Vou te mostrar como é feita a uva passa com cinco etapas super simples de serem entendidas. Se você tem curiosidade de saber como esse ingrediente que sempre chega no Natal surge, vai gostar do que eu trouxe aqui.
Fale a verdade: Quantas coisas estão presentes no nosso dia a dia que a gente não faz a mínima ideia de como chegou na nossa casa? Você não acha estranho a gente nem ao menos se interessar por isso? Eu confesso que fico assustada de vez em quando.
É por isso que artigos desse tipo tem surgido aqui no blog. Queremos levar informação de qualidade para todo mundo, deixando a gente cada vez mais próximo do que consumimos e utilizamos.
Saber como é feita a uva passa não só vai te trazer uma bagagem a mais de informação, mas também pode te levar a uma boa ideia de negócio… Quem sabe? Já pensou se você monta a sua própria fábrica?
Tudo é possível, basta que a gente acredite e comece a se mexer para colocar em prática! Por isso eu espero, de coração, que você aproveite esse texto que eu fiz com muito carinho e atenção.
Como é feita a uva passa: Conheça os cinco processos
Fui atrás da informação e trouxe da maneira mais clara e tranquila possível para você entender como é feita a uva passa. Separei todo o processo em cinco passos e eu tenho certeza que mesmo que você nunca tenha feito isso, vai conseguir compreender tudo direitinho.
O que eu pude perceber depois de tudo isso é que você mesmo pode fazer uva passa na sua casa! Não são necessários equipamentos específicos para isso, não.
É claro que se o seu objetivo for produzir uva passa para vender, vai precisar de equipamentos que te ajudem com a questão de alta produtividade, mas ainda assim, não tem nada de complexo ou complicado.
Vou parar de falar e deixar que você entenda por si só. Qualquer dúvida, estamos aí, viu?
Vamos lá:
Leia também: Como é feita a calabresa
1. Escolha das uvas
O primeiro passo é a escolha das uvas. Muita gente não sabe mas a uva passa é uma uva como qualquer outra, só que não passou no processo de padronização.
Na produção de uva sempre tem alguns cachos que não podem ser vendidos frescos por não terem crescido até o tamanho desejado. Eles são menores e por isso na venda comum acabam sendo descartados.
Como forma de reutilização e inibição desse desperdício, esses são os cachos escolhidos para viraram uvas passas.
2. Processo de secagem
No processo padrão, onde as uvas ficam escuras, elas são mantidas em uma área específica com exposição direta ao sol (toda superfície precisa ficar exposta) por um período entre duas ou três semanas – tudo depende da temperatura.
As uvas precisam ficar expostas dessa forma até que fiquem completamente secas, é fundamental!
3. Verificação
Depois do período de até três semanas é preciso verificar se as frutas estão totalmente secas. Ao contrário do que você pode achar, esse é um processo feito completamente manual.
É preciso utilizar as mãos para tocar na fruta e verificar se ainda existe algum tipo de suco nela ou se já está seca. Se houver suco ela precisará ficar exposta por mais algum tempo.
4. Secagem das uvas claras
Você já viu as uvas passas claras? Pois é, elas existem, mas para manterem a cor original não podem ser secadas pelo sol. O processo começa com um enxágue utilizando um produto para tirar a oleosidade da sua parte externa – o que vai fazer com que ela desidrate mais rápido.
Depois disso elas vão para umas vasilhas plásticas e levadas para câmaras onde serão submetidas ao anidrido sulfuroso – para manter a cor. Por último, seguem para os fornos (com temperatura acima de 50°C).
Dependendo do calor o processo pode duras umas 90h.
5. Escolha para venda
Depois do processo de secagem, seja para a uva escura ou para a clara, elas passarão pelos mesmos processos. Elas serão separadas de acordo com os seus tamanhos, serão enxaguadas, centrifugadas e no final escolhidas.
As uvas ainda passam por um raio laser que reconhece imperfeições, depois vão para seleção manual e por fim são embaladas para serem vendidas.
Leia também: Como é feita a extração do petróleo
Agora você já sabe como é!
Viu como é feita a uva passa? É bem mais simples do que eu imagine! Você já sabia mais ou menos como era esse processo ou foi surpreendido assim como eu? Deixa aqui nos comentários o que você achou!
Agora só depende de você o que fazer com essa informação… Como falei mais acima, ela pode até mesmo se transformar em uma boa oportunidade de negócio.
Seja qual for o seu objetivo, espero ter ajudado!
Sucesso e boa sorte!