se a franquia tem um monte de franquiados espalhados pelo Brasil. Com a expansão da marca, você ganha também.
7. Compre doces finos no atacado
Comprar no atacado é sempre a melhor opção para quem quer duplicar o investimento. Você conseguirá comprar doces por um preço mínimo e revender pelo dobro do que pagou. Em pouco tempo, você poderá crescer o seu negócio e reinvestir o seu lucro.
Tenho um artigo aqui que fala exatamente sobre os maiores fornecedores de doces do Brasil. Depois dá uma olhadinha.
Quanto cobrar por doces finos?
Se você irá revender doces finos de alguma franqueadora, os preços já virão tabelados com uma grande margem de lucro para você. Caso você queira partir por conta própria, produzindo seus doces e vendendo no seu próprio estabelecimento ou em algum ponto comercial, precisará criar um planejamento de lucratividade.
Antes de mais nada, é preciso determinar e colocar tudo no papel os valores de gastos que você terá, aí sim poderá colocar um preço padrão nos seus produtos. Como ganhar dinheiro vendendo doces finos é uma questão de criatividade, você pode usar isso para agregar mais valor ao seu produto.
Mas em geral, doces finos costumam ser vendidos em torno de R$3,00 a R$4,00 cada. Em pacotes promocionais os preços podem diminuir um pouco. Mas ainda assim é um faturamento satisfatório.
Você pode vender vários tipos de doces finos como alfajor, brownie, macarons, cupcakes personalizados, doces franceses, bombons recheados com licor e muito mais.
Essa são as minhas melhores dicas de como ganhar dinheiro vendendo doces finos. Agora é só colocar a mão na massa, fazer o seu planejamento e conseguir muitos clientes. Não esqueça de compartilhar essas dicas importantes com mais pessoas!