Como fazer feno: Aprenda e comece a produzir logo!

Aprender como fazer feno é a melhor solução para baixar os custos na época de seca. Quem trabalha com criação de animais e precisa da produção a todo vapor sempre, precisa pensar em alternativas baratas para manter uma alimentação rica e nutritiva para eles.

É justamente isso que você consegue aprendendo a fazer feno. Mesmo em épocas de seca seus animais manterão a alimentação saudável e a sua produção não terá quedas. Isso significa faturamento o ano inteiro.

Além de aprender como fazer feno para o seu próprio negócio, você também pode aproveitar esse conhecimento para comercializar esse produto para outros criadores da sua região. Por que não ganhar dinheiro a mais quando se pode, não é mesmo?

Fique comigo até o final do artigo e acompanhe todo o passo a passo que vai te mostrar como fazer feno, baixar os seus custos na época de seca e ainda aumentar o seu faturamento.

Entendendo o que é o feno e a sua importância


O feno, nada mais é do que a forragem desidratada que ainda mantém o valor nutritivo original. É produzido por meio de uma técnica que permite que a forragem fique armazenada por muito tempo e ainda com a mesma qualidade.

Isso permite que o seus animais tenham a alimentação de qualidade garantida mesmo durante a seca. Quem trabalha com criação sabe muito bem o perrengue que é na época de seca. Os animais acabam por produzir muito abaixo da sua capacidade e por conta disso o faturamento também cai bastante.

A produção de feno é, portanto, uma alternativa inteligente e barata para não cair nesse problema. Se você conseguir aprender a técnica da forma profissional, poderá, como falei anteriormente, até vender o feno para outros profissionais.

O ponto alto para aprender como fazer feno é manter a nutrição do produto mesmo com o tempo de estocagem. Isso não é algo que qualquer um aprende, é preciso mesmo investir em capacitação.

como fazer feno

Como fazer feno: Dicas que vão te ajudar começar a sua produção


A partir de agora eu vou te apresentar os pontos principais para quem quer aprender como fazer feno. Esses são passos simples e práticos que vão te ajudar a começar a sua produção o mais rápido possível.

Lembre-se, no entanto, que aqui é uma visão geral e mais simples do projeto. Para começar algo em grande escala, com fins lucrativos, o ideal é que você realmente invista em um curso profissionalizante.

O investimento que você fará no curso vai lhe render um bom dinheiro e evitar que você tenha prejuízo com etapas mal feitas ou estratégias mal executadas.

Veja o passo a passo de como iniciar uma produção de feno, junte isso ao conhecimento técnico e comece a trabalhar:

Espécie para fazer feno

Uma das dicas de quem trabalha nesse setor é aproveitar a produção de verão da capineira de capim-elefante. Essa é uma espécie que produz feno com boa qualidade e com alto índice nutritivo.

Sabe o que é melhor? O custo é baixo. É claro que você vai precisar dar alguns cuidados especiais, mas nada muito complicado ou caro.

Quando cortar

Essa é uma das questões mais importantes sobre como fazer feno. No caso do capim-elefante o momento ideal para corte é entre 30 e 65 dias.

Essa espécie de capim é excelente para produção de feno por conta da presença de caules finos em algumas cultivares que tem ótimo valor nutritivo e auxiliam na desidratação rápida.

Hora da colheita

É bom lembrar que a colheita do capim pode ser feita manualmente (e logo depois a fracionalização em uma picadeira estacionária) ou por meio de uma ensiladora que colhe e pica o capim. Veja qual é a melhor forma para você começar.

Desidratando o capim

fazer feno

Esse é um dos pontos altos sobre como fazer feno. Não adianta ter um bom capim se você não souber desidratar, ou pior, demorar muito nesse processo. É preciso desidratá-lo o mais rápido possível para conservar o seu valor nutricional.

A forma de desidratação é simples: Espalhe uma camada fina de forragem picada em cima de um piso pavimentado ou terreiro.

Revolvimento

É uma técnica feita com qualquer ferramenta que possibilite o revolvimento do capim no solo. Ela precisa ser feita a cada hora e auxilia na desidratação.

Estocagem

Para estocar o feno você vai precisar de sacos a granel ou de ráfia. O ponto principal é armazenar o feno em uma área longe de umidade.

Descubra quais são os Melhores Negócios para abrir com até R$ 500 Reais! Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito à Lista de Negócios mais Baratos para montar atualmente!
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

Deixe o seu comentário