Você tem interesse por pássaros e quer começar uma criação? Hoje eu vou te mostrar como criar trinca ferro, um pássaro muito comum em vários estados brasileiros e bastante apreciado pelas pessoas. Fique ligado!
Investir na criação do trinca ferro pode ser uma excelente opção de negócio para você. Sabe por que? Pessoas que optam pela adoção de pássaros como animais de estimação para se sentirem mais próximas à natureza costumam escolher essa espécie, principalmente pela sua beleza e pelo seu canto forte.
É claro que para trabalhar nessa área você deve seguir algumas regras de proteção aos animais. Isso faz até com que haja menos concorrência, pois muitas pessoas não querem se arriscar a investir em um negócio que exige seriedade e comprometimento.
Se você ficou interessado nessa ideia lucrativa de negócio, que tal acompanhar algumas dicas valiosas para iniciar a sua criação? Continue lendo e aprenda como criar trinca ferro e fazer dessa ideia um investimento de sucesso! A criação de aves ornamentais ou não, tem muito potencial!
Principais características do trinca ferro
O trinca ferro (Saltator similis) é um pássaro que pode ser facilmente encontrado na fauna brasileira, desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. Vive à beira da mata, mais especificamente nas baixadas.
Além de ser uma ave bonita, seu canto forte é muito apreciado pelas pessoas. O canto forte, inclusive, é característico do macho por este ser muito territorialista, ou seja, demarca o território para evitar que outros pássaros se aproximem de sua companheira.
O trinca ferro tem porte pequeno, podendo chegar a 20 cm de comprimento e pesar 50 gramas. Geralmente apresenta uma coloração olivácea, com a cabeça acinzentada. É um pássaro onívoro, ou seja, come de tudo: insetos, frutos silvestres e ovos e filhotes de pequenos vertebrados.
Como criar trinca ferro: 6 dicas que você precisa conhecer para começar
As dicas que separamos para você de como iniciar uma criação de trinca ferro são muito importantes para que esse negócio dê certo.
Você vai conferir dicas sobre alimentação, reprodução, regras do IBAMA e outras que farão toda a diferença na criação do trinca ferro. Pronto para começar? São seis pontos importantes que você não só precisa entender, como colocar em prática, hein?
Então vamos lá!
Autorização para criar o trinca ferro
Para iniciar a criação e comercialização do trinca ferro é preciso obter uma autorização do IBAMA, já que se trata de um pássaro que pertence a uma espécie silvestre.
É por isso que, como dissemos no início desse texto, muitas pessoas desistem quando se deparam com as questões burocráticas. Isso diminui a concorrência e torna esse negócio ainda mais lucrativo!
Não se preocupe, não é tão difícil assim! Primeiro você deve procurar o IBAMA, apresentar seus documentos pessoais e da sua empresa, assim como um relatório detalhado sobre as condições do espaço de criação do trinca ferro.
Feito isso, a instituição irá avaliar o seu perfil e conceder ou não a autorização. Lembre-se: sem esse documento você pode ser multado e o seu criadouro fechado, o que irá representar um grande prejuízo financeiro.
Onde criar o trinca ferro?
O local de criação do trinca ferro deve ser escolhido com cuidado. O ideal é colocá-lo em um espaço bem arejado e claro, de preferência longe de cantos de paredes e soleiras de janelas, onde se acumulam sujeiras e poeira que podem interferir diretamente na saúde e reprodução do trinca ferro.
O local adequado também é importante porque o canto do trinca ferro é estridente, o que poderia incomodar outras pessoas. Além disso, locais barulhentos, como os centros urbanos, podem causar um grande estresse nos pássaros e até mesmo doenças.
O ideal é optar por sítios espaçosos e distantes. Assim, é possível manter a criação de trinca ferro calma, tranquila e até mais saudável. Isso pode influenciar inclusive na autorização do IBAMA, portanto não descuide desse ponto!
Estrutura para a criação de trinca ferro
Após selecionar um local adequado, pense na estrutura que vai precisar, isso é muito importante em como criar trinca ferro e faz toda a diferença no negócio como um todo.
Como o macho é muito territorialista, você deve ter o cuidado de montar uma estrutura espaçosa para evitar brigas entre os animais.
Construa viveiros de madeira ou alvenaria e preencha as laterais com telas com pequenas aberturas. Isso mantém o espaço arejado e permite que as aves tenham contato com o ambiente externo.
Alimentação do trinca ferro
Uma alimentação balanceada e diversificada é fundamental para o bom desenvolvimento dos pássaros. Você pode alimentar o trinca ferro com sementes (alpiste, girassol, cânhamo, aveia etc.), legumes, frutas e rações peletizadas.
Coloque os alimentos no comedouro à disposição das aves de 2 a 3 vezes ao dia. Além disso, ofereça sempre água limpa e fresca aos animais.
Reprodução do trinca ferro
Quando atinge um ano, o trinca ferro já está pronto para a reprodução. Esta pode ser feita de duas formas: por monogamia ou poligamia.
Na primeira, você une dois pássaros, um macho e uma fêmea, formando um casal fixo que fica responsável por criar e alimentar os filhotes. Já no segundo sistema, você pode utilizar apenas um macho para até cinco fêmeas de trinca ferro.
Uma característica da fêmea é que ela só irá iniciar a reprodução quando sentir que tem alimento suficiente para dar aos filhotes. Por isso, um dos segredos para esse momento é colocar bastante alimento na gaiola da fêmea.
Você pode comprar um ninho pronto para a fêmea ou disponibilizar palhas finas para que ela mesma prepare o local onde irá chocar os ovos. Após o acasalamento, as fêmeas realizam de 2 a 3 posturas por temporada, botando de 2 a 3 ovos por vez, os quais devem ser mantidos em segurança nos ninhos até o nascimento dos filhotes.
Os novos pássaros podem ser separados da fêmea quando completarem 35 dias. Lembre-se de que a alimentação é o que irá garantir aves saudáveis quando adultas.
Monogamia ou poligamia: qual sistema escolher?
Outra coisa importante sobre como criar trinca ferro é escolher o melhor sistema para a sua reprodução! Para isso você deve avaliar alguns aspectos. Na monogamia, por exemplo, você terá menos trabalho, menos gaiolas para limpar e mais facilidade na hora de alimentar os filhotes, já que os machos ajudam as fêmeas.
Tenha em mente que nesse sistema a gaiola ou viveiro deve ser maior e você corre o risco de ter os filhotes agredidos pelos machos. Além disso, se você tem um ótimo macho, pode ser mais interessante utilizar o sistema da poligamia para aumentar a quantidade e melhorar a genética dos filhotes de trinca ferro.
Na poligamia, também é menor o risco de agressão aos filhotes, já que apenas a fêmea fica nas gaiolas, que podem ser bem menores se comparadas à do sistema anterior. Mas você deverá dispensar um tempo maior para a reprodução e pode ser necessário até ajudar na alimentação dos filhotes.
Portanto, cabe a você avaliar qual dos sistemas é melhor para o seu negócio.
Leia também: Criação de Agapornis
Aproveite as nossas dicas e comece a sua criação de trinca ferro!
Na hora de adquirir as aves, procure um viveiro autorizado pelo IBAMA. Outra dica é contratar um veterinário para acompanhar a saúde e o comportamento dos pássaros. Assim você garante uma criação em perfeitas condições e livre de doenças. A higiene também é fundamental para conservar a saúde das aves.
Viu só como criar trinca ferro não é nenhum bicho de sete cabeças? Então aproveite todas as nossas dicas e dê início a esse investimento que pode ser prazeroso e lucrativo ao mesmo tempo!