Quer aprender como construir um tanque de peixe? Se sim, fique ligado porque é exatamente isso que vou te mostrar a partir de agora! Te darei dicas valiosas que te ajudarão com isso. Vem comigo!
Já preciso dizer que a primeira coisa que você vai ter que avaliar é a topografia do terreno escolhido e o tipo do solo de onde será feito o tanque, você também terá que fazer uma analise da água que vai gerar o abastecimento, principalmente nos meses mais chuvosos.
Você também terá que escolher qual tipo de tanque vai construir, se vai ser de terra, concreto, alvenaria, vidro, lona plástica, entre outras opções disponíveis no mercado.
Parece muita coisa, mas fique tranquilo! Separei o conteúdo em tópicos para que fique mais fácil para você compreender como construir um tanque de peixes.
Inclusive, aqui no blog eu já mostrei como criar tilápia em tanques e vale a pena você dar uma olhada caso seja esse o seu interesse.
Como construir um tanque de peixe: Conheça 8 dicas de sucesso!
Como te prometi, aqui estão as dicas para montar um tanque de peixe com bons resultados. São coisas que influenciam totalmente o negócio e por isso você precisa ter o máximo de cuidado.
Para começar uma criação, independente do peixe que pretenda, é fundamental que a sua estrutura esteja correta. Por isso não só aprenda o que eu trouxe aqui como esteja disposto a colocar em prática o quanto antes, ok?
A minha ideia é que você não só tenha conhecimento, como esteja preparado para dar os primeiros passos o quanto antes. Não dá para esperar a vida inteira para colocar os nossos projetos para frente, não é?
Então vamos lá aprender como construir um tanque de peixe com essas dicas:
Leia também: Como montar um negócio de criação de isca para pesca
1. Formatos dos tanques ou viveiros
Existem algumas formas de tanques e viveiros diferentes para você escolher, porém os mais comuns são os de formas retangulares, já que eles facilitam o manejo e oferecem bem estar aos peixes.
Além deles, você também pode encontrar os que possui formas circulares, só que antes de insistir nisso é importante analisar o tipo de peixe que vai criar.
Fora isso os viveiros não podem ser pequenos demais, e nem muito grande, senão o custo aumenta para o produtor. Em relação à profundidade do tanque, ela pode variar de 80 cm a 1,50m.
2. Tipos de tanques mais utilizados
Existem dois tipos de tanque para peixe que são utilizados hoje em dia e você precisa decidir qual vai trabalhar antes mesmo de começar a construção. Por isso eu vou explicar um pouco de cada um deles para você;
Observe abaixo:
De terra
Apesar de precisarem de um cuidado especial por conta de manutenção, os tanques de guerra são muito mais econômicos e ainda reproduzem o habitat natural dos peixes, o que ajuda muito na reprodução e manejo.
No caso deles, a inclinação das paredes devem ser de 45 cm com suas bordas devidamente gramadas, assim evitando a erosão.
De alvenaria
Já os de alvenaria podem ser revestidos de tijolos, mas pode também ser revestido com argamassa.
No fundo deve possuir terra e a suas paredes devem ter uma inclinação de 30 cm. A vantagem desse tanque é que não precisa de manutenção constante e tem a durabilidade maior.
3. Topografia do terreno
Outra coisa importante de como construir um tanque de peixes, é aproveitar o máximo da topografia do seu terreno, compactando as paredes e o fundo, para torna-lo mais estável, livre de infiltração.
O ideal é que os terrenos tenham planos com a sua declividade de 2%. Já o fundo deve ter a declividade em torno dos 1,5% isso quando falamos do sistema de escoamento.
Quanto os taludes este devem ser feito através de camadas, sempre compacto com a terra, ate atingir a sua altura que é de 50cm do nível do mar. Isso faz com que não transborde.
4. Tipo de solo
Os solos que são ideais para construção dos viveiros e tanques são os de baixa permeabilidade e os que são mais argilosos, pois isso permite que a sua construção seja mais estável.
Já os solos que são arenosos, ou que apresentam uma quantidade grande de cascalhos, vão apresentar alta infiltração, o que vai gerar um maior consumo de água. Fora que eles são muito estáveis e propicio a erosão.
Esse é outro ponto que você precisa dar muita atenção nessa lista de como construir um tanque de peixe. Sem cuidado você pode acabar construindo o tanque em um solo ruim e ter um grande prejuízo.
5. Qualidade e quantidade de água
Aqui outro ponto importante para construção de um tanque de peixe, o local deve ter fontes de água de boa qualidade, sem ter nenhum tipo de contaminação. A sua quantidade água vai variar de acordo com a área do seu viveiro, com a taxa de infiltração e evaporação.
A renovação da água, vai depender do manejo na produção e do uso de uma estratégia que você deve montar para reaproveitar.
6. Sistemas de abastecimento
O abastecimento pode ser de duas formas:
- Por gravidade, que só pode ser abastecido se for implantado onde tiver represas ou nascentes, e que seja a cima do nível do tanque. E a sua distribuição de água é feita por meio de tubulações ou canais abertos.
- Ou o abastecimento pode ser por bombeamento, que ocorre quando é implantado a fonte de água de poços tiver abaixo do nível dos tranques. E a sua distribuição será feita por tubulação, por uma bomba ate chegar aos viveiros.
7. Canal de abastecimento
Uma dica bacana é contar com o abastecimento e distribuição de água por gravidade porque isso reduz o custo, assim como pode evitar falhas nos sistemas caso quebre alguma bomba ou tenha uma queda de luz.
Você pode fazer o canal de abastecimento com o cano de PVC, e deve haver um registro para que voe possa controlar a vazão de água.
A água deve ter profundidade de 50 cm para que possa cair e facilitar a sua oxigenação. E o volume da água deve ser bastante para que possa suprir as renovações.
8. Canal de deságue
O último de como construir um tanque de peixe, mas não menos importante é o canal de deságue. Ele também pode ser feito por meios de calhas e tubos de PVC, assim podendo levar a água ao tanque de estabilização ou decantação.
O mais importante, porém, é drenar a água do fundo dos tanques, pois possui baixa qualidade.
Os canais de saída de água devem se localizar na parte de baixo do tanque, para que ele drene total.
Leia também: Criação de alevinos
Comece construir seu tanque de peixe
Agora que você já sabe como construir um tanque de peixe, é hora de colocar tudo em prática. É isso mesmo! De nada adianta saber todas essas coisas se você não estiver disposto a agir e correr atrás.
Desejo que você tenha sucesso nessa sua nova empreitada.