Como fazer iogurte natural para vender: Receita e dicas!

Publicado por Jéssica Trabuco em 5 de dezembro de 2019

Hoje eu vou te ensinar como fazer iogurte natural para vender pode ser uma ótima opção para ganhar dinheiro dentro de casa.

Além da receita, que dá para fazer mesmo sem experiência na cozinha, vou te dar algumas dicas que te ajudarão a ter sucesso com esse projeto.

Receita de iogurte natural de morango para vender


como fazer iogurte natural para vender

Eu trouxe a receita de morango que é a mais tradicional, mas abaixo dela perceberá que é possível criar muitas outras com essa mesma base.

Comece a praticar assim que possível e não desista até que fique no ponto que você quer.

Observe abaixo:

Ingredientes

  • 1/2 litro de água;
  • 1 copo de iogurte natural da marca da sua preferência;
  • 1 pote vazio e limpo de maionese;
  • 2 litros de leite longa vida integral;
  • 2 caixas de gelatina de morango;
  • 6 colheres de sopa de adoçante ou açúcar refinado.

Modo de preparo

Primero esterilize o pote de maionese vazio. É só colocar água para ferver e despejar no pote. Aí você espera uns cinco minutos e depois enxágua.

Depois disso, adicione o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver – é importante que a fervura não suba.

Despeje o leite quente no pote esterilizado e depois coloque o iogurte integral. Feche e deixe descansando em um local com temperatura ambiente, por 24 horas.

Esse é o período exato para que a mistura coalhe e se transforme na base do seu iogurte.

Passado esse tempo, ferva 1/2 litro de água e dissolva os dois pacotes de gelatina de morango em um recipiente.

Mexa bem, acrescente duas colheres de açúcar (ou adoçante) e certifique-se que está bem dissolvido. Tampe o pote e leve para a geladeira por duas horas.

Retire a gelatina, coloque no liquidificador, adicione o leite coalhado e bata por uns 10 minutos em velocidade máxima. Depois despeje a mistura no pote, leve para a geladeira e deixe descansar por oito horas.

Retire novamente o iogurte, bata no liquidificador por cinco minutos e depois retorno para a geladeira por mais duas horas até gelar. Pronto!

Crie suas próprias receitas!


Se você tem a intenção de vender iogurte natural a ideia é que você trabalhe com outros sabores e até formatos dos iogurtes.

Com essa mesma receita que te apresentei, mudando só as gelatinas já é possível ter sabores diferentes. Só que você também pode fazer direto com o suco da fruta e também com pedacinhos dela.

Tudo é teste! Faça alguns dias de experimentos, com essa mesma base para ver o que pode ser inovador e criativo para chamar a atenção do seu público.

Também é importante que você utilize os sabores e frutas que são da região, isso pode agregar mais valor ao seu produto.

Só use produtos de qualidade!


Desde o leite até a fruta: Tudo que fizer parte da sua receita de iogurte natural para vender precisa ter qualidade. Principalmente se tratando de um produto tão sensível.

Causar infecção alimentar em um cliente é uma coisa horrorosa e você precisa colocar a saúde do seu público como sua prioridade.

Isso sem falar que ao se preocupar com a qualidade dos produtos você também está agregando sabor ao seu iogurte e isso, por si só, já é uma forma de se diferenciar no mercado.

Por isso opte por comprar direto de centros de distribuição, feiras e em mercados atacadistas. Você terá sabor, quantidade e preço baixo.

Prefira os potes de vidro


Você pode sim vender os seus iogurtes em potes de plástico, mas os de vidro são os melhores. Eles têm uma vedação completa, são mais higiênicos e não fazem qualquer alteração no sabor do produto.

Por mais que o custo seja um pouco maior, o seu produto será visto com maior credibilidade pelo cliente.

Trabalhando dessa forma, é possível criar um sistema de potes retornáveis onde o cliente ganha um desconto na próxima compra devolvendo o pote.

Além de ser mais seguro e gostoso trabalhar com o vidro, você estará sendo sustentável e evitando poluir ainda mais o nosso planeta.

Validade do iogurte


receita de iogurte natural para vender

É muito importante que todos os seus produtos tenham a data de fabricação e a de validade de forma bem visível para os seus clientes.

Os iogurtes industrializados, por terem conservantes, podem durar até um mês na geladeira. No caso de seguir uma receita caseira, sem conservante, o prazo é bem menor.

Se ele estiver em um pote fechado, a validade do iogurte natural é de até uma semana. Se for aberto, o ideal é consumi-lo em até três dias.

Isso pode ser uma brecha para você produzir em tamanhos menores, para consumo mais rápido, se tiver a intenção de realmente fazer algo artesanal sem conservantes.

Divulgue, divulgue e divulgue!


Depois de preparar o melhor produto do mundo, o próximo passo é avisar ao mundo sobre ele.

Comece com as pessoas que conhece mesmo: vizinhos, familiares, amigos, colegas… Todo mundo! Faça com que eles experimentem! Se gostarem serão os primeiros a divulgarem para outras pessoas também.

Além disso é importante você investir nas divulgações tradicionais como panfletagem nas áreas próximas de onde você for trabalhar, anúncios em grupos de venda no Facebook, anúncios no WhatsApp e um perfil no Instagram só para isso.

Todo o seu esforço nesse sentido vai fazer com que mais pessoas conheçam e comprem o seu produto.

Escolha como vai trabalhar


Aprender a fazer iogurte natural para vender é fácil, o que pode complicar é a forma como você vai trabalhar com esse produto.

Basicamente existem dois caminhos:

  • Vender direto ao consumidor final
  • Vender para revendedores

Vender direto ao consumidor final acaba te dando o retorno mais rápido e o maior lucro por produto, mas é preciso pensar em como vai captar essas pessoas.

Você pode vender em casa, colocando um banner, pode vender pela internet (através do Instagram, anúncios em grupos de venda do Facebook e anúncios em sites como Mercado Livre) e pode montar uma lojinha de iogurtes física.

Se optar pela venda para revendedores, o ideal é primeiro identificar todos os estabelecimentos que podem ter interesse no seu produto: loja de produto natural, lanchonetes, mercadinhos, cafeterias…

Entre em contato com elas, marque uma reunião com o dono ou gerente e apresente o seu produto.

Por mais que o valor para revenda precise ser mais baixo, você acaba ganhando pela demanda que costuma ser alta.

Leia também: Como montar uma fábrica de iogurte

Comece!


Agora está nas suas mãos! Comece a fazer iogurte natural para vender dos melhores sabores e corra atrás dos seus clientes.

Pense direitinho em como vai trabalhar, coloque metas e persista nelas – vai dar tudo certo!

Um abraço e até o próximo artigo.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

Deixe o seu comentário