Que tal aprender agora como fazer um pomar de frutas variadas? Esse é um negócio que pode te ajudar a começar no mercado e ter excelentes resultados financeiros. Claro que nada é da noite para o dia, mas é para te ajudar que eu estou aqui.
O legal é que você pode até começar o seu negócio pequeno, não tem problema. O que mais vale mesmo é que você comece do jeito que pode agora e aos pouquinhos vá aumentando, expandindo e cobrindo mais partes do seu mercado por aí.
As dicas que eu trouxe aqui vão te mostrar exatamente como fazer um pomar de frutas variadas, mas é importante que você esteja mesmo disposto a colocar elas de acordo com os seus objetivos e realmente praticar – já pensou nisso?
Se está mesmo disposto a colocar a mão na massa e correr atrás, vem comigo! Tenho certeza que todo esse conteúdo que separei aqui pode te ajudar muito nessa sua nova jornada.
Vender fruta dá dinheiro?
Antes de a gente continuar com o guia prático de como fazer um pomar de frutas variadas, é muito importante que você entenda qual é o potencial financeiro que esse tipo de negócio tem. Afinal, esse é o objetivo maior, não é não?
Pois então! Vender frutas e verduras dá dinheiro! Fazem parte do nosso dia a dia, a gente precisa delas para se alimentar diariamente, para manter uma boa saúde, para ter um corpo e uma mente mais fortes.
É claro que isso não é segredo para ninguém, por isso você vai encontrar concorrentes no mercado – isso é fato! Só que a partir do momento que você toma certos cuidados com a plantação, você pode ter um produto diferenciado e assim se destacar.
Agora é aquilo, não é? Não adianta só saber que vender fruta dá dinheiro, você precisa fazer com que o seu negócio comece o mais rápido possível e se estabeleça. Para isso só muito suor e trabalho.
Leia também: Como montar uma barraca de frutas
Como fazer um pomar de frutas variadas: Tudo que você precisa saber
Viu que dá dinheiro e quer mesmo colocar a mão na areia? Ótimo! Esses cuidados e passos que eu trouxe aqui são fundamentais para isso. Todos eles, juntos, vão te ajudar a montar a estrutura certo para começar a sua plantação de frutas variadas.
Dá uma olhadinha:
1. Iluminação
Este é um dos critérios mais importantes, visto que, o crescimento e reprodução das plantas frutíferas serão determinados por meio delas. As plantações precisam de ao menos 7 horas por dia para exposição ao sol durante o verão.
2. Pontos cardeais
Norte, Sul, Leste ou Oeste? Os pontos cardeais têm sua necessidade no momento de produzir um pomar. É necessário analisar de há árvores do terreno, construções ou muros que possam alterar as condições de temperatura, umidade, luz ou ventilação.
3. Analise antes de plantar
É importante tomar algumas atitudes antes de começar a plantar, chamamos de preparação. O terreno por exemplo, deve ser plano ou inclinado de forma leve, seu solo precisa ser profundo e bem drenado.
Certifique-se de que a água nas suas proximidades seja potável e a área do pomar fique protegida, evitando que animais tenham acesso, podendo danificar a plantação.
4. De olho na terra
Neste momento você vai precisar limpar o terreno, removendo entulhos, pedras e também raízes de plantas. É de suma importância verificar a existência de formigueiros, que podem danificar, mesmo que estejam nos arredores.
No momento da preparação, também crie uma estrutura que proteja a área de ventos, pois eles podem derrubar flores e frutos, além de prejudicar a polinização.
As mudas escolhidas precisam ser bem formadas, com bastante raiz e aparência de saúde qualificada, busque em locais de confiança. Antes de iniciar, faça análises no solo, pegue umas amostras e leve em laboratórios.
5. Preparando as covas
Agora você vai aprender sobre o processo de plantação de frutas, que é fundamental em como fazer um pomar de frutas variadas. Aqui em cada tópico será ensinado um processo.
Você deve fazer essa etapa de 30 a 60 dias antes, ela deve ser aberta de 80x80x80, mas se o solo for fértil, utilize 60x60x60 centímetros. No momento em que você for tirar terra da cova, irá precisar separar de um lado a terra da superfície e do outro a do fundo.
A terra da superfície deve ser misturada com 20 litros de esterco de boi bem curtido, ou cinco litros de esterco de galinha. Além disso, deve acrescentar 500 gramas de calcário dolomítico, 1 kg de fosfato natural e 150 gramas de cloreto de potássio.
Caso no solo a água demore de infiltrar, coloque duas partes de areia grossa de construção junto com a mistura. É importante também fazer o plantio em horas quentes.
Depois de plantar deixe mais ou menos um metro em torno da planta, com um centímetro de profundidade com formato de bacia, assim irá reter água.
Caso seja possível, cubra em volta com folhas secas, palha de milho, arroz ou serragem grossa, assim manterá a umidade do solo, evitando que o mato cresça.
6. Tipos de frutas para plantar em um pomar
Uma das coisas mais importantes de como fazer um pomar de frutas variadas é entender quais são as suas opções. Agora vamos especificar cada uma, há cinco categorias e cada uma com suas peculiaridades. Vamos conhecê-las?
- Rasteiras:
Morango – Deve ter o espaçamento de 0,5 x 0,5 e é importante plantá-lo entre fevereiro e maio. Seus primeiros frutos ocorrem de 60 a 80 dias, com duas safras ao ano.
Melancia – Possui um espaçamento de 1 x 1 e pode ser plantado em qualquer estação do ano. São duas safras e o primeiro fruto surge entre 85 e 105 dias.
Melão – Com espaçamento de 1×1, ele pode ser plantado em qualquer época, sendo que possui duas safras ao ano. Seus frutos surgem de 80 a 90 dias após o plantio.
- Trepadeiras:
Uva – Deve ter o espaçamento 2 x 1 e deve ser plantado somente no inverno. Seus primeiros frutos surgem em três anos, com apenas uma safra.
Maracujá – Possui um espaçamento de 2 x 2 e não possui restrição de época de plantio, sendo que os frutos surgem em dois anos, com uma safra.
Laranja-Trepadeira – Com espaçamento 2 x 2, a laranja pode ser plantada em estação chuvosa, surgindo frutos entre um ou dois anos, com apenas uma safra.
- Pequeno porte:
Banana
Espaçamento: 2 x 2
Melhor época: Início de período chuvoso
Primeiros frutos: Entre 1 e 2 anos
Safra ao ano: O ano inteiro
Altura: 2 a 3m
Mamão
Espaçamento: 2 x 2
Melhor época: Ano todo
Primeiros frutos: Em 1 ano
Safra ao ano: Ano Todo
Altura: 3 a 5m
Figo
Espaçamento: 2 x 2
Melhor época: Inverno
Primeiros frutos: Em 1 ano
Safra ao ano: Ano todo
Altura: 3 a 5m
Pitanga
Espaçamento: 3 x 3
Melhor época: Estação chuvosa
Primeiros frutos: Em 3 anos
Safra ao ano: 2
Altura: 3 a 5m
Limão
Espaçamento: 4 x 3
Melhor época: Estação chuvosa
Primeiros frutos: 3 a 5 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 3m
Há também amora, fruta do conde, romã, maçã, tangerina, goiaba, ameixa, pêra, nectarina, lima, laranja, lichia.
- Médio porte
Nêspera
Espaçamento: 6 x 6
Melhor época: Inverno
Primeiros frutos: 3 a 4 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 5 a 7m
Caqui
Espaçamento: 3 x 3
Melhor época: Início das chuvas
Primeiros frutos: 2 a 4 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 5 a 7m
Carambola
Espaçamento: 4 x 3
Melhor época: Início das chuvas
Primeiros frutos: 3 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 5 a 7m
Jabuticaba
Espaçamento: 6 x 6
Melhor época: Estação chuvosa
Primeiros frutos: 3 anos
Safra ao ano: 2
Altura: 5 a 7m
- Grande porte
Manga
Espaçamento: 10 x 10
Melhor época: Estação chuvosa
Primeiros frutos: 4 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 7 a 10m
Abacate
Espaçamento: 10 x 10
Melhor época: Início das chuvas
Primeiros frutos: 3 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 7 a 10m
Caju
Espaçamento: 10 x 10
Melhor época: Início das chuvas
Primeiros frutos: 3 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 7 a 10m
Jaca
Espaçamento: 10 x 10
Melhor época: Estação chuvosa
Primeiros frutos: 5 anos
Safra ao ano: 1
Altura: 7 a 10m
Leia também: Como fazer polpa de frutas para vender
Inicie seu pomar!
Bem espero que tenha gostado das dicas! Agora que já sabe como fazer um pomar de frutas variadas, vai esperar mais o que para começar a trabalhar? Corre!