Fábrica de manteiga: Como montar? Como é a produção?

Publicado por Jéssica Trabuco em 22 de outubro de 2017

Uma fábrica de manteiga artesanal pode ser a fonte de renda de quem quer ter o próprio negócio. É possível começar a sua própria fabricação de maneira mais caseira e aos poucos expandir para outra estrutura.

O que eu quero te mostra aqui nesse artigo é o passo a passo para a produção de manteiga. Além disso, vou te dar dicas de algumas das escolhas que você precisa fazer, como estrutura, localização, divulgação e até funcionários.

Tudo isso vou separado para você com o intuito de te ajudar a colocar em práticas os seus sonhos e objetivos. Sabendo que é possível viver do próprio negócio e entendendo como fazer isso, eu acredito que você fique motivado.

Às vezes, tudo que a gente precisa é de um empurrãozinho! É exatamente o que farei com você! Quero tanto te mostrar que o negócio pode ser muito bom, como mostrar que você pode alcançar o que quiser.

Se animou?! Espero que sim. Eu desejo que esse texto seja capaz de ajudar você a chegar aonde desejar.

Mercado de manteiga no Brasil


Acho que eu nem preciso dizer o quanto a gente consome manteiga por aqui, não é mesmo? É claro que tem a margarina também, mas o consumo da manteiga é muito mais valorizado. Isso se dá pelo sabor maravilhoso e também pelos benefícios à saúde.

É difícil não ter manteiga na casa de algum brasileiro. Ela é um item básico, não só para comer com o pão francês da padaria, mas também para fazer receitas. Uma coisa é certa: Qualquer receita com manteiga fica mais gostosa!

Por ser um produto com grande demanda em todos os estados, existem sim muitos produtores. Produtores grandes, que já são reconhecidos no mercado e que possuem uma grande parcela dele.

Isso, no entanto, não deve fazer você sentir medo ou desistir da sua ideia. A partir do momento que você compreende que existem concorrentes, você se motiva mais para trabalhar melhor e ter resultados.

A ideia é aproveitar as brechas que esses grandes produtores deixam. É bem provável que pequenos empresários e donos de estabelecimentos não sejam o alvo dessas empresas, por que então você não começa o trabalho com eles?

Leia também: Como montar uma fábrica de queijo

montar uma fábrica de manteiga

Conheça a produção de manteiga


Não dá para montar uma fábrica de manteiga sem saber como ela é produzida! Por mais que você não trabalhe na área de produção em si, você precisa ter conhecimento sobre todos os processos para ter certeza de que estão sendo cumpridos da melhor forma possível.

Então eu trouxe isso para você! A partir de agora você vai conhecer todo o passo a passo para produção da manteiga. Preste bastante atenção e já vá planejamento como levará isso para o seu negócio.

Observe abaixo:

1. Padronização da gordura

O primeiro passo para produção de manteiga é retirar a nata do leite. A nata é justamente aquele creme amarelado que fica na superfície quando o leite fica em repouso.

Essa nata precisa atingir o nível de gordura exigido pela fiscalização e para isso ela é levada para um processo de padronização. Isso acontece com a adição de água gelada para que o creme atinja o teor de 35 a 40% de gordura.

2. Pasteurização do creme

Agora é a vez de o creme ser levado a uma temperatura de 80°C durante um período de 30 minutos. Logo em seguida ele é resfriado em temperatura de 18°C.

Isso é feito para eliminar qualquer substância ruim e micro-organismos, além de diminuir a acides e aumentar a conservação da manteiga.

3. Fermentação

É preciso adicionar um fermento específico para manteiga ao creme, logo depois que ele é resfriado na pasteurização. Isso vai ajudar na produção de uma manteiga mais saborosa e com maior qualidade.

Existe também a fermentação natural, mas é bom lembrar que ela não produz uma manteiga tão boa.

4. Batedura

Antes de o creme ser levado para a batedeira ele precisa ter a temperatura ajustada para de 10 a 12°C. Isso ajuda na qualidade da manteiga. Depois de adicionado à batedeira o creme fica por cerca de 45 minutos na rotação mais alta (45 RPM).

Lembre-se de colocar somente metade da capacidade de creme que a batedeira suporta. Isso porque na hora que é batido o creme ganha ar na massa o que aumenta o seu volume.

5. Desleitagem

Esse é processo que retira o excesso de água depois que o creme é batido.

6. Lavagem da manteiga

É preciso lavar a manteiga com água de boa qualidade para evitar contaminação. Antes de fazer a lavagem a água utilizada precisa se resfriada em latões de aço inoxidável em temperatura de 7 a 12°C.

7. Salga

Depois de lavada a manteiga precisa receber sal fino. A quantidade deve corresponder a 2% do peso da manteiga. Esse é um detalhe importante que você deve levar à sério na sua fábrica de manteiga.

O sal deve ser despejado na batedeira em cima da massa. A batedeira trabalhar novamente até que a massa fique homogênea e o sal todo incorporado.

8. Embalando a manteiga

Por fim, você precisa embalar a manteiga. Ela também precisa ser mantida resfriada até a comercialização.

Como montar uma fábrica de manteiga: Tudo que você precisa saber


Agora que você já entendeu como é a produção da manteiga, vou te mostrar o que você precisa saber para abrir a sua própria fábrica.

Separei abaixo os pontos que são mais importantes e que determinam muito em relação à qualidade do seu produto, à sua capacidade de produção e até mesmo à sua capacidade de ganhar dinheiro com a fábrica.

Espero que você não só dê atenção a esses pontos, como também os coloque em prática se quiser mesmo abrir uma fábrica de manteiga.

abrir uma fábrica de manteiga

Escolhendo a localização

O mais importante na hora de escolher o local é ter fácil acesso para os seus fornecedores e para os seus funcionários. Isso vai ajudar na administração da sua fábrica, dando praticidade e agilidade nos processos.

Você também precisa se preocupar com um local onde consiga levar os produtos para comercialização sem problemas.

Além disso, a área precisa dispor de energia elétrica, internet, água e segurança!

Estrutura da fábrica de manteiga

O tamanho da sua fábrica vai depender da capacidade de produção que você quer ter. O mais importante é que ela tenha os setores bem definidos e organizados. O ponto mais importante em relação à estrutura é seguir as normas da vigilância sanitária. Tenha o máximo de preocupação com isso.

Os setores que você precisa ter são:

  • Área para recepção do leite;
  • Sala de fabricação;
  • Sala de cura;
  • Copa e sanitários;
  • Sala de conservação, expedição e venda;
  • Área administrativa.

Compre os melhores equipamentos

Como você viu no passo a passo da produção, é preciso comprar alguns equipamentos para conseguir a melhor qualidade da manteiga. Faça uma pesquisa para encontrar os melhores fabricantes com preços que estejam dentro das suas possibilidades.

Entre os equipamentos para produzir manteiga estão:

  • Batedeira industrial para manteiga;
  • Forno;
  • Câmara fria;
  • Utensílios de cozinha.

Monte uma equipe de sucesso

Um dos pontos mais importantes na hora de abrir a sua fábrica de manteiga é montar uma equipe de sucesso! Você precisa de profissionais capacitados e animados em todas as áreas do seu negócio.

Isso não só vai ajudar na melhor produção de manteiga, como também vai ajudar a criar um clima produtivo e leve para a sua fábrica.

Tome o máximo de cuidado na hora das entrevistas, procure por referências e se deixe levar também pelo seu instinto.

Investimento para montar uma fábrica de manteiga


O valor de investimento para montar uma fábrica de manteiga varia de acordo com as suas necessidades, com os seus planos e objetivos. É possível começar um negócio de forma artesanal com um investimento de cerca de R$10.000.

O ideal, para conseguir valores exatos, é criar um planejamento bem estruturado que te dará tudo que você precisa. A partir dele você define o público alvo, o espaço, a estrutura, funcionários e até embalagem.

Lembre-se que é preciso investir mais do que dinheiro! Você precisa dar o máximo de si, com dedicação e trabalho duro.

Divulgação


Você precisa não só se preocupar com a produção da manteiga, mas principalmente com a divulgação dela. Você precisa ter na sua equipe profissionais que entendam de marketing, principalmente nessa era digital.

Investir na comunicação do seu negócio com foco em divulgação é que o te dará maior potencial de comercialização. Por isso que é tão importante.

Comece focando em pequenos estabelecimentos, fidelize o seu público e aos poucos vá expandindo os seus horizontes. Com esforço você chega lá.

Leia também: Como montar uma fábrica de doce de leite

Montar uma fábrica de manteiga pode ser um bom negócio


O projeto tem grande potencial, mas isso não significa que você não tem que se esforçar! Tudo na vida precisa da nossa dedicação para dar resultado, então dê o seu melhor!

Espero que essas informações que eu separei para você te ajudem nessa jornada!

Agora que já sabe o que precisa fazer para tirar a sua fábrica de manteiga do papel, não perca mais tempo. O momento é esse! Comece a trabalhar.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

  • Antoninho Aires de Atayde

    mais ou menos tenho um fornecedor de creme,uns 20 a 30 kilos por mes.onde veio a ideia de fabricar a manteiga.

  • Antoninho Aires de Atayde

    Ok pessoal,ja conheço mais ou menos o processo de fabricação da manteiga..Gostaria de saber onde comprar os equipamentos?

Deixe o seu comentário