Depois que uma foto se tornou viral no mundo todo, muita gente tem questionado como é feita a Nutella realmente. No artigo de hoje eu vou te mostrar quais são os ingredientes que a empresa usa e que isso pode variar de acordo com o país.
Ao contrário do que muitos boatos falam, ela não é feita com nenhum ingrediente estranho ou com pedaços de animais. Todos os ingredientes são conhecidos, só que as suas variações em relação a quantidade são mantidas a sete chaves.
De qualquer forma é muito importante que a gente entenda como é feita a Nutella e um monte de outras coisas que fazem parte do nosso dia a dia. É por isso que resolvemos fazer um “quadro” só sobre isso.
Espero que goste do artigo, compreenda como é feita a produção de Nutella e consiga decidir, por si só, quais são os produtos que devem fazer ou não parte da sua vida. Vem comigo!
Como é feita a Nutella?
A primeira coisa que você precisa compreender é que a Nutella é vendida no mundo todo como um creme de avelã, mas existem muitos outros ingredientes na mistura.
No geral, segundo os seus fabricantes, ela é composta de açúcar e óleos vegetais de avelã. Só que a receita em sim varia muito de acordo com os países onde é comercializada. A mudança pode ser na quantidade de cada ingrediente e até na adição de uma coisa ou outra.
Para você entender como é feita a Nutella em diferentes lugares, eu trouxe três exemplos diferentes de países, incluindo o nosso:
- Brasil: No Brasil a Nutella é composta de açúcar, óleo vegetal, avelãs (13%), cacau (17%), leite desnatado (5,6%), lactose, emulsificante, soro de leite e aromatizante;
- Austrália: Na Austrália já é um pouco diferente, os ingredientes são o óleo vegetal, o leite em pó desnatado (8,7%), o creme de avelã (13%), emulsificante, pó de cacau com gordura reduzida (7,4%), saborizante de baunilha;
- Grã-Betanha: Por lá a Nutella é feita leite em pó desnatado (6,6%), emulsificante, açúcar, creme de avelã (13%), óleo vegetal, saborizante.
Leia também: Como é feita a calabresa
A Nutella pode causar câncer mesmo?
Essa é uma polêmica que tem se espalhado pelo mundo todo e também é um dos motivos de tanta gente querer saber como é feita a Nutella.
O que aconteceu foi que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) fez uma análise em produtos alimentares e destacou que o creme de avelã da marca tem alguns contaminantes que podem causar câncer. Para eles o óleo de palma (que é o nosso azeite de dendê por aqui) tem um alto teor de poluentes em versão comestível.
Esse óleo é o ingrediente principal da produção do creme e foi por isso que alguns supermercados da Itália resolveram tirá-lo de circulação.
A questão é que o óleo de palma só se torna prejudicial quando passa por temperaturas acima dos 200°C e segundo a Nutella isso não acontece na produção, muito pelo contrário, segundo os fabricantes o óleo é mantido em baixa pressão.
Alto teor de açúcar
A foto viral que falei no início do artigo é uma onde aparece uma vasilha de Nutella normal ao lado de uma sem rótulo com porções de ingredientes um acima do outro. O que se percebe pela foto é que a quantidade de açúcar é quase a metade do frasco.
Apesar da empresa não ter se pronunciado sobre isso, se a foto é real ou não, a quantidade de açúcar que aparece é muito maior do que a recomendada. Percebe-se que apesar de ser vendido como um creme de avelã, o avelã é o que tem de menos.
Isso tem feito muitas pessoas repensarem sobre o seu consumo, principalmente pais – já que as crianças são apaixonadas pelo alimento, principalmente pela sua doçura.
Acredito que o consumo controlado não faria mal, mas o problema aparece nos excessos. Comer em grande quantidade pode causar problemas de saúde no futuro, assim como outros produtos que consumimos diariamente.
Um pouco sobre o produto
Mais do que entender como é feita a Nutella, é importante também conhecer um pouco da sua história, você não acha?
Apesar de ser o maior sucesso hoje, de nova a Nutella não tem nada. A receita foi desenvolvida em 1963 pela empresa italiana Ferrero e hoje ela é vendida em mais de 75 países e está aqui no Brasil desde o ano e 2005.
Só para você ter uma noção da força do produto, no ano de 2016 saiam cerca de dois milhões de frascos de Nutella da fábrica todos os dias. Isso só mostra o quanto o produto tem tido saída em todo o mundo!
Leia também: Como é feito o leite de caixinha
Agora você já sabe o que é!
Pronto! Agora que você já sabe como é feita a Nutella e até sobre uma polêmica a respeito dela, fica mais fácil decidir se você deve manter no seu dia a dia ou não.
Espero que o texto tenha esclarecido suas dúvidas e te ajudado de alguma maneira. Continua ligado aqui no blog porque estamos trazendo o tempo todo mais informações sobre coisas que lidamos no nosso cotidiano.
Um grande abraço e até o próximo artigo!