Ela está presente em nosso café da manhã e nas receitas em casa, mas você sabe como é fabricada a margarina? Vou falar sobre isso para que a gente entenda melhor esse sistema de produção.
A margarina se tornou a substituta da manteiga e é produzida com gorduras alimentares de origem vegetal. A descoberta de um de seus compostos aconteceu em 1813.
Hoje você pode encontrá-la de diversas formas e tamanhos e versões mais “saudáveis”.
Vale citar aqui que manteiga e margarina são completamente diferentes. Enquanto a primeira vem de origem animal, a segunda é feita através de gordura hidrogenada, de origem vegetal.
Inclusive, aqui no blog a gente já mostrou como montar uma fábrica de manteiga, viu? Hoje o assunto é diferente! Hoje eu vou te mostrar como é fabricada a margarina, passo a passo!
Como é fabricada a margarina?
Antes de tudo é interessante entender sobre a hidrogenação que mencionei aqui em cima. O que acontece é que na receita é acrescentado hidrogênio junto ao óleo vegetal.
O óleo, elevado a uma temperatura mais alta, se transforma em gordura. E por isso as pessoas são contra o uso dela diariamente.
Essa gordura hidrogenada dá origem a aos ácidos que chamamos de gordura trans, elevando o mau colesterol.
O que normalmente acontece é que a margarina se tornou uma grande vilã, principalmente quando é comparada com manteiga, que também não está na lista dos melhores alimentos a serem consumidos.
Leia também: Como montar uma fábrica de pão de queijo
Mercado de margarina no Brasil
Além de entender como é fabricada a margarina, eu acho super importante que você pesquise sobre o mercado dela no Brasil e principalmente na sua região.
O consumo de margarina caiu em 2017, mas isso aconteceu também com a manteiga, só que não na mesma proporção. As pessoas começaram a encontrar substitutos para consumir menos esses dois alimentos.
O que também pode ter impactado é o aumento de pessoas adeptas do estilo de vida saudável. Isso porque além de reduzir o uso da margarina no dia a dia, os indivíduos passaram a deixar de consumir alimentos que eram utilizados com a margarina.
Se você pensa em investir neste negócio e acha que não vale a pena, posso te dizer que a margarina continua sendo bem consumida no mercado independente da fama dela.
As empresas passaram a fazer produções mais saudáveis com menos sódio ou groduras trans. O que permite as pessoas a consumir as versões que podem causar menos consequências ao corpo humano.
Você quer saber como montar uma fábrica de margarina? Vamos falar um pouco sobre o que é necessário!
Como montar uma fábrica de margarina
Tudo se começa com o planejamento. Se você decide fazer um bom trabalho com a venda de margarinas é preciso criar toda uma organização que permita que seu negócio avance e muito!
Como você pode ver, a produção de manteiga é feita por grandes empresas que já se consolidaram no mercado, porém é possível encontrar estabelecimentos que consomem produtos de pequenos empresários.
É necessário que neste momento você analise que há muitos concorrentes e também que isso pode ser sim uma ameaça.
O ideal é que você coloque na balança em relação ao seu público alvo e como eles consomem os produtos dos concorrentes. A maioria das empresas não vendem apenas margarina, eles produzem requeijão cremoso e até a própria manteiga para poder lucrar ainda mais.
– Vá além da margarina
Se você for parar para ver, grande parte das fábricas produzem manteiga, margarina e queijo. Isso porque só a venda de margarina não permite um lucro grande.
A produção de margarina não é cara, mas é necessário adquirir e fazer a manutenção dos equipamentos. Você também irá precisar de máquinas para fazer embalagens e selar para as vendas.
Sugiro que se você decidiu montar uma fábrica de margarina, deve pensar em uma variedade que possa permitir que suas vendas cresçam.
Com base em informações que li, não é inteligente criar uma empresa voltada apenas para esse produto. Preciso ser realista com você sobre isso.
O que é preciso para montar uma fábrica de margarina?
Como falei acima, se basear somente na produção deste alimento não irá te fazer rico. Então sugiro que você monte uma fábrica de lacticíneos e derivados, assim também poderá produzir manteiga e queijos.
Não olhe a manteiga como uma concorrente neste momento. Pense que assim você poderá impulsionar suas vendas.
Aqui eu gosto de escrever para te ajudar a fazer um bom negócio e não necessariamente eu devo dizer que só isso te deixará rico. Em alguns momentos é necessário criar alternativas para proporcionar um lucro maior.
Inicialmente você poderia investir a partir de R$ 13 mil em uma fábrica de lacticíneos e derivados feitos de forma artesanal, neste valor estão inclusos a reforma e aquisição do local (que não precisa ser grande), os equipamentos e materiais de uso.
Você precisará ter em sua fábrica matérias para a produção e administração da empresa, coloque na lista os que citarei aqui, ok?
- Pasteurizador
- Panelas
- Termômetro
- Prensa
- Agitador de Latão
- Formas de plástico
- Garfos para tanques
- Tanques de fabricação
- Balcão refrigerado
- Estantes
- Computadores
- Telefones
- Impressora
- Móveis de Escritório
Sabendo como é fabricada a margarina e conhecendo essas informações aqui você já tem tudo para começar bem.
Vale a pena investir em uma fábrica de margarina?
Se você me perguntar se é válido investir apenas na fabricação de margarina, te responderei que não é tão rentável assim. Mas, se você pensa em ampliar seu negócio para promover outros tipos de produtos, acredito que é o melhor a se fazer.
Penso isso por dois fatores. Um é que o consumo de manteiga e margarina reduziu, o que faz com que tenha a necessidade de outros métodos para substituir que podem ser produzidos dentro da sua fábrica.
O segundo fator é que o custo de mão de obra de manteiga não é alto e o seu valor também não é. Então por mais que você tenha um retorno financeiro baseado nas vendas, precisa analisar que há equipamentos para fazer manutenção e também funcionários para pagar.
Então é necessário que você analise se é possível abrir uma empresa com uma variedade de derivados neste momento, porque eu acredito que assim seu investimento e retorno serão melhores.
Mas é claro que isso fica a seu critério, ok? Minha função aqui é apenas te explicar como funciona o processo e te mostrar como é possível ganhar dinheiro sem que realize um trabalho desgastante.
Leia também: Vender linguiça dá dinheiro
Vá para a ação!
Espero ter lhe ajudado a entender melhor sobre o processo de margarina e como conseguir lucrar com isso.
Agora que você já sabe como é fabricada a margarina, a única saída é correr para colocar a mão na massa e fazer o negócio acontecer de verdade.
Se você se dedicar e trabalhar duro por isso você consegue!
Tenha sucesso, independente do que escolher!