Como fazer algodão doce para vender: receita campeã + dicas de sucesso

Publicado por Lidia Massari em 12 de maio de 2022

Se o sonho de toda criança é comer algodão-doce, o do vendedor é aprender exatamente como fazer algodão doce para vender bastante e lucrar bem.

Embora muitos acreditem que esse produto não tem mais procura, algumas pessoas ainda buscam seu sustento com as vendas. E digo, é totalmente possível, mas você precisa se preparar muito, buscar inovar e se especializar a cada dia.

Para contribuir com a sua jornada de negócio, eu separei diversas dicas superbacanas que vão mostrar como fazer e vender mais. Vamos conferir?

Como fazer algodão doce para vender: receita campeã passo a passo + dicas de sucesso

como fazer algodão doce

1. Veja qual tipo de açúcar é usado para fazer algodão doce

A primeira coisa que pode criar dúvida no preparo é o açúcar utilizado. Muita gente me pergunta se usa algum açúcar especial ou se precisa de alguma mistura específica. Contudo, os tipos de açúcar tradicionalmente usados são:

  • Açúcar de cana-de-açúcar
  • Açúcar de beterraba

Nesses casos, o açúcar é processado em sacarose, ou seja, o famoso açúcar de mesa. Por outro lado, alguns profissionais incluem outro componente chamado de flossine.

Esse componente é o grande responsável pela cor, pelo aroma característico e pela formação dos fios de açúcar cristalizado.

Você encontra o flossine em comércios que vendem utensílios, carrinho de algodão doce, equipamentos e materiais para a fabricação.

2. Separe os ingredientes e utensílios para fazer algodão doce

“Ah, mas é só ter a máquina e o açúcar então, achei que precisasse de mais coisa”. E precisa de fato, pois são pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Confira uma lista e anote cada item:

  • Açúcar cristal misturado com flossine suficiente para fazer sua demanda.
  • Palitos de madeira grandes para pegar boas porções de algodão.
  • Guardanapos para proporcionar mais segurança a crianças pequenas, principalmente em eventos.
  • Pano de prato ou multiuso úmido para criar a condição úmida ideal para gerar os cristais contínuos de açúcar.
  • 1 máquina própria para fazer algodão-doce (quanto melhor o equipamento, mais perfeito fica o produto).

Dessa lista, gostaria de chamar atenção à escolha do palito de madeira. Um dos grandes erros é comprar o palito encerado, pois é brilhoso e chama atenção. Entretanto, a baixa aderência do açúcar cristalizado compromete a estrutura do algodão.

Já imaginou vender e notar que o produto está se soltando e caindo no chão na hora de comer? Portanto, opte pelo palito simples, faz toda a diferença!

3. Prepare o algodão doce como profissional

A máquina de algodão-doce é bastante simples. É composta por uma cuba de alumínio que parece uma bacia. Além disso, há um compartimento para o açúcar e um motor básico logo abaixo, que favorece a formação do açúcar.

Sendo assim, você deve seguir alguns passos para preparar a máquina:

  1. Higienize completamente o equipamento.
  2. Abra o reservatório/recipiente da máquina e preencha com açúcar, respeitando o limite máximo.
  3. Utilize o pano multiuso úmido e umedeça toda a lateral da cuba.
  4. Além disso, umedeça cada palito sempre que for “pescar” o algodão na cuba.
  5. Em seguida, ligue o motor da máquina.
  6. Quando atingir a rotação máxima, ligue a resistência e aguarde esquentar.
  7. Cada máquina possui suas particularidades, mas toda deve vir com o potenciômetro, aqui você regula a intensidade e temperatura.
  8. Agora, aumente a temperatura sem chegar ao máximo.
  9. Por fim, aguarde a formação da “nuvem de açúcar” se formar na lateral.

Esse é o processo básico para dar início ao seu algodão-doce. Contudo, ainda é preciso escolher uma técnica para enrolar no palito. Separei as duas técnicas mais simples e práticas, veja qual fica melhor para você:

Técnica 1 – Enrolado o algodão-doce

Essa é a técnica tradicional e você deve pegar o palito úmido e ir enrolando ao redor da cuba. É importante fazer um movimento circular nos dedos e outro movimento circular em volta da cuba. Como resultado, você terá um produto arredondado, bem uniforme e com cara de profissional!

Técnica 2 – Laçando o algodão-doce

Já a técnica do laço é ideal para quem vai vender o algodão-doce no palito. Nesse contexto, ao invés de fazer movimentos circulares, você vai passar o palito de um lado ao outro e sobre o reservatório de açúcar.

Essa forma de enrolar dá um preenchimento bonito ao longo de todo o palito. O resultado fica com aquele aspecto rústico de doce que a gente comprava antigamente.

Porém, aqui já não há mais como retirar do palito sem estragar. Então, não dá para fazer algodão doce no pote. Veja o vídeo que vai ajudar você a pegar cada detalhe:

4. Melhor embalagem e como embalar algodão doce

Você pode até tentar inovar, escolher embalagens diferentes e personalizadas, mas a embalagem mais adequada é o saquinho de plástico. Com isso em mente, saiba que no mercado você encontra inúmeras qualidades e muitas marcas.

Vale a pena experimentar até identificar aquela que oferece maior preservação da estrutura, aroma e validade do algodão-doce. E por falar em embalagem, você precisará aprender a ensacar algodão doce.

Inclusive, precisará também de um funil próprio para ensacar:

  1. Posicione um saquinho de tamanho compatível com a circunferência da boca do funil.
  2. Enrole o algodão-doce no palito.
  3. Pressione levemente para firmar bem no palito.
  4. Em seguida, passe o algodão doce por dentro do funil até preencher o saquinho plástico.
  5. Retire o saquinho do funil e amarre com um pedaço de plástico ou fita que garanta firmeza na embalagem.

“Ah, mas estou colocando e o algodão está grudando nas laterais”. Sem problemas, basta passar um pouco de amido de milho ou óleo vegetal que facilita bastante.

Uma dica de ouro é comprar um funil em silicone, pois é fácil de limpar e agiliza demais na hora de ensacar!

SUGESTÃO PARA LUCRAR MAIS: faça algodão-doce de sabor para atrair mais clientes

Todo mundo conhece e vende o tradicional algodão-doce branco, não é verdade? Então, esse pode ser o momento ideal para diferenciar seu produto.

Geralmente usamos o preparado para sorvetes como elemento que dá sabor. Sabe aquele pó para sorvete que encontramos em mercados e casas especializadas? Além disso, você também precisará de algum corante para fortalecer o tom desejado.

Sugestão de sabor de morango

  • 200g de açúcar cristal
  • 4 gotas de corante vermelho (ou até atingir a cor)
  • 1 colher (sopa) de pó de sorvete de morango (colher rasa)

Sugestão de sabor de açaí

  • 200g de açúcar cristal
  • 4 gotas de corante vinho bordô (ou até atingir a cor)
  • 1 colher (sopa) de pó de sorvete de açaí (colher rasa)

Basta misturar os ingredientes até obter a cor desejada. No entanto, é fundamental que a mistura do açúcar fique seca. Do contrário, a umidade no compartimento impede a formação do açúcar cristalizado!

O que colocar no algodão doce não murchar?

Não há exatamente algo que possa ser colocado no algodão-doce para não murchar. O que você pode fazer que dá resultado, é assegurar que a embalagem esteja bem lacrada.

Digo isso porque o que faz o algodão murchar é a umidade. Então, se você deixar entrar muito ar na embalagem é provável que reduza a validade.

Caso tenha se perguntado quanto tempo dura um algodão-doce dentro do saco, quando bem fechado e vedado, pode durar até 10 horas!

Como escolher a melhor máquina de algodão doce: 5 dicas práticas

O equipamento ideal agiliza sua produção, dá mais qualidade e garante certa economia. Só que escolher a máquina certa entre tantas possibilidades não é tarefa simples. Para isso, separei 5 dicas para identificar a melhor para você.

  1. Analise a quantidade de algodão-doce por minuto que o equipamento proporciona.
  2. A potência da máquina encurta o tempo entre um algodão e outro.
  3. Procure uma máquina com cuba de tamanho superior a 45cm.
  4. Se possível, adquira um equipamento que tenha diferentes indicadores, como temperatura, luzes e funções adicionais.
  5. Para uma produção ágil, o compartimento de açúcar deve suportar ao menos 400g de açúcar.
  6. Em último caso, parta para o aluguel de máquina de algodão doce, apenas nos primeiros meses de trabalho.

Lucrar com algodão doce só depende de você

Agora que você aprendeu os macetes de como fazer algodão doce para vender, cabe a você dar os primeiros passos. Se me permite, gostaria de sugerir considerações finais sobre estratégias para vender:

  • Comercialize produtos de qualidade.
  • Tenha cuidados especiais com a higienização.
  • Personalize a embalagem com etiquetas e informações adicionais.
  • Procure se especializar em eventos, festas, inaugurações e ações promocionais.
  • Divulgue, divulgue e quando achar que está bom, divulgue mais um pouco.

Apesar de não ser um caminho tão simples e “amigável”, saiba que o mercado está aí para ser conquistado. Afinal, vender algodão-doce dá dinheiro e tem potencial para se tornar sua fonte de renda.

Espero muito que tenha gostado dessas dicas fantásticas. Não deixe as sugestões paradas aqui, compartilhe com quem possa aproveitá-las para ganhar um bom dinheiro no final do mês e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

2 comentários

Deixe o seu comentário