Como etiquetar roupas para vender

Publicado por Jéssica Trabuco em 12 de março de 2021

Para etiquetar roupas para vender você precisa conhecer os tipos de etiqueta, saber como aplicar na peça, conhecer alguns instrumentos de aplicação e definir um bom fornecedor para fechar parceria.  

Abaixo vou falar detalhadamente sobre cada etapa desse processo. Acompanhe:

Conheça os tipos de etiqueta


Como etiquetar roupas para vender

Se você trabalha com roupas ou está começando a pesquisar o mercado para iniciar suas vendas, deve ter percebido que existem vários tipos de etiquetas diferentes em uma única peça, não é?

É preciso se atentar às informações contidas em cada uma delas antes de sair etiquetando tudo do seu estoque.

Abaixo vou te apresentar os cinco tipos de etiquetas mais comuns nesse segmento:

Etiquetas em metal

As etiquetas em metal são feitas em pequenas placas que trazem o mínimo de informação possível, geralmente são placas redondinhas ou retangulares. 

Possuem um ou dois furos nas extremidades por onde passa um cordão, na maioria das vezes são etiquetas de marcas ou logotipos.

Etiquetas estilo TAG

Essas etiquetas estão em alta e trazem a vantagem de ser do tamanho que o empreendedor quiser, já que costuma ficar na parte de fora da peça. 

Você pode utilizar a TAG para deixar uma mensagem para o cliente e usar a paleta de cores da sua identidade visual de forma inteligente ou pode trazer o nome da sua empresa e recomendações de uso. 

É um tipo de etiqueta versátil que te permite inclusive comprar roupa e colocar sua marca de forma exposta, mesmo que seja de outro fabricante.

Etiquetas de tecido

As etiquetas de tecido geralmente ficam na parte interna das peças e são costuradas às roupas, trazendo informações essenciais. 

Etiquetas em transfer

A etiqueta transfer ou termocolante geralmente é colada nas roupas através de um processo de transferência induzida por calor, que dá a sensação que as informações foram pintadas diretamente na roupa.

Etiqueta removível

São etiquetas simples que alguns vendedores colocam para precificar os produtos, mas não são muito indicadas por terem uma cola adesiva facilmente removível.

Conheça a função das etiquetas


Ao contrário do que muitos pensam, a categorização das etiquetas não ocorre apenas pelo seu tipo de material, como também pela função que ela possui. 

Abaixo vou te apresentar os quatro tipos de etiqueta para roupas de acordo com a função:

Etiqueta para produto têxtil

Existem algumas regras para etiquetas de roupas determinadas pelo inmetro que devem ser seguidas na hora da confecção e comercialização de produtos têxteis.

Essas etiquetas possuem informações obrigatórias que precisam ser transmitidas para o consumidor.

Veja abaixo quais são elas:

  • Nome ou razão social da empresa fabricante;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  • País de origem;
  • Nome dos filamentos têxteis, fibras e do conteúdo presente na composição expresso em porcentagem;
  • Tamaho da peça;
  • Tratamentos de conservação do produto – que podem ser expressos por textos ou símbolos.

Em processos de fiscalização essa etiqueta é indispensável, portanto, se você compra produtos para revender, jamais corte ou retire essa etiqueta. 

Vale lembrar que ela na maioria das vezes é feita de tecido.

Etiqueta da marca

Essa etiqueta é simples e, geralmente, fica na parte interna traseira da gola de camisas, blusas, jaquetas, vestidos ou na parte interna superior de calças, shorts e saias. 

Nela são expressas a logomarca e o nome da empresa – que podem vir acompanhadas de informações adicionais ou não. 

Ela pode ser de tecido, com transfer ou de metal.

Etiqueta externa

A etiqueta externa é mais utilizada por revendedores como uma forma de expor a marca e trazer informações que otimizam o processo de venda, como o tamanho do produto em letras maiores ou recomendações de uso.

O próprio fabricante pode colocar uma etiqueta externa com mensagens positivas e informações adicionais. 

Vale lembrar que em processo de revenda a retirada e substituição de etiquetas externas é permitida, enquanto que as etiquetas para produto têxtil devem permanecer intactas.

Esse tipo de etiqueta é estilo TAG – que costumam ser feitas com papéis mais resistentes.

Etiqueta de preço 

Por fim, temos as etiquetas para colocar preço em roupas, que podem ser de vários tipos e tamanhos. 

Essas etiquetas podem ser substituídas pelo precificador em araras e prateleiras, porém, são mais seguras por atribuir preços de forma individual.

Pode ser no estilo TAG ou removível – sendo que a removível como o nome diz pode ser descolada da peça facilmente.

Entenda como aplicar etiqueta nas roupas


etiqueta para roupas

A aplicação de etiquetas na roupa é um processo simples que pode ser feito de forma completamente manual ou automatizada. 

Veja a explicação completa abaixo de acordo com cada tipo:

  • Para aplicar as etiquetas de metal você pode amarrar um cordão nos furos laterais e prender na etiqueta de pano, você pode costurar manualmente os furos ou pode utilizar máquina colocando para costurar em zig zag de forma reta;
  • Para aplicar as etiquetas estilo TAG você pode amarrar com um cordão em alguma etiqueta ou pode utilizar um aplicador de TAG, furando o encontro das costuras; 
  • Para aplicar as etiquetas de tecido você pode costurá-las manualmente ou costurar com uma máquina de costura;
  • Para aplicar a etiqueta transfer você pode utilizar uma prensa, um ferro de passar ou uma máquina automatizada;
  • Para aplicar uma etiqueta removível você pode colar o adesivo de peça em peça manualmente ou utilizar uma etiquetadora. 

Veja quais os instrumentos necessários para uma aplicação de etiquetas mais rápida e bem feita


O processo de etiquetar roupas para vender pode ser feito de forma manual, sem muitos instrumentos auxiliares, mas isso se torna inviável com volumes maiores de peças. Por isso trago abaixo todos os instrumentos que você pode precisar ao longo desse processo.

Veja:

  • Tesoura;
  • Linhas e cordões;
  • Agulhas;
  • Máquina de costura;
  • Kit aplicador de etiquetas manual;
  • Máquina de fazer etiqueta;
  • Rotuladora;
  • Impressora de etiquetas;
  • Ferro de passar;
  • Prensa térmica.

Escolha um bom fornecedor de etiquetas


Você pode fazer a etiqueta de roupa do jeito que quiser ou comprar ela prontinha para aplicar, porém se decidir comprar é preciso ter cuidado com a empresa que irá escolher para firmar parceria.

Um dos principais aspectos que sua etiqueta deve ter é boa impressão e infelizmente não são todas as gráficas que disponibilizam isso para o cliente. 

Além disso, é fundamental avaliar o material que será utilizado para fabricar essa etiqueta porque ele irá ditar a resistência que ela terá.

Para te ajudar com isso, fiz uma pesquisa rápida na internet e encontrei três fornecedores que podem te ajudar com o que você precisa. 

Time Form

  • Site: http://www.timeform.com.br/
  • Telefone: (11) 5466-5759
  • E-mail: [email protected]
  • Endereço: Rua Marquês de Olinda, 327 – Vila Dom Pedro I

Gama Print

  • Site: https://www.gamaprint.com.br/
  • Telefone: (11) 2918-4540
  • E-mail: [email protected]
  • Endereço: Rua Maria Afonso, 144 – São Paulo – SP

SG Print

  • Site: https://www.sgprint.com.br/
  • Telefone: (11) 4807-4759
  • E-mail: [email protected]
  • Endereço: Rua São Luiz, 135 – Campos Sales, Jundiaí – SP

Vale lembrar que nem eu e nem o site temos relação com essas empresas, portanto, dê uma pesquisada sobre a reputação de cada uma e faça um comparativo de preços.

Escolha a melhor etiqueta para sua proposta


Agora que você já sabe tudo sobre como etiquetar roupas para vender, escolha o melhor estilo de etiqueta para o seu negócio e comece a sua aplicação.

Espero que o artigo tenha te ajudado e caso queira entender mais sobre o ramo, recomendo que veja o artigo sobre como montar uma fábrica de etiquetas que nós publicamos aqui.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário