Dá para ganhar dinheiro na crise investindo em delivery de comida e na venda de artigos esportivos. Além disso, você pode investir em manutenção de alguns aparelhos e até na abertura de um mercadinho.
Abaixo eu vou te apresentar 11 ideias que você pode aproveitar durante a crise. Analise cada uma, veja como é o mercado na sua região e invista na que tem maior potencial.
Observe:
1 – Delivery de comida
O mercado de entrega de comida é muito forte, mas para garantir seu espaço né preciso inovar, já que há uma concorrência muito forte na maioria dos lugares.
Cardápio gostoso, embalagens que levem o produto em perfeito estado e na temperatura correta, atendimento de qualidade e entrega rápida são fundamentais para chamar a atenção dos clientes e conquistá-los.
Dentre as opções é possível trabalhar com:
- Comida congelada;
- Comida oriental;
- Comida saudável;
- Lanches rápidos;
- Frutas prontas para consumo;
- Doces e tortas;
- Pães;
- E muitos outros.
2 – Manutenção de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos
Vamos combinar que é muito mais barato consertar uma coisa do que comprar uma nova, não é? Isso alinhado com o consumo cada vez maior desses produtos, fez com que o mercado de manutenção crescesse bastante.
É por isso que esse é um serviço que está na lista de o que as pessoas procuram em tempos de crise.
Se especializar em alguns desses produtos pode te fazer ter excelentes resultados. Entre eles eu destaco o mercado voltado para smartphones, notebooks e ar condicionados.
Se você for um especialista, fizer um trabalho de qualidade e limpo, sendo sempre honesto e atendendo bem o seu cliente, tenha certeza que vai fazer sucesso.
Em alguns casos não é preciso nem montar um escritório, dá para começar com a sua base em casa mesmo.
3 – Negócio de cuidadores de idosos
As empresas de cuidadoras de idosos tem crescido muito, mesmo em tempo de crise. A expectativa no Brasil, por exemplo é que tenhamos mais pessoas da terceira idade do que jovens e isso significa que os serviços voltados para eles continuarão crescendo.
O grande ponto é que você precisa primeiro se especializar para trabalhar nessa área. Além disso, é muito importante ter paciência e amor ao lidar com seus pacientes. Não tem como atuar na área de forma correta sem essas características.
Ah, uma coisa bacana da área é que dá para começar trabalhando como profissional autônomo e aos poucos, com organização e planejamento, montar sua própria empresa.
4 – Venda de artigos esportivos
Mesmo em meio a pandemia do coronavírus, por exemplo, a procura por materiais esportivos não diminuiu, muito pelo contrário. A impossibilidade de sair de casa fez com que várias pessoas investissem em produtos para utilizar dentro de casa.
O cuidado com a saúde e o bem estar físico e mental se tornaram prioridade para grande parte da população e em momentos tensos e difíceis, o exercício acaba se tornando um aliado para manter a mente calma e gastar energia.
Esse é uma das melhores opções de produtos que se vende em tempos de crise.
5 – Montar uma lavanderia
Com o aumento na conta de água e na conta de energia, muita gente tem deixado de lavar roupas em casa e optado pelos serviços de uma lavanderia.
Por causa disso, esse mercado se torna ainda mais rentável e com possibilidade de obter sucesso mesmo em tempos de crise.
Muitos novos empreendedores que estão com dinheiro disponível para investir em algo próprio estão optando por esse segmento, porque uma pequena lavanderia pode ser iniciada com cerca de R$25 mil e com essa alta procura pelos serviços, o retorno pode vir mais rápido que você imagina.
Um bom caso de sucesso durante uma crise econômica é o da empreendedora Joseane Gomes, que foi destaque em uma matéria do programa Mais Você da Rede Globo sobre o assunto.
Ela afirma que o seu negócio usou uma crise para alavancar os resultados e conseguiu um crescimento de 15% a 20% no faturamento e de 20% de novos clientes.
6 – Serviços de beleza a domicílio
Os serviços voltados para a beleza não sofrem tanto durante a crise quando o profissional trabalha em domicílio.
Entre as principais atividades que podem ser desenvolvidas na área estão:
- Manicure e pedicure;
- Maquiagem;
- Depilação;
- Massagem;
- Estética facial;
- Drenagem linfática;
- Cortes, pinturas, hidratações e penteados.
Se você tem alguma habilidade nessa área ou tem interesse, faça uma especialização, adquira pelo menos os equipamentos básicos para começar a trabalhar e divulgue bastante o seu serviço (comece com o boca a boca e use a internet).
Com um bom planejamento, dedicação, divulgação intensa e persistência você pode ter excelentes resultados e ganhar dinheiro mesmo em meio a uma crise.
7 – Mercadinho
Você já percebeu que mesmo quando estamos passando por uma crise severa os mercadinhos, supermercados e até os atacadistas, continuam cheios? Pois é! A área de produtos para casa, alimentação e bebida, é muito forte!
Por se tratarem de produtos essenciais por mais difíceis que as coisas fiquem, eles sempre terão uma boa saída.
8 – Negócios pela internet
Os negócios na internet estão crescendo e a cada dia que passa demonstram que mesmo quando os tempos são difíceis, eles têm capacidade de crescimento e geração de lucro.
As oportunidades são muitas:
- Blog;
- Canal no Youtube;
- Influencer;
- Venda de infoprodutos;
- Redação para web;
- Edição de vídeos;
- E muitas outras.
Só que, ao contrário do que muitos acreditam, nenhuma dessas opções significa trabalho fácil. Para iniciar nesse ramo é preciso encontrar uma opção que se encaixe ao seu perfil, estudar bastante, ter um diferencial e trabalhar muito!
Uma das grandes vantagens é a possibilidade de trabalhar a partir de casa, iniciar com um baixo custo inicial e ter um retorno rápido – é estimado um prazo de no mínimo seis meses para um negócio começar dar resultados.
Nessa reportagem do Bom Dia Brasil da Rede Globo você consegue algumas dicas bem legais sobre esse mercado:
9 – Venda de aparelhos eletrônicos
Celulares, notebooks, câmeras, leitores digitais, relógios inteligentes, fones de ouvido e até drones… O investimento em aparelhos eletrônicos em meio a uma crise pode ser uma forma do indivíduo encontrar um escape nas tensões do momento.
Por isso que esse pode ser um bom investimento para a crise. Pessoas que trabalham com a venda desse tipo de produto e usam boas estratégias de divulgação, podem não só continuar com os resultados como aumentar o faturamento.
10 – Trabalhar com artesanato
O artesanato em casa tem sido uma verdadeira oportunidade para quem está passando por um momento de crise e não sabe exatamente como poderá ganhar dinheiro nesse período.
Várias pessoas começam produzir suas peças em casa e vendem com o auxílio da internet. A partir disso, o que era uma alternativa de ganho pode acabar se tornando uma renda principal.
A dica é procurar um tipo de artesanato que esteja em alta, que seja barato para produzir e que lhe proporcione uma boa margem de lucro. Entre as opções mais comuns podemos citar o biscuit, os sabonetes artesanais, bordados e até a produção de artesanato com produtos reciclados.
O que não faltam são opções de produtos que você pode construir com suas próprias mãos… Para definir qual será, analise primeiro o seu mercado e também entenda o que está mais próximo do que você gosta ou sabe.
11 – Venda e serviços de veículos (carro, moto, bike)
É comum que veículos continuem tendo problemas e precisando de uma peça aqui e um conserto ali, não vai ser uma crise que mudará isso. Por isso lojas de peças de motos, carros e até de bicicletas e as oficinas, continuarão tendo procura.
Se você é mecânico ou entende bem de qualquer um desses veículos, pode investir seu dinheiro, conhecimento e tempo nisso. É claro que, assim como todos os exemplos mencionados, é preciso ter um bom planejamento e estudo de mercado antes de tomar uma decisão.
Defina em que negócio vai investir durante a crise e comece!
Todos nós estamos cansados de saber que os brasileiros são muito criativos, então tenho certeza que a crise pode abalar a situação financeira, mas nunca vai tirar a autoestima e a capacidade de inovação das pessoas.
A minha ideia aqui foi reunir algumas ideias que estão tendo bons resultados para muitos empreendedores e que podem inspirar você a começar o seu próprio projeto e dar a volta por cima nesse momento.
Acima de tudo, eu recomendo que pesquise, agora mais do que nunca, o mercado que deseja atuar para ter certeza de que esse é o negócio certo para você.
Desde já eu te agradeço pela companhia e desejo muito sucesso, não importa o caminho que definir.
Um abraço e até mais!
Sou advogada, mais estou adoentada, não tenho podido andar , tem como , me ajudar, trabalhar fazendo ou audiência no juizado, cidade e campos dos Goytacazes,RJ, para grandes empresas, que possa me contratar, evitando de advogados saírem das cidade para vir aqui.
Boa tarde José, estou desempregado, tambem não sei oque fazer para defender um dinheiro, pensei em fazer um curso de manuntençao e consertos em smartfone e etc.. Só que ainda não estou seguro ,tenho um pouco de medo … Pois terei que investir numa loja porque onde eu moro ja existem 7 lojas desse ramo…(pagar aluguel)
Por favor preciso de uma opinião.
Obgd !
olah estou desempregada e muito apertada queria trabalha com vendas de batatas deliveris e porçoes de carne e algumas sobremesas para entregas e sei que o ramo gastronomico e o que mais crece mais me da uma dica
Olá
Gostaria de saber que estratégia eu posso usar para montar uma equipe pra vender bolos nas ruas. Já que não tenho como sair pra rua?
Com a crise fico sem alternativas e penso em montar uma república de homens,diferenciada é uma boa solução?
Boa tarde! estou desempregada e acho difícil mesmo com a experiência que possuo de vendedora não consigo emprego, gosto do ramo na área de nutrição. Em tempos de crise seria uma boa área pra se trabalhar? Me da uma dica! tenho umas economias mas nem sei por onde começar…? Grata
Bom dia
Meu nome é Josiane eu e meu esposa, minha irmã e o marido dela estamos todos desempregados. Pensamos em comprar frutas, verduras e fazer salgados congelados para vender de porta em porta. Será que é uma boa estratégia de venda?
Boa noite,gostaria de montar um negócio Próprio mais não sei por onde começar?
Boa noite felipe , entra em contato cmg pelo whatssapp. 34-984304166
Olá bom dia gostaria de um conselho seu nesta crise o que está vendendo mais no mercado comida ou roupas quero montar um próprio negócio mais estou em dúvida
Olá Taty!
Com certeza os alimentos vendem muito mais, afinal é algo que as pessoas não tem como tirar do seu orçamento, já que alimentação é algo necessário.
Se você focar em algo de qualidade, certamente terá bons clientes.
Abraços!
Gostaria de montar um negócio. Sei fazer bolos, caseiro de aniversário e casamento, mais não sei como fazer para trabalhar nesse ramo. A minha vontade é mais de vender bolos. Por favor ajude-me. desde já agradeço.
Olá Maria!
Você já tem meio caminho andado, porque sabe produzir seus próprios produtos. O que resta agora é apenas entrar no mercado. Você poderá começar a partir de casa, investindo apenas na divulgação visando encontrar seus primeiros clientes. Use o boca a boca no seu bairro, ofereça seus produtos em grupos nas redes sociais, poste fotos no seu perfil, crie anúncios em jornais regionais na seção de classificados e assim vá se tornando popular no ramo.
Algumas pessoas investem na montagem de um pequeno atelier de bolos, mas isso vai demandar um pouco de dinheiro, então se você tem pouco capital para investir é possível começar na sua própria casa com o que já possui. Acredito que o que falta para você é apenas criar coragem de entrar no mercado e oferecer seus produtos, porque habilidade e conhecimento no ramo já deve ter.
Então um forte abraço e muito sucesso minha amiga!
verdade estou na mesma situação, e devido a crise acabei de ficar desempregada tbm mas pretendo começar a trabalhar pra mim mesma.
estou terminando curso superior em administração de empresas, no momento faço estágio, mas gostaria muito de montar um negocio próprio, no entanto não tenho capital. Então lendo o site montar um negocio, fiquei muito interessada em vende marmitex, no entanto temo deixar o estágio para me aventurar em algo novo. Gostaria de um conselho.
Oi Valdinete!
Infelizmente essa é uma duvida que passa pela mente de muitas pessoas e é extremamente difícil para mim dizer qual o melhor caminho para seguir. Em todo caso, se você tem uma pequena certeza de que o negócio poderá funcionar bem em sua cidade, então acredito que deve investir sim, porque o estágio tende a ser algo passageiro e que nem sempre trás grandes resultados como esperamos. Além disso, não existe experiência melhor que a de montar seu próprio negócio.
Abraços e sucesso!