Para fazer arranjo de flores para vender você precisa de muito mais do que o material da produção, precisa de criatividade, capricho e atenção! Hoje eu vou te mostrar e dar dicas para começar a trabalhar com isso por aí.
Além de te dizer maneiras de montagem, eu vou também falar de alguns pontos que vão te ajudar a ter um produto de qualidade, com boa margem de lucro.
Aproveite essa oportunidade, vem entender como fazer arranjo de flores para vender do zero e comece a se organizar por aí para ganhar seu dinheiro.
Confira!
Como fazer arranjos de flores artificiais com argila
A primeira coisa que eu vou te mostrar é uma ideia de passo a passo para fazer um arranjo com argila. Esse material é muito utilizado na produção porque além de ser barato, permite que as flores e folhas fiquem no lugar certo.
Lembrando que essa aqui é só uma possibilidade das muitas, hein? O que vai definir se o seu material é bonito são as suas escolhas e a maneira que vai organizar o arranjo.
Confira:
- Primeiro passo é ter o cuidado de usar uma argila que esteja mais resistente. Argila mais aguada pode prejudicar o vaso se ele for de madeira, PVC, papelão, então cuidado;
- Pegue um pedaço da argila e coloque dentro do vaso escolhido, amasse para que ela fique um pouco para baixo e não exposta;
- Depois é só pegar as folhas, flores, matos e outros acessórios que escolheu e começar a enfiar na argila;
- Esse é o momento de usar a sua imaginação! O ideal é que a flor maior fique no centro e que as outras coisas sejam acrescentadas nas laterais;
- Tenha o cuidado para combinar cores e até o estilo das coisas;
- Por último, se quiser, pode passar uma fita no vaso e fazer um laço.
Como fazer arranjo de flores naturais
Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com arranjo de flores, no geral o foco vai ser trabalhar mesmo com as artificiais por serem mais baratas e fáceis de manusear. As naturais precisam do cuidado e manejo de pessoas que tenham conhecimento na área e custam muito mais.
O procedimento para o arranjo vai variar de acordo com a espécie e até com a finalidade, mas esse é um trabalho comum para floriculturas.
Esses tipos de arranjos são bem comuns para casamentos, para dar de presente e até para decorar casas e empresas.
Tudo que você precisa é escolher o vaso, as flores, fazer o corte correto e utilizar um material que vai permitir que ela tenha durabilidade. Pode ser água, folhagem, manta, espuma verde… Vai depender da situação.
Algumas coisas importantes para quem quer atuar na área
Além de saber fazer arranjo de flores para vender, é preciso analisar e pensar em outros pontos que vão fazer parte do seu negócio e influenciar os seus resultados.
Trouxe eles aqui abaixo para conhecer e começar a resolver por aí.
Veja:
Invista em capacitação
Se você quer fazer disso um negócio, eu acho muito importante que invista em conhecimento! Hoje em dia existem muitos cursos, online e presenciais, que podem te capacitar nessa área e isso só vai ajudar o seu negócio.
Esteja atento ao que está na moda
Essa é uma dica que vai te ajudar a sempre trazer novidade para os seus clientes. Quando a gente fica atento ao que está na moda, acaba reproduzindo essas coisas e chamando a atenção.
Isso serve para quem vai fazer arranjos de flores artificiais simples, naturais ou qualquer outro.
Escolha bem os vasos
Existem vasos de vidro, plástico, acrílico, MDF, PVC, gesso… São muitas opções de material e de formato e tamanho também. Essa escolha é importante porque pode chamar a atenção do seu cliente e vai ditar também o preço final do seu produto.
O ideal é ter mais de uma opção, viu? Isso vai te ajudar a atender o maior número de pessoas.
Procure um bom fornecedor para seus materiais
Não tem como fazer arranjo de flores para vender comprando os materiais em lugares que vendem com preço de varejo. Se o objetivo é ter lucro, você precisa encontrar fornecedores que vendam no atacado, tanto os potes, como as flores e todas as outras coisas.
Por isso, comece a procurar aí na sua região por esse tipo de loja.
Na hora de escolher avalie não só o preço, mas também as facilidades de pagamento, a variedade e qualidade dos produtos e até se existe algum tipo de garantia.
Defina como vai trabalhar
Você pode investir na produção de arranjos de flores artificiais de luxo, pode fazer algo mais popular para vender na rua ou em lojas, pode focar em decoração de eventos, pode fazer parceria com empresas de arquitetura para vender para os projetos delas, pode montar uma loja física ou pode focar em vender só pela internet!
O negócio é analisar o público da sua região, ver os seus concorrentes, pensar no que mais gosta de fazer e tomar a sua decisão. Quando a gente tem isso definido todo o trabalho fica muito mais fácil e os resultados chegam mais rápido.
Então, caso ainda não tenha pensado nisso, esse é o momento!
Divulgue bastante o seu negócio
Do que adianta ter os melhores arranjos da cidade se ninguém sabe disso? Investir na divulgação do seu trabalho é muito importante!
Dá para fazer isso de várias formas:
- Boca a boca (fale com todo mundo que conhece e apresente seus arranjos);
- Perfil no Instagram;
- Anúncio em grupos de Facebook e WhatsApp;
- Panfletagem;
- Cartão de visita (principalmente se deixar em empreendimentos que complementam o seu, como uma loja de decoração ou uma empresa de eventos);
- Parceria com influenciadores;
- Carro de som.
Comece a trabalhar!
Agora que você já sabe como fazer arranjo de flores para vender, se organize, faça o seu planejamento e comece a trabalhar o quanto antes. Não perca tempo, ok?
Espero que o meu artigo tenha te ajudado de alguma forma e que seus objetivos sejam alcançados por aí.
Um grande abraço e até mais!