Como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina

Publicado por Jéssica Trabuco em 15 de janeiro de 2018

O bordado é uma opção de artesanato para quem deseja montar seu próprio negócio ou ganhar um dinheiro extra. Se você quer dar o primeiro passo, mas não sabe por onde começar, eu vou te ensinar como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina.

Investir no negócio de bordados permite que você trabalhe em casa e é uma ótima opção para quem gosta de artesanato e deseja fabricar suas próprias peças. As dicas também servem para donas de casa e pessoas que trabalham fora produzirem nas horas vagas.

Pode ter certeza que com dedicação e persistência você pode sim começar algo que dê dinheiro e que ao mesmo tempo te dê liberdade. Quanta gente sonha com isso?! Não deixe passar essa chance.

Com essas dicas de como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina eu tenho certeza que você vai conseguir mudar a sua vida.

O bordado no Brasil


Muito popular em feiras de artesanato no Norte e Nordeste brasileiros, mas com grande visibilidade também em outras regiões, o bordado é um trabalho realizado normalmente por mulheres, mas que pode ser feito também por homens.

Além de ser uma atividade muito relaxante, o bordado ajuda na produção de peças muito bonitas e delicadas, o que garante a sua popularidade em todo o país. É aí nessa brecha que aparece a oportunidade.

O que antes era só uma tarefa de lazer para passar o tempo, se tornou fonte de renda de milhares de brasileiros. Atualmente as coisas feitas de forma manual tem tido ainda mais valor do que antes.

A expectativa é que esse valor só aumente nos próximos anos, o que significa que você pode sim começar agora e ter um bom resultado – foi por isso que resolvi te mostrar como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina.

Leia também: Como vender bordados pela internet

Como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina: Aprenda a bordar


como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina

Para início de conversa, você deve aprender a bordar. Se você ainda não sabe manejar a linha e a agulha, não desanime, pois o bordado não tem nenhum segredo e pode ser aprendido em menos de uma semana.

Procure aprender com alguém experiente ou realize um curso de bordado. Hoje, instituições como o SENAC oferecem essa opção para mulheres e homens que desejam abrir o próprio negócio ou complementar a renda familiar.

Conheça os tipos de bordado e defina qual irá fazer


Após aprender a bordar, você deve se concentrar nessa dica valiosa sobre como ganhar dinheiro com bordados à mão e a máquina: Antes de começar a produzir, é fundamental escolher o tipo de bordado que irá confeccionar.

Existem diversos tipos, que podem ser feitos a mão ou em uma máquina específica e é claro que você pode trabalhar com mais de um, mas é bem melhor começar focando em um segmento e depois ir expandindo.

Isso também vai te ajudar a conhecer mais o gosto do seu público alvo e produzir o que vai agradar a eles.

Veja alguns exemplos:

Bordados à mão

Os bordados feitos a mão se dividem em diferentes tipos e o que os difere uns dos outros é a técnica utilizada para criar os desenhos e artes no tecido. Confira os principais tipos de bordados à mão:

1 – Ponto cruzado

Um dos tipos de bordado mais conhecidos é o ponto cruzado ou ponto cruz, que se caracteriza por pontos bem fechados e exige muita delicadeza na hora de sua confecção. O resultado é um artesanato cheio de detalhes.

Para esse tipo de bordado, você deve utilizar linhas meadas (quanto mais finas, mais delicado o resultado final), agulhas comuns e gráficos dos desenhos. Você pode utilizar esse tipo de bordado em panos de prato, toalhas de banho e mesa, roupas, fraldas e muito mais.

2 – Bordado com fita

Esse tipo de bordado à mão é ainda mais delicado e fica excelente em produtos como toalhas, panos de prato, caminhos de mesa e fraldas de tecido. Além de ser bastante diferenciado, o bordado com fitas é fácil de fazer e vende muito bem.

Para a confecção dos produtos, utilize linhas de bordado de fita e fitinhas finas ou grossas e capriche nas cores!

3 – Ponto russo

Considerado um dos tipos de bordado mais fáceis de fazer, o ponto russo permite a criação de qualquer desenho.

Para isso, você vai precisar de moldes com riscos de desenhos, especialmente se você está começando agora e não tem habilidade em fazer os desenhos livremente.

Você encontra os moldes em casas de costura ou até mesmo pela internet.

4 – Ponto de cetim

A ideia do ponto de cetim é bordar apenas em pequenas partes do tecido para criar um produto muito delicado. Você irá precisar de agulha de fitas e fitas de cetim cuja largura irá variar de acordo com o trabalho desejado.

Você pode bordar diretamente no tecido ou criar os desenhos na fita e depois costurá-la no pano. Esse tipo de bordado é muito comum em toalhas de mesa e banho, fraldas de pano e outros tecidos.

5 – Bordado vagonite

Esse tipo de bordado pode ser de linha ou de fita. O vagonite de linha irá permitir que você desenhe formas mais simples e retas, o que torna esse tipo de bordado o preferido para os iniciantes.

Você só precisa de uma linha para bordado para vagonite (fina ou grossa) e os tecidos específicos para o trabalho. Use o vagonite de linha para fazer acabamentos em roupões, roupas e toalhas de banho e mesa.

Já o vagonite de fita é um tipo de bordado que utiliza fitinhas finas, mas fica a critério do artesão o uso de fitas grossas.

O que torna o vagonite de fita tão especial é que o bordado fica em alto relevo. Utilize, além das fitas, agulha, tecidos específicos de vagonite e gráficos dos desenhos.

Bordados à máquina

bordados à mão e à máquina dão dinheiro

Você também pode optar por adquirir uma máquina de bordado. O equipamento é ótimo para quem quer produzir mais em menos tempo e sem afetar em nada a qualidade da peça.

Hoje em dia você vai gastar cerca de 10 minutos para produzir algo que se leva dias à mão. Isso ajuda muito na sua produção e te possibilita ganhar mais dinheiro com bordados.

Tipos de máquinas para bordado

Para trabalhar dessa forma você vai precisar levar um tempo para escolher a máquina correta para o seu projeto.  Artesãos iniciantes com pretensões de vender peças ocasionalmente podem optar por uma máquina compacta, que tem uso simples e fácil.

Já para aqueles que desejam máquinas mais potentes capazes de produzir bastante em diferentes tecidos, o ideal é adquirir um modelo com mais possibilidades de bordados, com diferentes opções de tipos e tamanhos e que possam ser produzidos em um tempo menor.

Outra opção de máquina de bordado é para aqueles que já costuram e pretendem combinar as duas atividades. As máquinas computadorizadas são ótimas para esse tipo de trabalho, pois possuem vários pontos de costura e bordado na memória.

Se você já possui bastante experiência com bordado e quer chegar ainda mais longe, vale a dica da aquisição de uma máquina industrial. Esse equipamento possui uma grande área de bordado e pode realizar o trabalho em todos os tipos de tecido, além de serem mais rápidas e possuírem maior tecnologia.

Onde vender e como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina


ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina

Como qualquer trabalho artesanal, o bordado pode render um bom dinheiro. Mas para que isso aconteça, é necessário que você faça um excelente trabalho que seja capaz de se destacar, principalmente, na sua região.

Por isso, abuse da criatividade e crie peças diversificadas e únicas, prestando atenção aos acabamentos. A dica é que, independente do tipo de bordado escolhido, você utilize diferentes tecidos: almofadas, panos de prato, fraldas de pano, toalhas de mesa e banho, roupões, caminhos de mesa e muito mais!

Opções de lugares para vender bordados

Além das feiras e festas de artesanato, muito populares em todo o Brasil e que são responsáveis por divulgar a cultura nacional, você pode vender os bordados para pessoas interessadas em trabalhos manuais, empresas que irão revender os produtos em outras regiões do país ou, ainda, sob encomenda para vizinhos e conhecidos.

O primeiro passo é avisar a todo mundo que você conhece sobre os seus produtos, familiares, amigos, colegas e vizinhos. Apresente a ele seu trabalho e se eles gostarem serão os primeiros a divulgar o seu negócio.

Outra coisa que eu acho importante você fazer e que tem tudo a ver sobre como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina é a divulgação por meio da internet.

Crie um perfil no Instagram e poste fotos lindas das suas peças. Além disso, crie conteúdo interessante, dê dicas de produção, faça promoções e até sorteio. A internet, sem dúvida é a melhor forma de divulgar e atrair clientes para você.

Leia também: Como ganhar dinheiro vendendo laços pet

Comece a sua produção!


Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com bordados à mão e à máquina, do zero total, não desperdice esse conhecimento. Faça o curso de bordados da Brava, dê o seu melhor e se torne um excelente profissional

Para começar a trabalhar o seu investimento será baixíssimo, você pode trabalhar de casa e nas horas que achar melhor. Essa é a sua chance!

É a sua vez de começar o seu próprio negócio e garantir uma boa renda no final do mês. O sucesso só depende de você! Corra atrás!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário