Como montar uma carvoaria: Dicas para vender carvão

Publicado por Jéssica Trabuco em 12 de janeiro de 2017

Já parou para pensar em quanto carvão é consumido todos os dias durante um ano? É muito carvão. Por causa disso vemos um grande número de pessoas querendo saber como montar uma carvoaria.

Durante o nosso texto vamos dar algumas dicas importantes para você que quer entrar nesse ramo e ganhar dinheiro com isso. Não é tão simples para montar um negócio como esse, mas com dedicação e conhecimento é possível.

Existem algumas especificidades que precisam ser analisadas mais de perto. A qualidade do trabalho do profissional também é importante. Outro fator é a questão ambiental. É preciso pensar em formas de amenizar os danos que o negócio causará ao meio ambiente.

Seguir os padrões éticos sociais é muito importante nesse negócio. Ganhar dinheiro acima de tudo e trabalhar na ilegalidade é um erro que muita gente que tem esse negócio comete. Não faça isso. Honestidade e empatia são essenciais.

O carvão


O produto é produzido a partir da queima da madeira. Ele é utilizado para churrasqueiras, lareiras e até aquecedores. O uso do carvão começou com os índios aqui no Brasil, desde para aquecer algo como em uso medicinal.

A produção do carvão precisa ser feita com o conhecimento necessário para isso. Existe a temperatura ideal para a queima, os materiais que podem ser utilizados e controle de oxigênio.

É preciso que você mergulhe nesse mundo para se tornar um especialista e sempre buscar novas soluções para a sua produção.

Leia também: Venda de eucalipto

Como montar uma carvoaria – A escolha do local


Como montar uma carvoaria

Como é um negócio que emite fumaça é preciso que você instale a sua carvoaria longe de áreas residenciais. O melhor é que ao montar uma carvoaria o empreendedor escolha os locais mais próximos da onde ele irá retirar a madeira.

Também é importante analisar a região para não ter surpresas com problemas que as chuvas possam causar. É importante que exista um fácil acesso para o local também, até porque terá uma grande movimentação de caminhões e outros veículos.

Analise também que o local precisa ser plano para facilitar na mobilidade dos produtos e até para evitar enchentes em caso de chuva.  O ideal é que fique em áreas rurais, mas que não fique tão longe das vias principais.

Tenha uma estratégia imaginando o melhor local entre a retira das madeiras e a venda dos seus produtos. Conseguir um meio comum será a melhor opção de localização para montar uma carvoaria.

Concorrência entre carvoarias


Infelizmente você com certeza vai se bater com muitos concorrentes que trabalham na ilegalidade. Isso porque trabalhar da forma correta, dentro da legalidade é mais complicado e exige trabalho e investimento.

Esses concorrentes devastam completamente o meio ambiente e só conseguem pensar no lucro que irão obter. Existem muitas pessoas nesse mercado, mas trabalhar da forma correta é um grande diferencial que pode te levar ao sucesso.

Esses produtores de carvão clandestinos podem ser pegos a qualquer momento. Trabalhar da forma como eles trabalham é um crime e quem for pego nessa atividade dessa forma será preso.

Lembre-se que ser bem sucedido e ser honesto são duas coisas que estão muito alinhadas e que não podem funcionar sozinhos. Mantenha isso como um conceito que vai levar sempre em conta no seu negócio.

Como montar uma carvoaria – Estrutura


Existe uma estrutura apropriada que você deve seguir para montar uma carvoaria. O local precisa ser bem dividido e funcionar em todas as etapas de forma efetiva.

Se a gente pensar em um negócio que produz 500 kg de carvão por dia, é preciso ter uma estrutura dividida nas seguintes modalidades, observe:

  • Local para recebimento da madeira;
  • Corte;
  • Tratamento para madeira;
  • Depósito de madeiras já cortadas;
  • Fornos;
  • Local para recebimento do carvão;
  • Local para manipulação do carvão;
  • Depósito do carvão;
  • Sala para embalar;
  • Depósito de produtos embalados;
  • Escritório;
  • Refeitório;
  • Sanitários e vestiários;

Fornos para a carvoaria

Montar uma carvoaria

São os locais onde a madeira será transformada em carvão. É preciso ter muito cuidado com eles. Normalmente eles são feitos de alvenaria mesmo, mas existem alguns novos que são fornos metálicos.

Os dois são de formato cilíndrico e que tem uma saída para a fumaça. No caso do forno de alvenaria é importante fazer um processo chamado de secagem do forno, para evitar que ele tenha rachaduras.

Empacotamento do carvão

Essa é uma seção importante também sobre como montar uma carvoaria. Os carvões precisam ser embalados por materiais especiais que impeçam que ele molhe ou tenha qualquer outro tipo de interferência.

Algumas pessoas que tem esse tipo de negócio às vezes terceirizam esse serviço, mas o melhor é que você mesmo o faça. Já é uma forma de economizar e correr atrás de ainda mais faturamento.

As embalagens precisam variar de tamanho, para que você consiga atender o maior número de pessoas possíveis. Por isso as embalagens devem ser de 2,5 kg, 5 kg e 10 kg.

Cuidado com o meio ambiente


Abrir uma carvoaria

Existe algo sobre como montar uma carvoaria que você precisa ter em mente. Esse é um negócio que pode causar muitos danos ao meio ambiente, o que é algo muito negativo. Existem, no entanto, formas de inibir esses efeitos negativos e trabalhar de forma a ajudar o meio ambiente e não o contrário.

Existem algumas técnicas e ferramentas que auxiliam a produção de carvão para evitar que a poluição que é causada não cause transtornos. Por isso é muito importante que você verifique quais são as exigências para trabalhar com regularidade.

Como legalizar uma carvoaria?


Para legalizar uma carvoaria você vai precisar ter licença ambiental, estar licenciado também com o IBAMA (e seguir as regras de reflorestamento), além de ter registros de extração, produção e venda.

Procure um contador e veja quais os documentos necessários. Junto com esse profissional você irá dar entrada no processo de legalização da sua produtora de carvão.

Já que precisará também da licença da prefeitura municipal, deve obter seu CNPJ e diversos outros processos burocráticos.

Público de uma carvoaria


Como você vai produzir carvão, vai precisar fechar parcerias com estabelecimentos pela sua região que trabalhem com a venda desse produto. Isso não é difícil de encontrar porque o carvão é vendido em diversos tipos de empreendimentos.

Entre os muitos que tem você poderá procurar os donos ou gerentes de mercadinhos, hipermercados, padarias, mercearias, restaurantes, bares. Existem também aquelas pessoas que trabalham com churrasquinho na rua e que podem ver mais vantagem em comprar diretamente de você.

Mas no geral, a melhor forma de trabalhar é tendo a carvoaria e vendendo sua produção para empresas empacotadoras. Ou você pode montar uma empacotadora de carvão própria e ter assim sua própria marca no mercado.

Enfim, eu espero que todas essas dicas tenham sido úteis e lhe ajudado a entender como funciona uma carvoaria e o que precisa para iniciar a sua. Desejo muito sucesso desde já!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

3 comentários

Deixe o seu comentário