Para começar fazer cosméticos para vender é preciso ter um local apropriado para produção, um responsável técnico (farmacêutico ou químico) e contar com todas as autorizações da ANVISA.
Além disso, para iniciar nesse ramo será necessário obter um bom conhecimento relacionado a fabricação, manuseio e comercialização dos seus próprios cosméticos.
Pensando nisso eu fui buscar mais informações que podem lhe ajudar nesse inicio. Então confira as dicas para fazer cosméticos e começar vender:
1. Defina os tipos de cosméticos que vai fazer
Logo de cara o que você precisará para começar no caminho certo é de um planejamento. Pois não basta saber como fazer cosméticos para vender se você não tem organização no seu negócio.
Então defina primeiramente quais serão os tipos de produtos que irá fabricar para vender.
Na sua lista, você poderá incluir produtos para os cabelos, produtos para o corpo, produtos voltados para linha masculina, produtos para banho e muito mais. Alguns exemplos são:
- Óleos;
- Cremes;
- Gel;
- Condicionadores;
- Shampoo.
Todos os produtos desse tipo costumam ter uma vendagem muito alta na maioria das cidades. Mas uma outra dica bem interessante que você poderá seguir é a elaboração de uma pesquisa junto às pessoas do seu bairro ou mesmo da sua cidade para saber quais são os tipos de cosméticos que elas mais compram.
Uma boa ideia atualmente é fazer cosméticos naturais, que são produtos em alta e que pode ter uma ótima aceitação por parte do seu público.
2. Busque conhecimento sobre cosméticos
Naturalmente esse é um tipo de negócio um pouco complexo. Portanto nem tudo é tão fácil quanto parece. Afinal, para abrir sua própria indústria de cosméticos você precisará, em primeiro lugar, do conhecimento para produção dos produtos e passar por uma série de burocracias.
Com relação ao conhecimento, você pode adquirir através de especialização em consultorias ou em cursos na área. Mas além disso, é fundamental estar atento às novidades no seu segmento para tentar oferecer o que há de melhor no mercado.
Então é válido participar de eventos na área de cosmética, investir em cursos e consultorias que possam elevar o seu negócio.
3. Procure um local apropriado para iniciar
Muitas pessoas querem começar fazer cosméticos para vender a partir de casa, mas infelizmente isso não é o indicado.
Além disso, sem uma estrutura apropriada para o funcionamento desse negócio, dificilmente você conseguirá todas as licenças de atuação.
Então procure alugar um galpão mais afastado do centro da cidade, onde você possa instalar sua pequena fábrica e começar produzir os cosméticos. Em um espaço medindo cerca de 150m² você já consegue iniciar uma mini fábrica de cosméticos para trabalhar.
O ideal é que esse local tenha a área de produção, um estoque de produtos prontos, estoque de matérias primas, uma pequena cozinha, banheiros e vestiários.
4. Legalize o seu negócio de cosméticos
Você precisará de várias licenças para iniciar a produção dos produtos.
Em primeiro lugar você deverá abrir legalmente sua empresa para obter um CNPJ, solicitar a licença da prefeitura municipal, alvará da vigilância sanitária, licença do corpo de bombeiros e vários outros detalhes.
O ideal é procurar um contador para lhe auxiliar no processo de abertura legal da sua empresa desde o inicio. Porém é importante estar ciente que o alvará da ANVISA as vezes costuma ser muito difícil de conseguir e demorado.
Se você quiser saber mais sobre questões burocráticas, eu recomendo que leia também o artigo onde explicamos como montar uma indústria de cosméticos.
5. Tenha um responsável técnico
Sim, é necessário ter um responsável técnico para fazer cosméticos e vender no mercado. Esse profissional é quem cuidará da formulação dos seus produtos e por todos os processos de produção. Pode ser um químico ou farmacêutico.
Além disso, é necessário montar sua equipe de trabalho. Por mais pequena que seja sua produção de cosméticos, você precisará de mais gente para lidar com todo o trabalho.
Então avalie quantas pessoas você necessitará e comece a contratar de acordo as necessidades.
6. Planeje o investimento inicial
Naturalmente todo negócio necessitará de um certo investimento para iniciar de forma positiva e por mais simples que ele seja, não tem como fazer cosméticos para vender sem focar em algumas coisas de suma importância nesse inicio.
Dentre todas elas, você precisará de matérias primas para fabricar seus cosméticos, de utensílios, equipamentos básicos de trabalho, embalagens e muito mais. Além disso, a criação de rótulos próprios para a comercialização é muito importante e você precisará investir nisso.
Para começar fazer poucos produtos, é estimado que você precisará investir cerca de R$ 50 mil Reais se for uma estrutura muito pequena. Porém para negócios maiores e mais estruturados, vai ser preciso investir bem mais que isso.
7. Pense na terceirização de cosméticos
Uma alternativa muito interessante para você que chegou até aqui querendo dicas de como fazer cosméticos para vender, é optar pela terceirização.
Hoje existem muitas empresas especializadas na terceirização de cosméticos, seja em grande quantidade ou em poucas unidades para quem está iniciando no mercado. Então se você tem o sonho de ter sua própria linha de cosméticos, uma excelente opção é seguir por esse caminho.
Você não precisará investir em estrutura de indústria e não terá grandes gastos logo no inicio. Contratará apenas a empresa que irá cuidar da produção e você focará na venda dos cosméticos. É assim que muitas empresas do ramo estão fazendo hoje em dia.
É inclusive uma ótima maneira de testar o mercado. Afinal, se der tudo certo você poderá investir enfim na sua própria indústria.
Vale a pena fabricar cosméticos para vender?
Muitas das pessoas que estão procurando dicas de como fazer cosméticos para vender acabam ficando com um pouco de receio na hora de investir nesse tipo de negócio. Mas como você já deve saber, esse é um dos mercados mais promissores do momento e com uma estimativa de lucro muito grande.
Portanto, a meu ver vale muito a pena sim aprender como fazer e começar praticar para transformar isso no seu próprio negócio.
Caso você ainda tenha algumas dúvidas com relação a montagem desse pequeno negócio, o mais indicado é que faça uma pesquisa na sua cidade para saber se terá clientes ou não.
Verifique se você tem mesmo capacidade de trabalhar na fabricação de produtos desse tipo e se o negócio poderá ser rentável na sua localidade.
Desejo muito sucesso e recomendo que veja também o artigo sobre como fazer cosméticos naturais para vender. Porque é um tipo de negócio muito interessante também.
Boa tarde !
Me interessei pelas dicas , mas uma pergunta. Moro em uma cidade pequena e sem nenhum recurso , as fórmulas ( pelo menos para aprender ) está incluso com o material ?
Sinto muito, mas faltou o principal, explicar que sem ANVISA O SEU PRODUTO É CLADESTINO, E PODE SER RECOLHIDO E SUA EMPRESA FECHADA E MULTADA, E VOCÊ PODE SER ATÉ PRESO, POR PÔR EM RISCO A SAÚDE DO CONSUMIDOR, e que tirar licença da ANVISA É MUUUITO DIFICIL E CARO….infelimente.
Oi Silmara!
Eu falei sim no artigo que é necessário o alvará da ANVISA e também da prefeitura municipal para atuar na área.
Essa é uma área que requer sim esse tipo de autorização, porque é algo que pode trazer algum dano às pessoas. Então quem decide empreender nesse segmento precisa estar disposto a dedicar um tempo para conseguir todas essas licenças.
Para fabricar perfumes, cosméticos não vou precisar de um quimico?
Sim, você precisará de um responsável técnico pela produção dos produtos.
Ele ficará responsável pela criação das formulas de cada produto e pela liberação para a venda no mercado.
Quem opta por terceirizar a sua produção, geralmente a empresa que produz os seus cosméticos é que fica responsável por isso. Já que ela possui um químico já trabalhando direto nesses produtos.
Amei as dicas , obg
Oi Sol!
Que bacana saber que estas dicas foram úteis. Desejo muito sucesso no seu negócio.
Gostaria de saber sobre a regularização da empresa na Anvisa, que traz mais custos para o negócio. Os testes de segurança e eficácia são caros e obrigatórios? Posso abrir o negócio sem pensar nisso? Existe algum tratamento diferente para a pequena empresa?
Olá Luciana
Infelizmente você precisará passar sim por tudo isso, já que são as normas estabelecidas pela Anvisa e não tem como burlar. O meu conselho é que desde o inicio você consulte um contador para que ele possa estudar melhor o seu modelo de negócio desejado e assim definir os passos necessários para ter tudo legalizado.
Abraços e sucesso!