O presunto é feito com pernil, uma parte nobre do porco. Essa carne é limpa, desossada, amaciada, passa por um processo de salmoura, depois é levada para formas de ferro fundido onde serão cozidas.
Claro que esse passo a passo que estou te falando é de uma maneira bem geral. Dependendo da empresa outros ingredientes, além do sal, são colocados no processo para ajudar a dar sabor e até a permitir uma vida mais longa ao produto.
Em alguns lugares a produção do presunto é feita da forma mais natural possível, resultando em uma carne de maior qualidade, já em outros existe adição de tanta coisa que fica até difícil identificar os materiais.
Se você quer saber como é feito o presunto por curiosidade ou por interesse em atuar nessa área, fica comigo até o final da leitura que eu vou te mostrar tudo.
Confira:
Passo a passo de como é feito o presunto
Para lembrar: O presunto é feito de porco! Ele é constituído 100% do pernil, que é uma carne mais nobre e que tem pouca gordura e pode ser consumido tanto cru quanto cozido.
Abaixo, no entanto, eu vou te mostrar o processo de produção do tipo que a gente está mais acostumado, aquele que se vende frio e cozido.
Lembrando, mais uma vez, que é possível adicionar outros materiais e ingredientes no processo dependendo do objetivo de cada um e também do sabor que quer oferecer.
Veja:
- Os pernis são desossados e depois passam por um processo de amaciamento de carne que é bem parecido com aquele que a gente faz em casa, batendo com um martelinho;
- Depois de macia a carne deve passar pelo processo de salmoura. Isso deveria acontecer somente com água e sal, mas cada um adiciona o ingrediente que quer ao processo para dar sabor a carne. Tem gente que coloca pimenta, vinho e até especiarias. Se quiser faça alguns testes para descobrir o caminho que quer seguir;
- Se achar necessário, o pernil temperado pode passar novamente por um processo de amaciamento da sua carne;
- Após isso é hora de fazer a seleção das carnes para verificar sua qualidade;
- Com as carnes boas, é hora de colocá-las em formas de ferro fundido que dão o formato que a gente conhece ao presunto;
- Essas formas vão para o forno e ficam lá por cerca de 9 horas;
- Depois de cozidas, as peças de presunto serão ajustadas, com as pontas cortadas para deixar o formato certinho;
- Prontos os presuntos vão para a embalagem e depois para o resfriamento.
Como é feito o presunto Parma?
Como eu sei que muita gente tem dúvida também sobre o processo de produção do presunto Parma, eu resolvi te mostrar também o processo, mas já adianto que apesar de ser bem simples, leva bastante tempo até que fique pronto.
Justamente por conta disso é que esse presunto é tão saboroso e tem um valor tão especial no mercado.
Veja:
- A perna do porco é resfriada por 24 horas em temperaturas baixas (mas que não devem ficar abaixo de 0°C);
- Depois disso ele é cortado e tem toda a casca e a gordura removidas;
- Passa então por um processo de salga que deve durar em torno de 18 dias;
- Após a salga, ele deve descansar por pelo menos 2 meses;
- Agora ele deve passar por uma secagem que pode ser feita por meio da exposição ao sol ou por máquinas especiais;
- Depois de 7 meses de processamento, ele deve ficar descansando por mais 12 meses e pronto!
Presunto x Apresuntado
A diferença entre o presunto e apresuntado começa com a parte da carne utilizada. Enquanto que o presunto usa pernil, o apresuntado é feito com a paleta, o que faz com que tenha muito mais gordura. Além disso, em algumas produções as pessoas acrescentam 2% de amido no processo – o que faz esse alimento ser muito mais barato.
Qual é a diferença entre presunto e mortadela?
A diferença é simples: Enquanto que o presunto é feito somente com pernil, a mortadela é resultado de uma mistura de várias carnes. Tem carne de boi e de porco misturas e moídas com gordura, água e alho.
Leia também: Como montar uma fábrica de queijos
Vai começar uma produção?
Agora que você já sabe como é feito o presunto, inclusive o de parma, e sabe a diferença deles com o apresuntado e com a mortadela, que tal começar a sua produção por aí?
Esse é um alimento muito presente no nosso dia a dia e se conseguir entregar qualidade e sabor, suas chances de ganhar dinheiro são muito boas. Que tal?
Espero que o meu texto tenha te dado as informações que precisava.
Um grande abraço e boa sorte no seu caminho!
Deixe um comentário