Não sabe como fazer uma vitrine simples e bonita para sua loja? Então você está no texto certo! Hoje vamos dar 15 dicas que vão te ajudar a começar a fazer isso do total zero.
Eu tenho certeza que depois da leitura desse artigo você vai entender exatamente o que precisa para deixar a sua loja mais atrativa para o seu cliente de uma forma simples, prática e bem bonita!
Não sei se você sabe disso, mas cuidar da vitrine da sua loja é uma forma de fazer uma boa propaganda do seu produto. Independente do segmento e do tipo de loja que você tenha, isso é fundamental e vai te ajudar a vender mais.
Então esse é o meu convite para você hoje: Venha aprender como fazer uma vitrine simples e bonita e multiplicar o faturamento do seu negócio ainda esse mês!
Primeiros passos: O que atrai o seu cliente?
Antes de começar com as dicas, algumas reflexões precisam ser feitas sobre seu público, seus produtos e sua marca. Ao responder essas perguntas, você poderá pensar melhor em ideias criativas de como atrair o consumidor.
São três pontos simples que você precisa analisar antes de a gente começar todo o trabalho. Se você quer mesmo montar uma empresa de sucesso (ou transformar a sua do jeito que está hoje), comece por aqui:
- Antes de pensar em como montar a sua vitrine, você precisa saber quem é o cliente que você procura atingir;
- O segundo passo é pensar em formas de valorizar o seu produto! Afinal, roupas e artigos esportivos tem que ser valorizados de formas diferentes.
- Qual o estilo da sua loja? Elegante, despojado, divertido, casual? Definir características é muito importante na hora da apresentação do seu produto.
Por exemplo, se sua loja seja a linha de moda sustentável, sua vitrine precisa retratar isso, podendo usar paletes, caixotes de madeira, flores e até stands feitas de garrafas pet. Essas ideias não se adequariam às lojas com foco em vendas de ternos elegantes.
Dicas de como fazer uma vitrine simples e bonita: 15 dicas fundamentais!
Separamos aqui algumas dicas de como fazer uma vitrine simples e bonita, que consiga representar bem a sua loja e/ou marca. Essas dicas irão facilitar suas escolhas e estimular sua criatividade na hora de montar a vitrine.
Analise cada uma delas com atenção e esteja disposto a colocar todas elas em prática. Se você quer mesmo ter uma vitrine bonita e eficaz, precisa levar isso em conta.
Observe:
1. Vitrines com muita informação confundem e poluem a visão do consumidor
Menos é mais! Amontoar as coisas irá fazer com o que o cliente não se interesse tanto pelas peças e, caso ele olhe mesmo assim, dificulta o entendimento dos itens. A vitrine é o local para dar visibilidade a produtos específicos e não a todos os itens de sua loja.
2. Disponha seus produtos da forma como eles são utilizados
Ou seja, se sua loja for de roupas, invista em looks completos no manequim. Já se sua loja for de bolas, vista seu boneco e coloque a bola em seus pés ou até cabeceando. O consumidor precisa se enxergar na vitrine.
3. Opte por linhas semelhantes
Esse é um ponto fundamental de como fazer uma vitrine simples e bonita! Looks de diversas cores e que não conversam entre si não são uma boa pedida para atrair o público.
Apresente sequencias de look com peças da mesma estampa ou quem sabe, aposte na versatilidade de uma única peça para compor vários looks. O mesmo acontece com artigos esportivos e de decoração, livros, bijuterias e etc. Segmente sua vitrine em estilos.
4. Seu diferencial tem que ir para além das peças
Flores na vitrine, desenhos relacionados, um detalhe no manequim ou até peças que aproximem o item do cliente podem ajudar. Por exemplo, em lojas de roupas de praia, você pode colocar um sombreiro, uma cadeira de praia ou até uma canga, simulando a vitrine.
5. Invista em adesivos!
Se sua loja trabalha com um segmento específico, como moda praia ou livros, você pode apostar em adesivos estampados no vidro, que remetam a areia ou detalhes de uma biblioteca. Esses detalhes podem ficar fixos, por sempre representarem seus produtos.
6. Facilite na forma de mostrar o preço
Muitos consumidores olham as vitrines em busca do preço dos produtos. Utilize desse espaço para apresentar promoções ou característica das peças, como por exemplo, “Tamanho único”, “Promoção”.
Os valores devem ser colocados de maneira legível, porém não extravagante. Afinal, o consumidor precisa gostar primeiro da peça, para depois procurar seu preço.
É também item obrigatório de como fazer uma vitrine simples e bonita, mas mais do que isso, é item obrigatório para quem quer chamar cliente para dentro da loja – que deve sempre ser o seu objetivo principal.
7. Não deixe sua vitrine sempre igual!
Varie, uma vitrine que está sempre com novidades já cria olhares direcionados para ela, invista nisso!
8. Sua loja precisa seguir a organização e arrumação da vitrine
A vitrine precisa ser uma extensão da sua loja, por isso, não adianta ter uma vitrine clara e organizada e possuir a disposição das peças internas de qualquer forma e sem segmentação dos produtos / estilos.
9. Sale!
Adesivos e avisos de promoção ou, em inglês “sale”, são ótimos para atrair olhares, mas se estiverem durante todo o ano na vitrine, não causam boa impressão! Reveja sua utilidade.
10. Aproveite as estações e acontecimentos!
Sua loja precisa estar ligada nas tendências, mostrando ao público o que tem de novo em sua loja e como ela pode ajudar o consumidor a encontrar o que deseja.
Por exemplo, nos períodos de copa, as pessoas procuram por itens nas cores Brasil, sua vitrine pode se basear nisso ou na nova coleção de verão de primavera da loja de roupas, que poderá ter flores, em sua composição.
Ter um tema sempre chama atenção do consumidor e também é importante sobre como fazer uma vitrine simples e bonita.
11. Só exponha os itens que você tem estoque
Nada pior que gostar do modelo da vitrine e só ter aquela peça.
12. Aposte em uma iluminação clara e que valorize as peças
Isso vale também para o local onde você botará os itens, eles não podem produzir sombras que atrapalhem a exposição deles e de outros adereços.
13. Sua vitrine precisa estar limpa
Esse é um dos pontos mais importantes dessa lista e o um dos mais fáceis de ser alcançados. Como falamos aqui, a vitrine é o reflexo da loja. Uma vitrine suja desestimula o consumidor a entrar e conhecer seu espaço.
14. Dê espaço entre as mercadorias
É indicado que cada mercadoria possua, pelo menos, 10cm de distância uma da outra. Isso facilita a visibilidade do cliente e não deixa sua vitrine confusa.
15. Seja minimalista!
Aposte nas pequenas mudanças. Pode ser na posição do manequim ou dos adereços dele. Na ordem dos móveis, nos itens de decoração ou até, na forma de informar os preços.
Ouse e bote sua imaginação para funcionar. Isso dá ao cliente uma impressão de que a loja está sempre com novidades e em atividade.
Leia também: Promoções criativas para lojas de roupas
Comece agora!
Agora que você já sabe como montar uma vitrine simples e bonita /e ainda gastando pouco, está na hora de botar os novos conhecimentos em prática, adequando o que melhor se encaixa em sua marca, consumidor e modelo de negócio.
Não se esqueça de planejar essas ações com antecedência, para fazer da melhor forma possível, sem retrabalhos.
Espero que você tenha gostado desse texto e tenha sucesso montando uma vitrine que atraia clientes. Nos vemos no próximo? Até lá!