Dá para ganhar dinheiro com macramê montando uma loja, sendo vendedor ambulante, montando um canal no Youtube, construindo um blog, dando cursos e fazendo parcerias.
No final vou te apresentar 40 ideias de coisas para fazer com macramê, além de dar dicas para alavancar suas vendas.
Observe:
1. Monte sua loja de macramê
A forma mais tradicional de vender macramê é montando uma lojinha física ou virtual. Ter uma marca e um espaço fixo para que as pessoas encontrem você é uma mão na roda.
O espaço físico só precisa de uns 15 m² para apresentação dos seus materiais e para instalação do caixa. Já o espaço virtual só precisa de um site rápido e de simples acesso.
A grande sacada para conseguir ter uma receita boa é fazendo de tudo para ser visto, ou seja, focando em uma divulgação direcionada e colocando os produtos mais chamativos na vitrine para atrair a atenção dos curiosos.
Vale lembrar que o estoque será sempre controlado pela sua produção, então, crie bastante peça antes de sair divulgando por aí.
2. Seja um vendedor ambulante
Ser um vendedor ambulante é uma das ideias para ganhar dinheiro mais abraçadas pelas pessoas, pois permite que você conheça diferentes locais e busque por espaços onde tem uma quantidade maior de compradores potenciais.
Por exemplo: Se você vende bolsas de praia e chapéus pode ir em praias e áreas mais litorâneas, se o seu foco é voltado para móveis você pode transitar por áreas comerciais e mais urbanas, se você quer vender objetos de maiores utilidades como carteiras pode ir até os ônibus, tudo depende do seu propósito.
Nesse universo, você é livre para ir onde quiser, quando quiser e captar o tipo de cliente que achar necessário de acordo com o que pretende comercializar. Porém, é preciso se ligar na questão do deslocamento e do transporte de mercadorias, para não acabar se desgastando e perdendo grana sem necessidade.
3. Monte um canal no Youtube
As pessoas costumam visitar frequentemente o Youtube para pesquisar como fazer alguma coisa e é aí que você pode se fazer presente. Com diversas técnicas de macramê e sabendo fazer vários objetos distintos dá para você aderir ao famoso “Faça você mesmo (Do It Yourserf – DIY), ensinando as pessoas o passo a passo da técnica.
Sua ideia pode ser de monetizar o seu canal, de captar pessoas para vender seus produtos, ou até mesmo de juntar alunos para um curso futuro. Então, defina o seu foco principal para saber o que você vai entregar e se for preciso contrate uma empresa para fazer o tráfego do seu canal.
4. Construa um blog
Você pode ganhar dinheiro com artesanato ajudando pessoas que estão iniciando nesse segmento.
Através da criação diária de artigos com tudo referente a esse universo, seja ensinando como fazer, dando dicas de materiais, explicando questões burocráticas, apresentando oportunidades de negócios, entregando relação de fornecedores confiáveis e tudo mais que puder.
Os conteúdos que agregam valor costumam atrair públicos engajados, porém esse tipo de investimento permite um retorno de longo prazo, portanto, é preciso ter paciência para enxergar os resultados.
5. Dê cursos de macramê
Se você conhece várias técnicas e truques que podem facilitar o trabalho das pessoas que querem viver da venda de macramê, que tal montar um curso?
Esse curso pode ser ministrado presencialmente ou completamente online, tudo vai depender da aceitação das pessoas. Então, crie campanhas de divulgação de turmas online e presenciais e veja o que funciona melhor.
Você pode também criar enquetes em redes sociais para ver o que as pessoas gostariam de ver no seu curso, quais dúvidas principais e se elas preferem o conteúdo virtual ou presencial.
6. Faça parcerias
Outra forma de lucrar com macramê é através de parcerias com outras empresas, que podem ser firmadas para revenda de um produto seu, para divulgação ou como uma troca de favores.
Esse tipo de associação é muito comum de acontecer em feiras de artesanato, workshop e eventos voltados para esse nicho. Portanto, esteja presente nesses momentos para conseguir criar relacionamentos que ajudem a decolar o seu negócio.
40 ideias de macramê para ganhar dinheiro
Existem várias peças que você pode comercializar para atender a públicos diferentes e para te ajudar a encontrar o que mais se adequa a sua proposta, trouxe abaixo uma lista completa com 40 itens de macramê para vender.
Confira e se inspire:
- Poltrona;
- Cinto;
- Filtro dos sonhos;
- Puff;
- Bonecas;
- Chinelo decorado;
- Laços e tiaras;
- Enfeites pet;
- Sapatos e luvas para bebês;
- Sousplat;
- Vasos;
- Porta retrato;
- Toalha de mesa;
- Toalha de banho;
- Descansador de prato;
- Casaco;
- Pulseiras;
- Colares;
- Suporte de plantas;
- Cestas;
- Mantas;
- Capa de almofada;
- Cachecol;
- Gorro;
- Chaveiro;
- Cortina;
- Prendedor de cortina;
- Porta guardanapo;
- Enfeites de parede;
- Rede;
- Carteiras;
- Bolsas;
- Prateleiras suspensas;
- Tanga;
- Tapete;
- Capacho;
- Porta lápis;
- Porta joias;
- Decoração de garrafas;
- Xuxa.
Dicas para ganhar dinheiro com macramê
O macramê é um dos tipos de artesanato que vende mais, mas não é só isso que vai definir a lucratividade do seu negócio. Por isso, abaixo trago três dicas sensacionais para aumentar o seu rendimento em pouco tempo:
Faça itens personalizados
Por mais diferentes que sejam suas propostas, pode ter um cliente ou outro que não se apaixone por algo já pronto e tenha uma ideia na cabeça que talvez você possa executar.
Que tal abrir um espaço para que ele te conte em detalhes como imagina o produto para que você confeccione exclusivamente para ele? Nesse caso, você desenvolveria a técnica que achar melhor mas ele escolheria o formato do produto e a paleta de cores.
Acredite, essa iniciativa vai trazer uma galera até você!
Aceite várias formas de pagamento
É obrigação, nos tempos de hoje, ter uma maquininha de cartão, não importa se você pretende vender cursos online, ou sair perambulando pela cidade para vender macramê.
A maioria das pessoas evitam sair com dinheiro por segurança, ou por ser menos prático e isso acaba facilitando muito a vida de vendedores que não precisam sair por aí feito loucos atrás de um troco, não é mesmo?
Então, invista em uma máquina e aceite pagamentos em débito e crédito, para não perder clientes.
Tenha ofertas imperdíveis e produtos diferenciados
Fazer promoções, de vez em quando, é necessário para dar uma animada em qualquer tipo de negócio, mas associar esses descontos com produtos diferenciados dos concorrentes é um foguete que vai te levar direto ao topo do sucesso.
Sem dúvidas a associação de baixo preço e alta qualidade é uma das principais sacadas para aumentar seu lucro com macramê.
Comece a lucra o quanto antes!
Agora que já sabe como ganhar dinheiro com macramê, teve ideias para executar e formas de alavancar as vendas, o que você está esperando para ir atrás do seu sucesso?
Espero que esse artigo tenha te ajudado!
Estou na torcida desde já!
Um forte abraço!