Como ganhar dinheiro com propaganda volante?

“Atenção, atenção! Chegou o carro do ovo…”, quem nunca ouviu isso? Nosso assunto de hoje vai implicar como ganhar dinheiro com propaganda volante. Você poderá conhecer melhor sobre essa profissão que é uma das formas de comunicação mais tradicionais e baratas.

Se você achava que aquele carro que circula em seu bairro, falando sobre a promoção de lojas, não gerava lucro, está muito enganado. Essa forma de realizar publicidade permite que muitas empresas fiquem conhecidas e também viabiliza o lucro para quem divulga.

Para trabalhar desta forma é necessário muito mais do que um carro e aparelho de som. Você vai perceber neste texto que é necessário entender alguns pontos antes de começar a trabalhar com a propaganda volante.

Só não se preocupe demais, ok? São informações necessárias, como qualquer início de empresa, é normal.

O trabalho necessita de organização e também a produção de qualidade. Com o tempo você vai amadurecendo seus serviços e permitindo uma quantidade maior de clientes.

Como ganhar dinheiro com propaganda volante: Conheça o mercado tradicional


Você deve ter percebido que a propaganda volante nunca para, não é? Para quem ainda não entendeu, essa forma de trabalhar é feita por motoristas em um carro que reproduzem assuntos que foram pagos: uma loja em promoção, a inauguração de um restaurante, a reunião especial em uma igreja.

O tema pode variar a depender do contratante.

Esse tipo de mercado ganhou forças de uma forma que é possível ver que será difícil desvincular. Eu, por exemplo, moro em um bairro onde todos os dias há um carro informando sobre alguns estabelecimentos.

Eu fico informada só de ouvir o áudio na janela, e isso permite que esses estabelecimentos sejam promovidos.

Você deve estar se perguntando se é tão fácil assim. Eu acredito que não poderia deixar esse texto finalizar sem antes falar das regulamentações, vamos conversar sobre isso?

É um dos passos importantes para entender como ganhar dinheiro com propaganda volante.

O que é necessário para realizar propaganda volante?


trabalhar com propaganda volante dá dinheiro

Antes de falarmos do material, é preciso citar aqui alguns tipos de registros que devem ser feitos antes de começar a trabalhar no setor.

Caso você tenha interesse, é interessante ter os seguintes documentos:

  1. Registro em Sindicato Patronal;
  2. Registro na Prefeitura do Município;
  3. Registro da Receita Federal;
  4. Registro na Junta Comercial;
  5. Fazer registro no INSS (caso não tenha CNPJ);
  6. Ser Microempreendedor Individual.

Você precisará solicitar um Alvará de Funcionamento, além de confirmar em sua região sobre as leis sobre o uso de som alto. Em alguns casos há horários certos para determinada quantidade de decibéis.

Já em relação ao carro, isso dependerá de você. Escolha um modelo que te agrade, tenha um bom valor e possa permitir a instalação de um aparelho de som mais composto. Esses equipamentos normalmente possuem amplificadores.

Você precisará também ter um pequeno estúdio, que pode ser até em sua casa. É importante que neste local haja microfone, mesa de som e equipamentos de qualidade para realizar um bom resultado.

Quanto a equipe, acredito que devem haver contratos se você estiver sobrecarregado, mas de preferência, tenha a menor quantidade possível.

Como é o trabalho de uma propaganda volante?


Para trabalhar com propaganda volante e ganhar dinheiro é interessante entender do esquema de locução e rádio.

Em primeiro você receberá a solicitação do cliente e fará um orçamento mediante ao tempo de locução, período e local de veiculação, além de tipos de adicionais escolhidos pelo contratante.

Depois que acordado, é necessário que você faça um texto para locução e mediante a aprovação do cliente, poderá gravar o áudio.

Após a gravação, você irá transferir o arquivo para seu carro e propagar nos bairros selecionados. Normalmente é mais de uma propaganda volante durante o percurso, sem a necessidade de emitir apenas o áudio de um cliente só.

Tome muito cuidado em realizar serviços utilizando músicas famosas, em alguns casos o artista pode solicitar o ganho por direitos autorais e isso pode danificar o seu investimento.

Busque ter um banco de músicas, por exemplo. Vale mais pagar por uma que você possa utilizar sem problemas, do que ter que pagar a um cantor por ter utilizado a melodia de forma indevida.

Essa é uma dica simples, mas que também influencia em como ganhar dinheiro com propaganda volante.

Quem pode trabalhar com propaganda volante?


Bem, não há especificação sobre quais são os profissionais que podem trabalhar com a propaganda volante, mas é interessante que você tenha uma boa dicção para gravar os áudios e saiba dirigir.

Na verdade, eu diria que um dos fatores mais importantes de como ganhar dinheiro com propaganda volante é a dicção – já que você precisa passar a mensagem de forma direta e clara.

Esse é um tipo de mercado que não vejo tantas mulheres explorando e eu acredito que poderia ser um ambiente bom a se investir. Se você tem interesse em trabalhar nesta área, invista!

Outro ponto importante a ser citado é a organização. Você precisa realizar contratos com os clientes e também anotar informações importantes sobre as propagandas veiculadas.

Com a organização você poderá saber quando inicia e encerra o período de veiculação volante e não ficará repetindo fora da época certa.

Vale a pena trabalhar com propaganda volante?


como ganhar dinheiro com propaganda volante

Bem, o lucro do trabalho com propaganda volante pode variar da forma com que seja cobrado. Não há um valor base ou fixo para realizar os serviços.

Acredito que este trabalho, se obter uma boa quantidade de clientes e sejam realizados serviços com frequência, poderá gerar uma boa renda.

Tudo isso depende também do seu esforço, da sua dedicação em apresentar serviços cada vez mais melhores e de qualidade.

Não se preocupe se a quantidade de clientes ainda é baixa, ou se ainda não lucra o que achou que era suficiente, com o tempo você irá começar a lucrar bem e conquistar o mercado.

Leia também: Como fazer propaganda na rua

Comece a trabalhar com propaganda volante!


Algo que eu indico, caso você queira trabalhar na área e não sabe falar bem é procurar ajuda médica com uma fonoaudióloga que poderá lhe ensinar técnicas de fala.

Há também radialistas que dão dicas em vídeos no Youtube e assim você poderá aprender de uma forma bem econômica.

Você verá que obter conhecimento não é difícil e com o tempo terá mais firmeza ao falar e gravar as propagandas para seus clientes.

Tenha calma, tudo irá dar certo da melhor forma possível.

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

6 comentários

  • FARISOM PROPAGANDA

    OLA GALERA TUDO BOM, MUITO BOM ATUAR NESSA ÁREA,
    SEMPRE COM CAUTELA E DESESSENCIA, RESPEITANDO OS OUTROS , E LEVANDO COM SERIEDADE O HORÁRIO DE PROPAGANDO DO CLIENTE,

    VAMOS PRA CIMA
    VAMOS TRABALHA
    VAMOS GANHAR DINHEIRO
    ESQUEÇAS AS CRITICA, DE QUEM NÃO VENCEU NA VIDA.
    EU ACREDITO , QUE VOCÊ QUE ESTA LENDO ESSE COMENTÁRIO , VOCÊ VAI VENCER.

    SUCESSO A TODOS, E PRECISANDO DE LOCUÇÃO , CHAMA NO ZAP 44-997096418

  • Olá… propaganda volante não tem futuro pq perturba demais e não tem como para ignorar quem fica atrapalhado no trabalho. Por isso existe o lei 624/2016 q está proibindo este violência sonora.

    • Marco Aurélio de Souza Santos

      Robin, sou de Teresópolis-RJ e trabalho a mais de 35 anos com caro de som. O que falta é a obediência das Leis que regulam essa atividade, e, principalmente, bom senso de alguns donos de carro de som. Em algumas cidades o carro de som é o único veiculo que chega a todos os cidadãos de forma direta: seja para a publicidade paga como também para a utilidade pública e prestação de serviço.

      Parabenizo a Jéssica Trabuco pelas dicas. Vivo dessa atividade e já multipliquei essa profissão para vários conhecidos. Sou muito grato aos clientes que acreditam no meu trabalho e nessa atividade econômica de extrema importância.

      Sou locutor profissional e dono de carro de som. Minha escola foi o rádio, mas a atividade que ajudou a cuidar da minha família há anos foi o carro de som.

      Grande abraço a todos!

      • JACKSON MACEDO DA SILVA

        Obrigado amigo pelo incentivo grato estou pensando em atuar na área

  • Muito bom e esclareceu minhas dúvidas obrigado!!

  • josé mario de lima

    muito bom o conteúdo mim ajudou bastante.

Deixe o seu comentário