Hoje vou te ensinar a fazer azeitona em conserva da forma tradicional só com a salmoura, como também vou te apresentar uma receita do processo feito com temperos. Tenho certeza que depois dessa leitura você estará preparado para começar a praticar conservas por aí!
Então aproveite essa oportunidade, conheça essas duas técnicas e fique comigo até o final do texto para ver algumas dicas e informações.
Confira!
Azeitona em conserva com sal e água
Essa é a maneira mais simples e tradicional de como fazer conserva de azeitonas verdes. Aprendendo esse passo a passo fica mais fácil inovar e trazer outros ingredientes.
Veja:
Ingredientes
- 120 g de sal sem iodo
- 1 l de água (água de mina, sem cloro)
- 1 kg de azeitona
Modo de preparo
- O primeiro passo é fazer salmoura para azeitona. Você vai colocar o sal na água e misturar bem com uma colher. Depois é só despejar a água no vidro com as azeitonas e fechar por um mês;
- Na superfície vai criar uma espécie de nata. Retire a nata, depois de um mês, faça novamente a água com sal (dessa vez com 100g) e coloque de novo no pote com a azeitona;
- Repita o processo por até 6 meses, diminuindo gradativamente o sal e pronto.
Essa receita eu peguei do canal do EPAMIG Oficial , confira o vídeo abaixo:
Azeitona em conserva temperada
Essa é uma receita que eu peguei no canal Culturas do Deserto e você tanto pode seguir o passo a passo, como temperar de acordo com o seu gosto.
Ingredientes
- Água
- Sal
- Tomilho
- Rodelas de limão
- Dentes de alho
- Azeitona
- Suco do limão
- Folhas de louro
- Azeite
Modo de preparo
- O primeiro passo vai ser colocar todas as azeitonas em uma bacia com água e deixar 10 dias, trocando essa água diariamente. Depois desse prazo é só lavar com água corrente e reservar;
- Agora faça a água salgada e reserve;
- Pegue as vasilhas que vai fazer a conserva e acrescente o tomilho, a folha de louro, as azeitonas, o suco do limão, as rodelas de limão, os dentes de alho, a água salgada e por cima rodelas de limão e azeite, tudo a seu gosto;
- Agora deixe que as azeitonas fiquem em conserva por pelo menos 90 dias antes do consumo.
Veja o vídeo completo abaixo:
Use sempre potes de vidro limpos
Dá para fazer conserva de azeitona em pote de plástico, dá! Só que além de não ficar o mesmo sabor, ainda corre o risco de não ter a mesma higiene.
Mesmo que você queira fazer essa técnica para consumo próprio, busque usar o recipiente que vai te dar maior segurança: O de vidro! Você tanto pode comprar potes em lojas de embalagens, como pode aproveitar de produtos que compra, como de Nescafé, por exemplo.
Faça testes para achar o período de conserva ideal
Pelo que vi nas receitas que encontrei durante a minha pesquisa, o menor período para deixar as azeitonas na água com sal é de 3 meses. Só que depois disso, é muito uma questão de gosto.
A maioria das pessoas diz que quanto mais tempo você deixar, menos amarga a azeitona fica. Para mim, pessoalmente, deixaria os 6 ou 9 meses como a indicação no primeiro vídeo, mas eu acho que vale a pena você fazer o teste.
Quando praticar uma dessas receitas deixe um pote por 3 meses, outro por 4, 5, 6 e assim por diante. Daí teste os sabores, anote, coloque para outras pessoas experimentarem e chegue à sua conclusão.
Acho que é muito mais eficiente escolher a sua estratégia por conta própria do seu gosto, do que só seguir o que o outro diz.
Teste ingredientes
Existem muitas possibilidades de conserva temperada de azeitona. A que eu trouxe foi inspirada em um vídeo do Youtube que eu vi, mas isso não significa que só deve seguir por esse modelo, muito contrário.
Principalmente se o seu objetivo for vender azeitona em conserva, eu acho que deve fazer alguns testes com ingredientes que combinam.
Eu vi receita de azeitona temperada com pimenta, só com azeite, com limão, orégano, alecrim e até com algumas misturas. Deixe a imaginação viajar e crie a sua!
Algumas ideias de como vender
Se o seu objetivo for trabalhar com esse produto, eu vou te dar uma ajudinha. Eu trouxe abaixo uma lista com algumas maneiras de vender azeitona na sua região.
Dá para focar em apenas uma, como também é possível se organizar para atuar de várias maneiras ao mesmo tempo. Analise a sua situação atual e veja qual caminho é mais interessante.
Confira:
De porta em porta
Esta é, sem dúvidas, uma das maneiras mais simples de iniciar o seu negócio. Porque você precisará apenas da sua disposição de tempo e vontade de sair vendendo os seus potes de conserva.
Assim, poderá vender para conhecidos, parentes, amigos e, pouco a pouco, ir aumentando o seu leque de clientes.
Em estabelecimento próprio
Se você já possui um estabelecimento próprio, é claro que poderá vender diretamente no mesmo. Assim, terá uma margem de lucro ainda mais interessante, não é mesmo?
Oferecer em restaurantes e lanchonetes
Que tal você oferecer o seu produto exclusivo em restaurantes e lanchonetes em sua região? Certamente você encontrará parceiros que adorarão lhe ajudar em sua trajetória de vendas de produtos.
Venda sob encomenda
Outra maneira interessante e até mesmo, de algum modo, mais segura de se trabalhar é com a venda sob encomenda. Afinal, você produzirá aquilo que os seus clientes já solicitaram para você e isso gera mais segurança para o processo de venda.
Oferecer em mercados
Você também pode oferecer em mercados em sua região ou até mesmo expandir o negócio para outras cidades. O importante é você divulgar a sua azeitona em conserva para os clientes que possam ser os parceiros certos.
Lojas de produtos artesanais e naturais
Por fim, as lojas de produtos naturais e artesanais costumam ter uma boa aceitação deste tipo de produto.
Leia também: Como montar uma fábrica de conservas
Agora é praticar!
Espero que tenha entendido como fazer azeitona em conserva e comece a praticar o quanto antes por aí. Essa é uma iguaria muito consumida e adorada aqui no Brasil e eu acho que pode ser uma boa oportunidade de ganhar dinheiro.
Agradeço muito sua companhia hoje e te desejo sucesso nessa empreitada.
Um abraço e até mais!