Alguns comércios específicos dependem da boa divulgação para vender, a exemplo dos doces, mas como divulgar doces para vender com resultado?
Bom, não há uma única resposta para essa pergunta, mas sim um conjunto de elementos que devem ser praticados simultaneamente. Afinal, de nada adianta saber onde vender e acabar não alcançando aquele canal de venda específico, não é mesmo?
Então, elaborei um “mapa” detalhado com tudo que acredito ser relevante para consolidar sua venda de doces, o que acha? Vamos conferir?
Como divulgar doces para vender: 5 passos para montar a melhor estratégia comercial
Atualmente, no mercado de doces não tem para onde correr, já que encontramos doces em praticamente todo lugar. Além do que, a internet nos permite comprar doces e iguarias de qualquer parte do mundo, apenas com um clique.
Nesse cenário, muitas pessoas desistem antes mesmo de entrar nesse segmento competitivo, mas igualmente lucrativo. E a divulgação é justamente o contraponto que ajuda você a se destacar da concorrência.
1. O carro-chefe para a divulgação são as redes sociais
Começando pelo óbvio, sua divulgação deve ser focada nas redes sociais, simples assim. Pense por você: quantas vezes ao dia você dá aquela conferida no Facebook e Instagram? Provavelmente muitas vezes, acertei?
Então, seu potencial cliente faz a mesma coisa. Dessa forma, criar perfis sociais exclusivos para sua marca é a estratégia perfeita. Contudo, cada rede social tem suas próprias características. O Facebook é menos visual e aceita melhor os vídeos.
Já o Instagram é um caso à parte e as imagens realmente “valem mais do que mil palavras”. Além disso, esses canais oferecem dezenas de configurações para impulsionar publicação, patrocinar post e monetizar as páginas.
Entretanto, não utilize seus canais apenas para colocar postagens de vendas. Pelo contrário, seja assertivo ao publicar vendas, ou seja, utilize a rede social como um canal direto de comunicação.
O engajamento e interação são igualmente importantes nas vendas. Portanto, elabore estratégias que contemplem:
- Postagens apresentando seus produtos.
- Dicas e postagens sobre os bastidores da produção.
- Divulgue o processo interno, como organização, higiene e diferenciais.
- Solucione dúvidas.
- Postagens bem-humoradas.
- Vídeos e Stories para gerar engajamento.
- Crie boas segmentações de público.
- Planeje campanhas de lançamento
Crie um canal no YouTube para vender doces
Quando falamos em novidades em doces para vender, o ideal é montar um canal no YouTube. Através de vídeos bem editados você alcança os clientes com mais facilidade. Isso porque o YouTube é o “recanto de segurança” de quem procura receitas.
Por exemplo, vamos supor que você faça bombons para vender, já imaginou mostrar o passo a passo da receita? Além de ampliar o reconhecimento da marca, é uma forma de ganhar mais com os acessos na plataforma.
2. Se for preciso contrate alguém para fazer fotos profissionais
E já que falamos nas redes sociais, tenho a obrigação de sugerir a você que trabalhe somente com fotos profissionais. Não há nada pior para uma marca do que fotos de baixa qualidade que não beneficiam os doces.
Quando você navega no Instagram, me diz se a foto daquele bolo de chocolate para vender cremoso não te conquista? Então, para quem vende doce as fotos representam e impactam diretamente nas vendas.
Veja como tirar fotos de doces para vender com o celular
Não é preciso ter equipamentos ultra profissionais e caros, ou mesmo o cenário perfeito, basta você ter:
- 1 cadeira grande
- 1 tecido neutro para usar de fundo
- Tábua simples de madeira
- Tecidos coloridos para “brincar” com as texturas e cores das embalagens.
- Celular com boa resolução
- Janela com iluminação controlada (pode usar papel manteiga ou cortina clara)
Por fim, basta posicionar os doces embalados e abertos sobre a madeira e variar nas posições. Procure sempre pegar os elementos num ângulo de 45°, pois é ideal para apresentar os detalhes. Acompanhe um vídeo bacana que vai te ajudar:
3. Estruture um site básico como vitrine digital da marca
Gosto de pensar que a estratégia digital precisa ser “amarrada”, no sentido de fluir sua marca através de inúmeros canais. Dessa forma, se você possui perfis nas redes sociais e criou um canal no YouTube, por que não montar site?
Além de vitrine onde você apresenta produtos e consolida um e-commerce (quem sabe né), traz credibilidade e confiança à marca. E outra, é uma estratégia para incorporar todos os canais de comunicação e divulgação dos doces.
Quer divulgar que você faz doces para vender no pote? Sem problemas, você pode criar uma categoria apenas com os sabores que comercializa. Quer mostrar aos clientes as novidades que vêm por aí? Ótimo, deixe como destaque na home da página.
As oportunidades aqui são muitas. E uma coisa que tenho visto cada dia mais, são pessoas que anunciam trabalhar com distribuidora de doces importados. Aqui está mais uma dica para complementar seu portfólio de doces!
4. Crie um blog dentro do site para oferecer dicas e conhecimento ao cliente
Se você montou um site lindo, com informações ricas que ajudam seu cliente, aposte também no blog. “Ah, mas não é muita coisa?”. Não, quando falamos em vencer a concorrência e alcançar o sucesso, toda estratégia é bem-vinda.
Por meio do blog você pode:
- Criar conteúdo relevante para oferecer dicas.
- Conhecimento que orienta o consumidor na escolha exata da sua necessidade.
- Possibilita absorver dados para fortalecer o relacionamento.
- Transparece confiabilidade na marca que se reflete na fidelização.
5. Aprender como vender doces pelo WhatsApp é sucesso!
Antes de mais nada, as chances de alguém não abrir sua mensagem no WhatsApp são as menores nesse universo digital. E vamos combinar, o WhatsApp é gratuito, oferece rapidez e carrega sua mensagem sem restrição de distância.
Dessa maneira, é quase uma obrigação aproveitar essa oportunidade para enriquecer sua lista de contatos e, claro, seu bolso. Com isso, você tem à disposição algumas estratégias para alimentar sua base de contatos, da seguinte maneira:
- Use a funcionalidade de Status para mostrar novidades e promoções.
- Monte o verdadeiro cardápio de confeitaria para oferecer aos clientes.
- Integre o canal de vendas do WhatsApp ao blog da marca, assim você envia links dos conteúdos e entrega dicas construtivas.
- Ofereça cupons de desconto para ações específicas na interação pelo WhatsApp.
Como você pode ver, é fundamental centralizar a estratégia de divulgação dos doces. Como resultado, você faz o cliente passar pelas redes sociais, site, blog e finaliza o contato pelo WhatsApp. Então, integre todos os canais para melhores resultados!
DICA EXTRA: 3 erros que você deve evitar nas redes sociais ao vender doces
Acho importante saber como divulgar com máximo resultado, mas conhecer quais erros evitar é indispensável. Muitas vezes nem sabemos que estamos atrapalhando mais do que ajudando nosso negócio.
Por isso, se você quer realmente saber como vender doces pela internet, anote o que deve evitar:
- Fotos ruins: alguns clientes deixam seus canais de comunicação apenas pela imagem.
- Focar apenas em vender: “martelar” a tecla de “compre agora”, “faça sua encomenda”, “ligue agora” pode ter o efeito oposto, então, ofereça mais do que pede, esse é o equilíbrio para vender doces.
- Esquecer o pós-venda: essa etapa é tão importante quanto a venda, e você precisa assegurar uma comunicação contínua, somente assim é possível fidelizar e satisfazer seus consumidores fiéis.
O que está esperando para montar e consolidar seu negócio de doces?
Antes que me esqueça, gostaria de sugerir um serviço que cresceu entre os negócios de doce, que é o delivery. Por exigir mais estruturação e planejamento, pode ser algo para fazer depois de se firmar, mas não deixe de considerar.
Inclusive, quando disponibilizar as entregas, faça questão de colocar em sua divulgação. Portanto, agora você sabe como divulgar doces para vender e tem muita informação para trabalhar, “não deixe para amanhã o doce que você pode vender hoje”.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você conhece alguém que pode se beneficiar dessas dicas para começar um negócio próprio ou até mesmo faturar um dinheiro extra, compartilhe para ajudar. Até a próxima!
Amo vir aqui e pegar essas dicas maravilhosas!!! Obrigada!!!