Você tem curiosidade para saber como é feita a extração do sal do mar até chegar na nossa casa? É muito engraçado como a gente vive em um século onde as coisas simplesmente estão no mercado, mas é bem difícil que entendamos como todo o processo foi feito.
Para ajudar na sua curiosidade, eu resolvi fazer um artigo simples e prático que vai te mostrar como é que sal sai lá do mar e vai parar na nossa comida daquele jeitinho branco, às vezes refinado, às vezes grosso.
É engraçado porque na maioria dos casos as pessoas sabem que para a retirado do sal do mar é só deixar a água secar e esperar sobrar a parte pastosa. Por mais que tenha um pouco a ver com a realidade, ela vai muito além disso!
Fique calmo, senta aí e vem comigo que eu vou te mostrar quais são todos os passos necessários para esse processo acontecer da forma correta.
Vem comigo aprender de uma vez por todas como é feita a extração do sal! Depois de ver tudo que eu trouxe aqui, você já pode sair contando para todo mundo.
Como é feita a extração do sal: Retirada da água
Sim, esse é o primeiro processo da extração do sal. A água é retirada tanto do mar quanto de lagoas litorâneas por meio de um processo de sucção com equipamentos específicos para o trabalho.
Elas são encaminhadas para tanques de evaporações que são ligados por comportas. Eles são tão grandes, tão grandes, que a área total é equivalente a dez campos de futebol, em compensação a profundidade é de 20 centímetro – o que ajuda nesse processo de evaporação.
Leia também: Como é feita a mortadela
Separação dos compostos
O que acontece é que o líquido vai secando e a concentração de elementos sólidos aumentando. A partir do momento que eles ocupam 17% do volume da água, eles ficam concentrados no fundo e acabam se separando da mistura.
Nessa parte a gente tem a salmoura que é a água densa. Ela vai para quadros de cristalização – que são vários tanques de metros quadrados e dois centímetros de profundidade. Novamente é feita a evaporação só que nesse caso é até os sólidos chegarem a 25%.
Produção de sal grosso
Se o objetivo for usar a salmoura para fazer sal grosso ela vai continuar no processo de secagem até que todo o cloreto de sódio se transforme em cristais.
Depois disso as pedras (que tem cerca de 3 cm) vão sendo retiradas por meio de rodos ou máquinas. No fim do processo sobra uma água que é descartada nas comportas.
Produção de sal refinado
Se a salmoura for utilizada para a produção do sal refinado ela vai ser retirada dos quadros de cristalização antes da formação dos cristais. Ela será encaminhada para uma série de filtros que servem para remover as impurezas. Depois ela vai para os aquecedores (120°) e evapora para as câmaras a vácuo.
Parte 2
Mesmo depois de pronto o sal refinado continua com água. Por isso ele ainda passa por um processo em máquinas que fazem a centrifugação para retirar a água.
Após isso ainda existe umidade no sal e por isso essa mistura é encaminhada para alguns fornos (específicos para isso) e é aquecida a 200°C. O produto depois disso é esterilizado e depois embalado.
Observação importante!
Além de saber como é feita a extração do sal, você precisa compreender que mesmo depois de todo esse processo ele não vai para a nossa mesa “puro”. É preciso adicionar uma pequena quantidade de iodo ao sal.
Isso é fundamental porque é uma substância que previne o bócio – que é uma doença séria que ataca a garganta e o consumo do sal puro pode provocar isso.
É importante também que a quantidade de iodo adicionada seja de acordo com as normas dos órgãos competentes, até porque uma quantidade maior do que a previsível também poderia causar danos a quem fizesse o seu consumo.
É preciso investimento alto para extrair o sal!
Não é todo mundo que pensa em investir nesse tipo de negócio hoje em dia, sabia? Isso se dá principalmente por causa do alto custo que é ter a estrutura necessária, o que inclui os maquinários, para realizar o processo.
Isso, sem falar, que já existem grandes empresas que dominam o mercado. O produto no final tem um custo bem baixo para o consumidor, o que significa que a venda em grande escala – mediante alto investimento – é o único meio para ter resultados positivos.
De qualquer forma, se você tiver real interesse, o ideal é que você estude como é o mercado da sua região, coloque na ponta do lápis tudo que você precisa desembolsar e crie um planejamento para venda.
Leia também: Como é feita a farinha de trigo
Agora você já sabe como o sal vai parar na sua cozinha
E aí? Gostou de entender como é feita a extração do sal? Quando a gente compreende o processo parece que a gente consegue dar mais valor ao produto final – você também tem essa sensação?
Pois então! Espero que o artigo tenha ajudado a sanar as suas dúvidas e se você tiver algum comentário deixa com a gente!
Muito obrigada por me acompanhar nessa leitura, um grande abraço e até o próximo artigo!
Deixe uma resposta