Existem pelo menos nove formas de divulgar doces para vender: Com panfletagem, fazendo parceria com influenciadores, usando as redes sociais, criando anúncio pago, estando presente, usando a estratégia gifting, trocando recomendação, sendo um fornecedor e usando o velho e bom boca a boca.
Abaixo eu vou te explicar como funciona cada uma delas:
1 – Panfletagem
Apesar do mundo estar voltado para o digital, as formas de divulgação offline ainda funcionam, principalmente se você atua de forma criativa e objetiva.
A grande realidade é que as pessoas que pegam um folheto na rua e encontram letras miúdas, parágrafos imensos e cores nada chamativas, enviam para o subconsciente uma mensagem que essa leitura será bem cansativa e chata, antes mesmo de entender o que está sendo divulgado ali.
Para este tipo de abordagem é importante ser o mais objetivo possível, colocar mensagens chamativas, um contato, e, se possível, um preço promocional que convide as pessoas a pesquisarem e conhecerem o seu empreendimento. Ao final de tudo coloque o seu perfil do Instagram, para possibilitar a visita na sua rede.
O que pode te ajudar a chamar a atenção do seu público é pesquisar possíveis frases para vender doce na rua, focar nas três mais criativas e trabalhar em cima delas, para que o seu panfleto consiga atingir mais gente.
2 – Parceria com influenciadores
Se os fãs e seguidores de um influenciador visualizam ele aprovando um produto, tendem a sentir um desejo em experimentar. Por isso, procure por personalidades que tenham como público alvo pessoas da sua região que também fazem parte do seu cliente ideal.
Importante dizer que esse tipo de parceria precisa ser fechada em comum acordo e você precisa respeitar os valores estabelecidos e mencionar a forma como quer que o “anúncio” seja feito.
A dica é: O mais natural possível!
Outra coisa que você pode fazer é criar kits especiais e mandar para uma lista de pelo menos 10 influenciadores. Se o seu kit for bacana e bem bonito, é bem capaz que eles acabem divulgando de forma natural.
3 – Redes sociais
O que posso falar é que postar conteúdo de qualidade, agregar valor e focar em fotos bonitas, para quem quem quer divulgar doces para vender é uma mão na roda, ainda que o resultado demore.
Libere receitas e dicas para o seu público, indique produtos bons que não sejam os seus, poste fotos com uma luminosidade e foco bons, mantenha uma interação contínua com as pessoas e o mais importante de tudo: Tenha consistência!
Ter consistência significa postar com regularidade no feed e nos stories algum conteúdo que pode ser programado para o mesmo horário. Também aproveite e promova enquetes, abra o box de perguntas e faça uso das hashtags.
Existem muitos locais que você pode começar a aparecer, como: Instagram, Facebook e Pinterest, Veja o que melhor se adequa para sua proposta.
4 – Anúncio pago
Pode ser que essa não seja a principal opção de marketing para venda de doces escolhida pelos confeiteiros, mas ela tem muito potencial!
Ao pagar por anúncios no Youtube, Facebook, Instagram ou no próprio Google, você pode segmentar e escolher o tipo de pessoa que vai visualizar. É possível direcionar aquilo exatamente para o público alvo do seu negócio.
Com muito estudo e dedicação, é possível divulgar doces para vender e ter excelentes resultados com essa estratégia.
5 – Esteja presente
A ideia aqui é utilizar diversos recursos para estar sempre presente à vista do seu público. Então entre as opções está a de você criar anúncios em locais movimentados, como o fundo de um ônibus, e até investir naquelas propagandas em embalagens de pão.
Várias empresas utilizam essa estratégia e isso é extraordinário para que você esteja presente no cotidiano das pessoas, seja no café da manhã ou no caminho para o trabalho.
Os seus produtos estarão ali sendo ofertados e no momento que a demanda de comprar doces para um evento de empresa ou o aniversário de um amigo aparecer, a pessoa vai lembrar desses anúncios.
Ainda que não anote o seu número, se você deixar o nome do seu negócio aparente e destacado, ela vai digitar em um site de busca ou em uma rede social procurando por você.
Nesse momento é importante que você se certifique de que ela irá encontrar, deixando seu nome de site e mídias idêntico ao da marca.
Lembre-se de deixar disponível um cardápio com os produtos que trabalha, os tipos de encomenda que aceita, as formas de pagamento possíveis e se quiser ainda pode deixar o link do Whatsapp business no perfil.
É importante criar esse canal de comunicação bem estruturado, independente da origem do cliente, para que sempre que ele chegar até você, possa encontrar a resposta para todas as suas perguntas e a certeza de que o seu produto é tudo o que ele precisava.
6 – Estratégia de gifting
Para mim essa é uma excelente forma de divulgar doces para vender! A ideia aqui é que você prepare uma espécie de kit com amostra dos seus produtos, anexe o seu cartão de visita e entregue em diversos empreendimentos da sua região.
É importante que tenha muita educação e carisma nesse tipo de abordagem, hein? Seja o reflexo do seu produto ou contrate alguém para fazer essa divulgação e entrega de brindes nos locais apropriados, o importante é que consiga passar uma imagem adequada e higiênica.
7 – Troca de recomendação
A forma de divulgação de doces aqui será feita por recomendação. Você irá fazer uma espécie de parceria com outras empresas do seu porte, podendo ou não ser do seu segmento, e vocês vão recomendar uma a outra de forma natural.
Isso funciona muito bem se for feito de uma forma bem honesta e sincera, sem ter aquela intenção de venda direta.
Só tenha o cuidado de consumir o produto ou serviço de que irá tratar antes de qualquer tipo de divulgação. Pior coisa é você recomendar algo de baixa qualidade para o seu público.
8 – Seja um fornecedor
Entre em contato com empresas que promovem casamentos e grandes eventos, ou vá em padarias de bairro, tudo dependerá do tipo de doce que sabe fazer.
Apresente o seu produto e se disponibilize a fornecê-los por um preço super em conta em troca da divulgação do seu trabalho. O foco aqui não é lucrar e sim atingir potenciais compradores, por conta disso, venda os doces por preço de custo, ou com uma margem de lucratividade bem baixa.
Em padarias, essa divulgação acontecerá na própria prateleira do empreendimento de forma natural, já para os promotores de eventos, esse marketing poderá ocorrer no momento da degustação, caso a pessoa aprove os seus doces, é pedido que ela siga suas redes sociais e acompanhe tudo por lá, inclusive postagens de produção referente ao evento dela.
9 – Boca a boca
Essa é de longe a forma mais antiga de divulgar algo, mas é também a mais eficaz. Quando alguém recomenda um produto sem receber nada por isso, isso quer dizer que aquilo teve um efeito positivo na vida dela e a maioria das pessoas tende a querer vivenciar o mesmo.
Se as pessoas só têm experiências boas ao comer seus doces, seja pelo sabor, pela textura, pela inovação, isso fará com que sua reputação aumente na sua região, porque mesmo que de forma inconsciente, em algum momento do dia elas vão falar bem daquele experimento.
Então, sempre tenha produtos de qualidade, focados em entregar sabor e se preocupando com a apresentação, obviamente. Inove a sua marca, crie novas combinações e foque em boas embalagens para criar esse destaque ainda maior. Nesse cenário é só esperar todas as consequências positivas que virão do trabalho gratuito dos seus clientes para você.
Comece agora a divulgar doces para vender
Agora que você sabe como divulgar doces para vender, é preciso começar. Faça um planejamento e coloque tudo que aprendeu aqui em prática.
Agradeço sua companhia e desejo sucesso!
Deixe uma resposta