Você sabe como é feita a extração do petróleo? Eu não sabia até fazer esse texto, mas o que eu sempre soube é que o Brasil é um grande produtor desse ouro negro e que nos rende muito dinheiro.
Não é interessante que a gente mal sabe como as coisas que estão no nosso dia a dia e que fazem parte da nossa economia saem da sua origem e chegam na nossa vida? Eu acho engraçado isso.
Talvez seja por esse motivo que a gente tem preparado vários artigos explicando como várias coisas são feitas. Isso serve tanto para que a gente entenda os processos, como também pode ajudar pessoas que se interessem em investir nesse mercado.
Vem comigo que eu quero te mostrar como é feita a extração do petróleo de uma forma bem simples e prática, que todo mundo entenda.
Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Se tratando de um produto tão importante, é ainda melhor.
Considerações iniciais
O processo em resumo é a extração do petróleo utilizável do subsolo. Dependendo da profundidade que ele esteja, a técnica pode ser modificada – é por causa disso que existe um grande processo de estudo de solo e de estratégias de execução.
O que você precisa saber, de qualquer sorte é que temos o terceiro maior campo do mundo em Petróleo e que esse é um líquido que movimenta muito dinheiro no nosso dia a dia.
Outra coisa importante de como é feita a extração do petróleo é que exige um grande investimento financeiro. O estudo, a tecnologia e as máquinas utilizadas são muito sofisticadas. Só entra nesse setor quem realmente pode.
Ter noção dessas coisas também vai te ajudar a compreender o negócio como um todo, viu?
Leia também: Como é feita a extração do sal
Como é feita a extração do petróleo: Três passos básicos para o negócio acontecer
Independente da situação e da profundidade, basicamente existem três passos simples e práticos de como é feita a extração do petróleo. A minha ideia aqui vou te explicar cada uma delas individualmente.
Lembrando que não se pode extrair petróleo de qualquer forma, viu? Nem é todo mundo que pode simplesmente sair explorando por aí – você precisa ter licença do governo para fazer essa exploração e seguir algumas exigências específicas.
Agora vamos lá entender como o petróleo é extraído:
1. Prospecção
Nesse processo as bacias sedimentares são localizadas por meio de uma análise bem detalhada do subsolo e do solo.
Com a ajuda de alguns equipamentos (gravímetros, magnetômetros, farejadores e sismólogos) é possível que os geólogos analisem as condições e as localizações exatas das bacias a partir da superfície. É o processo mais importante e exige muito cuidado!
2. Perfuração
Depois de saber exatamente onde vai encontrar o petróleo, é hora de perfurar! Nesse processo as jazidas de petróleo serão descobertas e vão começar as marcações com coordenações de GPS e boias marcadoras que ficam na área do mar.
Quando a análise é por terra, primeiro é feita a perfuração de um primeiro poço, já pensando nos futuros. As perfurações por terra são feitas por meio de sondas de perfuração e no mar elas são feitas por meio daquelas plataformas que ficam em alto mar que a gente vê sempre na televisão.
3. Extração
A última etapa é quando o petróleo se encontra cima da água salgada e tem uma camada gasosa de alta pressão logo embaixo dele. Quando a equipe faz o posso o petróleo começa a jorrar até à superfície por causa da pressão desse gás.
Isso permite que o petróleo seja extraído por meio de bombas em plataformas e outros equipamentos.
Leia também: Principais produtos derivados do petróleo
Agora você já sabe como funciona
Agora que já sabe como é feita a extração do petróleo, você imaginava que seria assim? Eu tinha alguma ideia, mas quando a gente vai estudar a fundo fica impressionado com todo o trabalho que existe com um único fim, não é não?
Espero que você tenha entendido o passo a passo de forma simples e prática – porque o meu objetivo aqui foi te passar essas informações do jeito mais simples possível.
Se tiver alguma observação ou um comentário que possa fazer, comenta aqui para gente, está bem?
Um grande abraço e até o próximo artigo!
Deixe um comentário